Tecnologia

Evolução tecnológica nas empresas: ameaça ou oportunidade?

por Isabel Dias | 14 February, 2018

A evolução tecnológica tem reflexos importantes nos processos operacionais das empresas. Isto porque, independentemente do tamanho de uma organização, a evolução tecnológica representa benefícios materiais e imateriais que ajudam as empresas a melhorar processos, a capacitar equipas e a oferecer melhores produtos. E em que é que isto resulta? Em mais lucro e numa posição no mercado mais cimentada.

 

Não há dúvidas: a evolução tecnológica é uma oportunidade para as empresas, mas será também uma ameaça?

 

 

4 benefícios da evolução tecnológica nas empresas

 

Nos dias em que vivemos, tudo numa empresa é afetado pela tecnologia: da cultura organizacional aos processos operacionais, das relações interpessoais à segurança, da produção à comunicação... Eis os principais benefícios e algumas desvantagens da evolução tecnológica nas empresas.

 

Expansão do  mercado

 

Até a empresa mais pequena, no canto mais recôndito do mundo, beneficia com a tecnologia.

 

Atualmente, graças à internet, todos os produtos ou serviços de uma empresa estão disponíveis a todos os cidadãos do mundo. Em plataformas online como o Facebook, o Instagram, o eBay ou até nos próprios websites, as empresas podem divulgar imagens com descrições detalhadas daquilo que comercializam, tornando assim os seus negócios globais sem precisar de estar frente a frente com o cliente.

 

Redução de custos

 

Um dos principais benefícios da inovação tecnológica passa pela redução de custos.

 

Com a automação de processos, as empresas podem aumentar a capacidade de produção ao melhorar processos e ao diminuir a probabilidade de erros. Além disso, passa a ser possível reduzir os custos com a mão-de-obra, nomeadamente em salários, prémios ou impostos.

 

Aumento da produtividade

 

A padronização de processos é uma forma eficaz de melhorar a produtividade das equipas de trabalho, bem como da própria empresa.

 

As tarefas quotidianas saem beneficiadas com a evolução tecnológica que está presente, entre outras coisas, na forma como as empresas comunicam com os clientes (telefone, redes sociais, newsletters) e como aceitam e gerem encomendas, stocks e até a própria tesouraria (softwares de gestão, porque não?).

 

Monitorização de equipas

 

Graças à evolução tecnológica, as empresas podem gerir melhor os seus profissionais e os resultados obtidos por cada equipa.

 

Nos dias que correm existem softwares para gerir todos os aspetos que afetam as empresa, independentemente da área de negócio. Da publicidade à engenharia, da saúde ao ensino, do marketing à indústria... Tudo pode ser controlado e avaliado, seja a atribuição de projetos, a faturação, a gestão de stocks ou até a orçamentação.

 

 

Quais as desvantagens da evolução tecnológica nas empresas?

 

Apesar das vantagens da evolução tecnológica nas empresas quase que disfarçarem as desvantagens, elas existem. No geral, a tecnologia é um bom aliado se, como em tudo, for usada com cautela e com segurança.

 

Contudo, nem sempre é assim e a evolução tecnológica apresenta algumas ameaças, nomeadamente:

 

  • Custos de manutenção elevados;
  • Crescimento das fraudes online;
  • Dependência da tecnologia;
  • Fonte de distração: e-mails, telefonemas, chamadas em videoconferência, WhatsApp, Facebook, etc.;
  • Pessoas vivem desconectadas da vida real, dependentes de aparelhos eletrónicos.

 

Uma coisa é certa: a evolução tecnológica está presente no dia-a-dia das empresas. São já poucas (ou quase nenhumas!) as empresas que trabalham sem recorrer a computadores, plataformas digitais, softwares de gestão, entre muitas outras inovações.

 

 

Softwares de gestão: simplifique e aumente a competitividade

 

Ficou convencido quanto aos benefícios da evolução tecnológica nos processos empresariais? Não há dúvidas: recorrer às novas tecnologias para otimizar processos aumenta a vantagem competitiva das empresas.

 

Assim, e tendo em conta que todos os processos administrativos levam algum tempo, recorrer a softwares de gestão que ajudem as empresas a simplificar processos é fundamental. E é por isso que existe o Jasmin, um software cloud que ajuda as empresas a maximizar a rentabilidade dos seus negócios de uma forma mais prática e intuitiva.

 

Experimente já a versão gratuita do Jasmin e aumente a competitividade do seu negócio!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais