Compras – Fluxo de trabalho

Jasmin Software - 28 Janeiro, 2017 - 4 minutos

1.Registar encomenda

Nas compras, o fluxo de trabalho inicia-se com o registo de uma Encomenda ao Fornecedor (ECF).

 

2.Receber mercadoria

No caso das encomendas de mercadoria, deve verificar se artigos enviados pelo fornecedor correspondem aos encomendados. Para dar entrada do material no inventário, pode registar a Receção de Mercadoria (RM) a partir da encomenda efetuada.

 

A partir do documento de Receção de Mercadoria (RM), pode emitir a sua fatura de compras (VFA). No caso das encomendas de serviços, pode emitir a sua fatura de compras (VFA) diretamente a partir da Encomenda ao Fornecedor (ECF).

 

3.Confirmar fatura

A sua fatura (VFA) deverá corresponder à emitida pelo fornecedor (FA). Caso verifique a existência de erros na faturação, poderá apresentar uma reclamação ao fornecedor.

 

Para proceder à sua retificação, deverá emitir uma Nota de Crédito (VNC) ou Débito (VNC) a partir da VFA, de acordo com os valores em excesso ou em falta. Em alternativa, se pretender anular integralmente a compra, deverá anular a fatura (VFA), o documento de Receção do Material (RM) e, por fim, a Encomenda ao Fornecedor (ECF).

 

4.Liquidar dívidas

É com base na informação dos documentos emitidos – VFA, VNC e VND – que o pagamento ao fornecedor será efetuado. Pode consultar estes documentos e liquidar as dívidas pendentes, a qualquer momento, nas Contas Correntes.

 

5.Devolver mercadoria

Caso pretenda efetuar uma devolução parcial ou total, deverá emitir um documento de Devolução ao Fornecedor (DVF). Para dar saída ao material no inventário, deverá emitir uma Guia de Remessa (GR) a partir da DVF criada. Este documento deverá acompanhar a entrega do material devolvido até ao fornecedor.

Guardar