Tecnologia

4 motivos para deixar o Excel e mudar para um software de gestão

por Isabel Dias | 4 January, 2018

Utilizar um software de gestão não é uma questão de moda de adesão às novas tecnologias. Na verdade, é o mercado competitivo, bem como os consumidores cada vez mais informados, que levam ao desenvolvimento de novos e melhorados softwares de gestão.

 

Se utiliza os métodos tradicionais do Excel para fazer a gestão financeira da sua empresa, provavelmente desconhece os principais benefícios de recorrer a um software de gestão para otimizar os processos empresariais e fazer evoluir o seu negócio.

 

 

Utilizar um software de gestão: principais benefícios

 

O mercado evoluiu e as necessidades dos consumidores já não são as mesmas que há 10 anos atrás. Como tal, e como forma de ganhar vantagem competitiva face à concorrência, é imprescindível fazer evoluir também os negócios. Como? Através da tecnologia, claro!

 

Se ainda associa os softwares de gestão a custos de investimento elevados, saiba que não é bem assim. Nos dias que correm, os softwares de gestão são cada vez mais acessíveis e moldados a qualquer tipo de negócio, de acordo com as suas necessidades e nível de faturação.

 

E, ao contrário do que possa pensar, usar o Excel incorre de custos indiretos como a constante alocação de recursos humanos para a realização de análises contínuas.

 

Ao utilizar um software de gestão todas as tarefas podem ser automatizadas, diminuindo assim a ocorrência de erros e aumentando a produtividade das equipas de trabalho. Mas há mais benefícios além destes. Fique a saber quais!

 

 

1. Informação centralizada num só lugar

 

“Draft 1, Draf 2, 3, 4… Versão 1, Versão 2, 3, 4…”. Esta é a realidade de muitas empresas que ainda utilizam o Excel para gerir as atividades financeiras dos seus negócios. Múltiplas versões do mesmo documento disponíveis em várias pastas e computadores. O que é que sucede? uma crescente dificuldade de ter uma única versão atualizada do mesmo documento, disponível a qualquer trabalhador de forma remota.

 

Com os softwares de gestão isto não acontece! Principalmente com os que estão inseridos na cloud e, por isso, permitem centralizar informações.

 

 

2. Acesso remoto

 

Utilizar um software de gestão 100% cloud facilita o acesso à informação por todos os colaboradores, em qualquer canto do mundo, desde que estes tenham acesso à internet.

 

Assim, mesmo estando fora do local de trabalho, basta fazer login no software e a informação fica disponível a qualquer hora do dia.

 

 

3. Tomada de decisão em tempo real

 

Ao contrário do Excel, os softwares de gestão permitem ter uma visão geral dos negócios num só lugar. Como? Através de dashboards que, em tempo real, lançam indicadores sobre a saúde financeira das empresas, permitindo assim tomar decisões de uma forma intuitiva e eficaz.

 

 

4. Segurança e atualizações automáticas

 

Perda de documentos, fuga de informações e eliminação indesejada de ficheiros. Estes são algumas das desvantagens do Excel.

 

Com os softwares de gestão isto não acontece. Isto porque a privacidade e a segurança dos dados é garantida por atualizações automáticas e regulares. E mesmo que danifique o seu computador, basta fazer login a partir de outro computador ou dispositivo móvel e consegue ter acesso a toda a informação que precisa. Não é tão mais fácil?

 

 

À procura de um software de gestão para o seu negócio?

 

Se está à procura de um software de gestão para o seu negócio, então o Jasmin é a solução ideal para si. Um software de gestão cloud que foi desenvolvido para pessoas ou pequenas empresas que pretendem trabalhar de forma autónoma e cumprir todas as obrigações fiscais, mantendo os processos administrativos em constante atualização e segurança.

 

Experimente o Jasmin Express e faça o seu negócio evoluir!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais