Gestão Pessoal

Saiba como conseguir tempo extra durante a semana

por Isabel Dias | 25 January, 2018

Rentabilizar cada minuto para conseguir tempo extra durante a semana é essencial para o bem-estar profissional e pessoal de qualquer profissional.

 

O tempo é o bem mais valioso que temos. Contudo, as 24 horas de um dia podem parecer ser insuficientes para todas as tarefas que temos para fazer. A falta de tempo e a dificuldade em conseguir geri-lo podem até causar stress e ansiedade. Estes, por sua vez, podem retirar-lhe o foco e a clareza de pensamento necessários para conseguir otimizar o tempo, cumprir todas as responsabilidades e ainda ter algum tempo para si.

 

Esta realidade é especialmente sentida por aqueles que trabalham por conta própria. Freelancers e empreendedores são responsáveis por todas as esferas do seu negócio. Faturas, clientes, orçamentos, respostas a e-mails… Coordenar tudo isto e ainda ter tempo para a família, para os amigos e para nós próprios pode parecer um verdadeiro desafio!

 

No que diz respeito ao tempo, a organização é a palavra-chave. Não é possível acrescentar horas aos seus dias, mas existem alguns aspetos práticos que podem ser trabalhados para que, no final da semana, sobre algum tempo extra para momentos de descontração e lazer.

 

Se tem o seu próprio negócio ou até mesmo se trabalha por conta de outrém, fique atento às seguintes dicas e consiga mais tempo extra durante a sua semana ao mesmo tempo que cumpre com as suas responsabilidades profissionais.

 

5 passos a seguir para conseguir tempo extra durante a semana

 

1. Fazer uma lista

 

Organizar as tarefas numa lista é o passo mais lógico e aquele que deve ser levado a cabo logo pela manhã. Aproveite o pequeno-almoço para rever todas as tarefas que têm de ser desempenhadas ao longo do dia e listá-las por ordem de importância. Se preferir, faça-o na noite anterior.

 

2. Estabelecer prioridades

 

Dê prioridade às tarefas que são cruciais e deixe as tarefas que não são tão prioritárias para outra altura.

Há sempre tarefas que não podem ser adiadas, sob pena de ter impacto no seu negócio: pagamento de impostos, respostas a clientes, criação de orçamentos, pedidos a fornecedores. Por outro lado, existem aquelas pequenas tarefas que servem apenas de apoio ao negócio e que não irão prejudicá-lo se ficarem pendentes. Guarde estas tarefas para períodos mais calmos, que não exijam tanto de si.

 

3. Aumentar a produtividade

 

Todo o tempo de trabalho deve ser efetivamente usado para realizar tarefas inerentes ao seu negócio. Aumentar a produtividade é uma forma de se tornar mais competitivo e de rentabilizar ao máximo o recurso mais precioso que existe: o seu tempo.

 

4. Terminar tarefas

 

Nunca passe para a tarefa seguinte sem terminar a que tem em mãos. Não permita que o cérebro disperse e foque-se numa tarefa de cada vez. Caso contrário, se for saltando de tarefa em tarefa, irá acabar por não não conseguir cumprir nenhuma e ficará à mesma com uma lista enorme de coisas para fazer! Contudo, há que ter em conta que as tarefas em que precise da ação de terceiros para as concluir, ficarão, obrigatoriamente, pendentes.

 

5. Apostar na automação de processos

 

Num mundo em que a tecnologia tem cada vez mais força, os profissionais têm ao seu alcance várias formas de ganhar mais tempo extra ao tornar os processos empresariais automáticos. Além disso, a automação de processos é o aliado perfeito para quem pretende ganhar vantagem competitiva.

 

Se uma grande parte do seu dia é consumida por tarefas como registar clientes, emitir faturas e controlar stocks, aposte num software que permita rentabilizar o seu tempo ao mesmo tempo que realiza estas tarefas. Tenha preferência num software cloud, desta forma poderá controlar o seu negócio a partir de qualquer lugar.

 

O parceiro ideal do seu negócio

 

Desenvolvido para pessoas ou empresas que pretendem trabalhar de forma autónoma, o Jasmin assume-se como um software 100% cloud que o ajuda na definição de tarefas e na gestão de tempo através de fluxos bastante intuitivos e fáceis de utilizar.

 

O melhor de tudo é que o Jasmin apresenta uma versão gratuita! É verdade! A versão Express é gratuita* durante um ano. Após o primeiro ano, ou ao atingir o volume de faturação referido, é possível fazer um upgrade para a versão Standard ou para a versão Premium cujos valores podem ser consultados no site.

 

Experimente já o Jasmin Express e ganhe tempo extra durante a semana para si e para estar com a sua família e amigos!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais