Negócios

5 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa

por Isabel Dias | 14 March, 2023

Num mercado cada vez mais dinâmico, ganham as empresas que conseguem ter uma gestão financeira eficiente e capaz de fazer evoluir os seus negócios através da redução de erros e, por consequência, maximização dos lucros.

 

Apesar de uma boa gestão financeira ser fundamental para garantir a rentabilidade dos negócios, esta não deve consumir demasiado tempo. Como tal, encontrar formas de automatizar e simplificar processos é fundamental para que os gestores consigam manter o foco noutras atividades importantes para o desenvolvimento diário dos seus negócios.

 

 

Como melhorar a gestão financeira das empresas?

 

A falta de organização nos processos de gestão pode prejudicar a evolução dos negócios. Confira a seguir 5 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa.

 

 

1. Traçar um plano financeiro

 

Traçar um plano financeiro com objetivos mensais ajuda a prever situações que possam influenciar - positiva ou negativamente - o crescimento do seu negócio. Isto irá permitir-lhe ter uma visão completa do negócio, ajudando-o a traçar planos de ação que lhe tragam retorno em vez de direcionar esforços para ações que não são rentáveis.

 

A importância deste plano reside na possibilidade de prever cenários menos favoráveis e gastos extraordinários. Facilitando assim a avaliação das ações que estão a funcionar corretamente ou, por outro lado, que precisam ser melhoradas a fim de minimizar os impactos nos resultados financeiros.

 

 

2. Não misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa

 

Um dos maiores erros que pode cometer é misturar as suas finanças pessoais com as finanças da sua empresa. Isto torna o controlo dos gastos e da faturação empresarial mais difícil, podendo prejudicar o crescimento do seu negócio.

 

Ter uma boa gestão financeira não é tarefa fácil. No entanto, ter um bom plano de ação facilita a organização da gestão do negócio e, claro, onde há organização há progresso!

 

 

3. Acompanhar os fluxos de caixa

 

Acompanhar regularmente todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa é imprescindível para conseguir ter previsões do capital disponível para investimentos futuros.

 

O acompanhamento regular dos fluxos de caixa irá possibilitar-lhe fazer prognósticos de excedentes ou de escassez de recursos. Permitindo assim tirar o máximo partido dos recursos existentes sem prejudicar a rentabilidade financeira do seu negócio.

 

Seja em pequenos ou grandes negócios, a falta de conhecimento sobre a origem e o destino do dinheiro é a principal causa da desorganização financeira.

 

 

4. Tirar partido da tecnologia

 

Num mundo cada vez mais digital, recorrer a tecnologias que permitam simplificar as tarefas de gestão dentro das empresas é cada vez mais importante para conseguir obter melhores resultados.

 

Assim, utilizar um software de faturação irá ajudá-lo a simplificar a gestão financeira da sua empresa através da automatização de processos. O que, de uma forma mais prática e eficiente, irá dinamizar os resultados do negócio.  

 

Além disso, os softwares de faturação ajudam a ter uma visão permanente das atividades empresariais, uma vez que fornecem relatórios financeiros atualizados. E, caso opte por um software cloud, ainda consegue aceder a toda a informação a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

 

5. Avaliar o desempenho do negócio

 

Acompanhar o desempenho do negócio é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Por exemplo, avaliar os resultados obtidos mensalmente ou até semanalmente vai ajudá-lo a entender quais as estratégias que estão a funcionar corretamente ou, por sua vez, quais as que precisam de ser melhoradas.

 

 

Concluindo

Só com uma boa gestão financeira é possível inovar e fazer os negócios crescer. Veja como pode tirar partido do software de faturação Jasmin para melhorar a gestão financeira do seu negócio.

 

Se pretende melhorar a gestão financeira da sua empresa e, ao mesmo tempo, rentabilizar o seu tempo, experimente já o Jasmin! É grátis.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *