Tecnologia

Cloud computing e a segurança de dados

por Isabel Dias | 23 January, 2018

Cloud computing é, nada mais nada menos, do que um serviço de armazenamento de dados cuja base é a internet. E se, no passado as pessoas executavam as suas tarefas através de programas ou softwares que deveriam estar instalados num computador físico ou num servidor, hoje em dia a cloud computing permite que as pessoas acedam às suas informações em qualquer lugar através da internet.

 

Por exemplo, quando atualiza a sua foto de perfil do Facebook ou quando acede à conta do seu banco através do smartphone está a utilizar a cloud computing, um meio que ajuda a melhorar o fluxo de informação e a aumentar a eficiência dos processos empresariais.

 

 

Principais benefícios da cloud computing

 

1. Segurança garantida

 

A perda, ou em alguns casos, o roubo de computadores portáteis são duas preocupações de milhões de profissionais. Mas pior que a perda física de um equipamento é a perda dos dados, sensíveis e confidenciais, que este contém. Com a cloud computing a segurança de dados é garantida, visto que todos os dados são armazenados na nuvem e estão acessíveis a partir de qualquer equipamento desde que se tenha acesso à internet.

 

2. Atualizações automáticas

 

Um dos benefícios da cloud é o facto de não ter que se preocupar com as atualizações. Isto porque os fornecedores lançam atualizações regulares aos sistemas - incluindo atualizações de segurança - para que não precise de se preocupar com o desperdício de tempo na manutenção do sistema.

 

3. Informação sempre acessível

 

A maioria dos fornecedores de cloud computing tem recursos económicos para replicar o conteúdo em vários locais por padrão, o que aumenta a redundância e independência de falhas e fornece um nível de recuperação quando algo de errado acontece. Tudo isto porque basta uma ligação à internet para aceder à informação desejada.

 

4. Flexibilidade

 

A realidade das empresas oscila conforme o mercado, conforme o setor de atividade ou conforme a concorrência. Podem existir previsões de futuro mas nunca se sabe ao certo qual será a situação ao fim de 5 anos, por exemplo. Se as necessidades da sua empresa aumentarem, basta aumentar a capacidade da nuvem, aproveitando os servidores remotos do serviço. E o mesmo acontece se precisar de reduzir. Este nível de agilidade permite às empresas adquirirem vantagem competitiva face aos concorrentes.

 

5. Despesas reduzidas

 

Um dos maiores benefícios da cloud computing é o baixo custo do hardware, uma vez que apenas se paga o que se precisa.

 

6. Colaboração garantida

 

Ao permitir aceder, editar e compartilhar documentos a qualquer momento, a cloud estimula o trabalho em equipa e fomenta a proatividade. Além disso, trabalhar através da cloud permite fazer atualizações em tempo real e dar visibilidade completa às colaborações.

 

7. Controlo de documentos

 

Quantos mais pessoas colaborarem em documentos, maior será a necessidade de controlo dos mesmos.

 

Antes da existência dos sistemas de cloud computing, os trabalhadores enviavam e recebiam ficheiros cada vez que era feita alguma alteração. O que dificultava os processos de trabalho e podia até provocar eventuais perdas de informações importantes.

 

Com a cloud computing todos os arquivos são armazenados numa única base e todos os colaboradores podem aceder aos documentos de forma compartilhada. E quais os resultados? Mais colaboração e mais produtividade.

 

 

O Jasmin ajuda-o a preservar os dados

 

No que à gestão empresarial diz respeito, o Jasmin poderá ser a solução que procura.

 

O Jasmin, um software de faturação cloud, não precisa de qualquer instalação no computador e é facilmente acedido em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, móvel ou fixo. Para além disso, é gratuito durante o primeiro ano de utilização*.

 

O Jasmin dispõe de uma equipa de especialistas que assegura a monitorização do sistema e que está sempre disponível para prestar o apoio necessário aos seus utilizadores.

 

Experimente já o Jasmin e simplifique a gestão do seu negócio!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais