Negócios

Atividades de team building: como motivar a sua equipa

por Isabel Dias | 1 Novembro, 2017

Precisa de motivar a sua equipa e não sabe como? Veja como as atividades de team building podem ser a solução que procura.

 

Manter as equipas de trabalho motivadas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, ou porque há trabalho acumulado para despachar ou porque está a chegar ao final do mês e há muitas burocracias a tratar, é importante pensar em soluções que ajudem a quebrar a rotina do trabalho e que resultem numa fonte de criatividade para os colaboradores.

 

 

Motivar equipas através de atividades de team building

 

Realizadas em equipa, e assumindo-se como momentos informais, estas atividades têm como objetivo fugir à rotina laboral e reforçar a importância do trabalho em equipa. Para além disso, ajudam ainda a melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade dos colaboradores. Para colaboradores que integram a equipa há pouco tempo, os Team Buildings são o quebra-gelo ideal!

 

Como tal, o foco das atividades de team building está em libertar os colaboradores do stress do dia-a-dia através de experiências e dinâmicas diferentes em que as suas capacidades, físicas ou intelectuais, são postas à prova.

 

Esta é uma estratégia muito utilizada pelas empresas como forma de motivar e de trabalhar algumas competências necessárias para o sucesso das equipas de trabalho. Apesar de ser mais comum em grandes organizações, este tipo de intervenções é crucial para qualquer empresa (Start-ups, PMEs, etc.).

 

 

Atividades de team building para os negócios

 

Para que as atividades de team building tenham um impacto positivo nas equipas de trabalho é importante que estas sejam delineadas tendo em conta o sector de atividade em questão e, claro, o budget disponível.

 

No entanto, apresentamos alguns exemplos de atividades que podem ajudar a motivar a sua equipa de trabalho:

 

  • Atividades Radicais: arvorismo, canoagem, rafting, slide, rapel, escalada.
  • Jogos de Estratégia: paintball, orientação, peddy paper, escape games.
  • Workshops: dança, teatro, cozinha.
  • Comemorações Temáticas: almoços partilhados, competições gastronômicas, jantar de natal.
  •  
  • Acções de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental: plantação de uma árvore, voluntariado.

 

Já pensou no impacto que este tipo de atividades pode ter na sua equipa de trabalho?

 

Colaboradores motivados são mais felizes, são mais criativos e são mais propensos a desenvolver novas ideias de negócio. Para além disso, a motivação ajuda a aumentar os níveis de produtividade e, consequentemente, a melhorar resultados. Como diz Albert Schweitzer “O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso”.

 

 

Falta de tempo ou falta de oportunidade?

 

Apesar de as atividades de team building serem uma boa estratégia para as empresas alcançarem o sucesso, nem sempre é fácil arranjar tempo ou oportunidades para realizar este tipo de dinâmicas.

 

Adotar novos métodos e técnicas de trabalho que permitam otimizar os processos empresariais é, mesmo que a médio prazo, uma boa solução. O software de gestão Jasmin Express permite-lhe simplificar a gestão das suas atividades empresariais através de processos automatizados sem qualquer custo associado.

 

Experimente já o Jasmin! Vai ver que, com o trabalho mais organizado e devidamente planeado, não faltarão oportunidades para umas atividades de team building.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos