Histórias Cegid Jasmin

Criar empresa: consiga-o em 12 passos

por Isabel Dias | 14 March, 2018

Para criar uma empresa, ter uma ideia de negócio inovadora por si só não chega. Pensar num nome apelativo, num logotipo original e numa imagem diferenciadora são algumas das preocupações que surgem desde logo, mas antes de colocar a sua ideia em prática há um conjunto de passos que deve ter em atenção.

 

Saiba como criar uma empresa em 12 passos

 

O empreendedorismo está a ganhar cada vez mais força. São cada vez mais as pessoas que decidem arriscar e criar o seu próprio negócio. No entanto, criar uma empresa não é um processo fácil.

 

Assim, para simplificar este processo, preparámos um conjunto de 12 passos que deve seguir para que tenha um bom começo!

 

1. Pensar na ideia de negócio

 

Afinal, qual é a sua ideia de negócio? Que tipo de empresa pretende criar? Qual o produto ou serviço que pretende comercializar? Este é o seu primeiro grande desafio: pensar na ideia de negócio!

 

Comece por avaliar o potencial da ideia, explorar casos de sucesso e fazer aquilo que em marketing se chama de “análise SWOT”. Isto é, identificar as forças e fraquezas da sua ideia, bem como as oportunidades e ameaças do mercado no qual pretende atuar. E, o mais importante de tudo, seja realista! Não crie um negócio a pensar apenas nos seus interesses, mas sim nas necessidades e tendências do mercado.

 

2. Analisar o mercado e a concorrência

 

Depois de pensar na ideia de negócio e avaliar a sua viabilidade, está na hora de analisar o mercado e também a concorrência. Para isso, tenha em conta:

 

  • O perfil do público-alvo que pretende atingir;
  • A dimensão do mercado onde pretende atuar;
  • A concorrência e respetivas quotas de mercado;
  • O potencial de crescimento que o seu negócio pode ter.

 

Todos estes pormenores irão permitir-lhe definir melhor a sua marca, bem como o respetivo posicionamento no mercado.

 

3. Elaborar um plano de marketing

 

Ao elaborar o plano de marketing, é importante que defina a política da empresa, os respetivos objetivos e ainda as perspetivas de evolução do negócio. Tudo isto com uma visão a longo prazo, pois só assim será capaz de antecipar os comportamentos do mercado e reduzir as hipóteses de erro.

 

4. Criar um plano de negócio

 

Antes de transformar a sua ideia num negócio e criar sua própria empresa, é importante que crie um plano de negócio. Porquê? É simples: este será o documento que irá apresentar a viabilidade da sua ideia a potenciais investidores. E, como tal, é indispensável.

 

Assim, deverá incluir no documento uma apresentação do projeto, do mercado e da sua envolvente. Posteriormente, é também importante que defina objetivos e elabore uma estratégia comercial e um plano de investimentos. No final, não se esqueça de apresentar as perspetivas de retorno desse investimento.

 

5. Escolher o espaço físico

 

Nos dias que correm, a par da evolução tecnológica do mercado, são cada vez mais as empresas que apostam no e-commerce como fator de diferenciação. Contudo, e apesar de esta não ser uma ideia a pôr de lado, ter um espaço físico acrescenta sempre mais credibilidade ao negócio.

 

Por isso, no caso de optar por investir num espaço físico para o seu negócio, tenha em atenção a localização, dimensão e acessibilidade do mesmo. E, claro, não se esqueça de analisar o ambiente e os restantes serviços que operam à sua volta.

 

6. Escolher a equipa certa

 

De que serve uma ideia de negócio inovadora se não tem consigo as pessoas certas para colocá-la em prática? Pois é... Criar uma equipa de trabalho que lhe transmita segurança é fundamental para que se sinta confiante durante todo este processo.

 

Por isso, no momento da contratação tenha em atenção as soft skills que, por vezes, são mais relevantes do que a própria experiência profissional ou a área de formação.

 

7. Pensar no financiamento

 

Nem sempre temos a sorte de possuir liquidez para criar uma empresa, não é verdade? Se este é o seu caso, não desanime! Saiba que poderá encontrar várias soluções de apoio: business angels, capital de risco, crowdfunding, empréstimos bancários, cr.

 

8. Pensar na contabilidade

 

Desengane-se se considera que a contabilidade da sua empresa é um tema secundário. Para além de uma imposição legal, a contabilidade é uma uma função essencial a qualquer empresa.

 

Existem vários impostos que terá de pagar. E, além disso, terá também outras obrigações legais decorrentes da atividade.

 

Se não se sentir à vontade com a área, considere contratar um contabilista que o possa ajudar a cumprir todas as suas obrigações legais e fiscais. Afinal de contas, o melhor é jogar pelo seguro!

 

9. Escolher um software de faturação

 

A tecnologia pode, realmente, intervir a favor da contabilidade! Além de ajudar a estruturar processos, simplifica a faturação e ajuda a acompanhar a evolução dos negócios.

 

Por isso, ao decidir criar uma empresa e para que tenha que investir o mínimo possível, o ideal é que opte por um software que o apoie em todas as áreas da gestão.

 

10. Definir a forma jurídica

 

Neste passo terá de tomar uma das decisões mais importantes: criar uma empresa sozinho ou em sociedade?

 

O mais importante nesta decisão é que conheça todas as implicações a que poderá estar sujeito no futuro. Por exemplo, quais as responsabilidades dos sócios em caso de dívida da empresa, qual o capital social inicial, entre outras questões.

 

11. Constituir formalmente a empresa

 

Por norma, a constituição formal de uma empresa apresenta uma elevada carga burocrática. Contudo, com a evolução tecnológica, já não tem que ser assim. Pode criar criar uma empresa através do portal Casa do Cidadão, assim poderá tratar do processo de uma forma muito cómoda.

 

12. Iniciar a atividade

 

Ao chegar a este passo, está na hora de iniciar a sua atividade! Contacte fornecedores, defina prazos de entrega, assegure-se que todos os pormenores estão alinhados para receber os seus clientes e boa sorte!

 

Uma boa ideia não é suficiente para uma empresa de sucesso

 

É necessário ter os parceiros e as ferramentas certas para o libertar para se focar no seu negócio. Assim, o ideal é que opte por um software cloud para que possa aceder às informações do seu negócio a partir de qualquer lugar e dispositivo desde que tenha ligação à internet.

 

Uma boa aposta para quem procura um software com estas condições é o Jasmin. Um software de faturação 100% cloud que foi desenvolvido a pensar em empreendedores que estão a iniciar a sua atividade comercial.

 

Além de apresentar uma versão gratuita - o Jasmin Express, pode contar com o apoio de uma equipa sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas ou ajudar com qualquer funcionalidade.

 

Experimente já o Jasmin Express sem qualquer custo associado e garanta o sucesso da sua empresa!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais