Negócios

Gastos mensais: a importância de controlar as despesas

por Isabel Dias | 24 October, 2017

Num mercado onde os negócios são cada vez mais dinâmicos, controlar os gastos mensais é o ponto de partida para o sucesso empresarial. Como tal, e para não prejudicar a rentabilidade do negócio, o empresário deve ter consciência da situação financeira do mesmo.

 

 

Os gastos mensais nas empresas

 

No dia a dia de qualquer negócio são utilizados diversos recursos, sejam eles físicos, humanos ou financeiros. No que diz respeito a recursos financeiros como os gastos de produção, manutenção e crescimento dos negócios, é fundamental que estes sejam controlados de forma contínua.

 

O controlo dos gastos mensais permite obter informações relevantes sobre a rentabilidade e desempenho das atividades empresariais. Para além disso, ajuda ainda no planeamento e tomada de decisão sobre investimentos futuros.

 

É claro que um bom controlo depende da disciplina e da organização, não fossem estas as bases do sucesso de qualquer negócio. No entanto, dada a dinâmica do mercado, o controlo financeiro é cada vez mais difícil.

 

São muitas as informações e os documentos que têm de ser registados e analisados para que os negócios possam crescer de forma sustentável. Como tal, é fundamental que os empresários tenham a capacidade de controlar as movimentações financeiras através da identificação, registo e análise dos gastos mensais.

 

Estas ações permitem identificar gastos extraordinários ou, por sua vez, investimentos necessários para garantir a evolução do negócio.

 

O controlo dos gastos é, portanto, a medida mais eficaz para manter a saúde financeira e organizacional das empresas. Quando se faz um bom controlo, a tendência é gastar menos e lucrar mais. Mas, afinal, como podemos garantir um controlo financeiro eficaz?

 

 

Estratégias para um bom controlo financeiro

 

 

Manter a organização

 

Para manter um controlo financeiro eficaz é importante adotar ferramentas e metodologias de trabalho adequadas à realidade do negócio. A par disso, para uma empresa conseguir trabalhar de forma eficiente e organizada, deve haver harmonia e integração entre todos os colaboradores e atividades realizadas.

 

E uma vez que os gastos mensais são gerados por pessoas e atividades diferentes, a organização e integração são essenciais para que a evolução financeira do negócio não seja afetada.

 

 

Estruturar um plano financeiro

 

Estruturar um bom plano financeiro é fundamental para manter o controlo de gastos mensais.

 

Quer isto dizer que não chega saber quanto é que a empresa gasta mensalmente. É preciso determinar quanto é que a empresa pode gastar em cada mês e quanto gastou na realidade. Isto irá permitir analisar a diferença de valor entre os gastos previstos e os realizados.

 

Para que o controlo dos gastos seja eficaz, deve-se estruturar um plano financeiro para cada mês de atividade.

 

 

Elaborar relatórios

 

Depois de estruturado um plano financeiro, é boa prática elaborar relatórios que registem todos os gastos mensais da atividade empresarial. E para isso porque não usar a tecnologia a favor?

 

Os softwares de faturação permitem simplificar a gestão das atividades empresariais através de processos automatizados que fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão.

 

Com o Jasmin, uma solução totalmente gratuita, os relatórios financeiros mensais são gerados automaticamente, economizando tempo. Para além disso, é possível gerir os negócios e aceder a todas as informações em qualquer momento e lugar, visto ser um software cloud. Ora veja:

 

 

Não perca mais tempo a fazer o registo manual dos gastos mensais. Experimente o Jasmin Express e acompanhe a situação financeira do seu negócio de uma forma mais simples, rápida, intuitiva e sem qualquer custo associado!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos