Tecnologia

Gestão de projetos: sete razões para mudar para a cloud

por Isabel Dias | 15 November, 2017

Apesar do tema já não ser novidade, ainda existem muitas dúvidas e inseguranças no que diz respeito à utilização da cloud na gestão de projetos. Uma coisa é certa, a cloud veio facilitar a gestão dos processos internos nas empresas.

 

Software cloud, porquê?

 

São cada vez mais as empresas que optam por armazenar os seus dados e informações na cloud, mudando por completo os seus métodos de trabalho. E no que toca à gestão de projetos não é diferente.

 

Com a cloud, a gestão de projetos é, em muitos aspetos, facilitada. Por exemplo, o controlo dos negócios pode ser feito em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel, desde que este tenha ligação à internet.

 

No entanto, existem ainda algumas empresas que se mostram apreensivas e hesitantes quanto à utilização da cloud. Como tal, fizemos um levantamento das principais razões que o vão fazer mudar para um software de gestão cloud no sentido de otimizar a gestão de projetos.

 

 1. Custos reduzidos

 

Um dos principais benefícios dos softwares cloud é a redução dos custos, uma vez que as empresas não precisam de se preocupar com o pagamento de licenças que precisavam de ser renovadas anualmente.

Para além disso, não é necessário qualquer investimento no que diz respeito à área de TI. Por norma, as empresas fornecedoras dos softwares responsabilizam-se não só pela segurança dos dados como também pelas atualizações e backups de rotina.

 

2. Mobilidade

 

Nos dias que correm, fazer a gestão de projetos a qualquer hora e a partir de qualquer lugar já é possível. Basta aceder ao um software cloud através de um dispositivo móvel e consegue consultar dados e documentos atualizados em tempo real.

 

3. Segurança

 

Sim, é verdade. Apesar de estarem online, os seus dados estão mais seguros na cloud. Porquê? É simples. A informação não está guardada em nenhum dispositivo. Como tal, caso perca ou avarie o seu computador, basta efetuar login a partir de outro aparelho e os dados manter-se-ão em sua posse.

 

Além disso, utilizar a cloud significa ter cópias de segurança automáticas. Mas claro, há que ter em atenção se o fornecedor possui infraestruturas reconhecidas e espalhadas pelo mundo e certificar-se que este cumpre todas as regras de segurança necessárias, de modo a que os seus dados estejam em segurança.

 

4. Manutenção facilitada

 

Esqueça as instalações de software complicadas e que apenas os expertises de IT são capazes de fazer! Com apenas um conjunto de utilizadores e uma password por cada colaborador, os softwares cloud estão prontos a ser utilizados.

 

Adicionalmente, qualquer problema no serviço é resolvido pelo fornecedor de forma rápida e eficaz, podendo por isso dedicar-se apenas à gestão do seu negócio.

 

5. Produtividade

 

Devido ao acesso fácil, as equipas de trabalho podem colaborar conjuntamente em qualquer local, aumentando consequentemente a produtividade. A otimização do trabalho em equipa é garantido, pois todos os colaboradores estão a par do ponto da situação de cada projeto, facilitando assim a monitorização dos prazos e a realização de cada tarefa.

 

6. Flexibilidade

 

Atualmente, tudo é volátil e acontece à velocidade da luz. As empresas não fogem a essa regra. O calendário de tarefas pode ser modificado e atualizado ao segundo, tornando a empresa mais proativa e, claro, cumprindo todos os prazos.

 

7. Integração com outros softwares

 

As empresas utilizam cada vez mais aplicações online. Com isso surge a necessidade de trabalhar de forma integrada não só com os colaboradores, como também com os clientes e fornecedores. A maior parte dos softwares cloud permite a integração com outras aplicações online, mas claro, deve ter em conta que cada software tem as suas próprias funcionalidades.

 

A dica de ouro

 

Não há dúvidas, a utilização de um software cloud permite às empresas serem mais produtivas com menos recursos, aumentando consequentemente a sua eficiência.

 

Com o Jasmin, um software de gestão cloud que está alojado na infraestrutura Microsoft Azure, todos os seus dados estão protegidos com todas as regras de segurança e tecnologia existentes no mercado.

 

Experimente o Jasmin Express, não tem qualquer custo associado.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *