Como efetuar retenções nas compras?

Jasmin Software - 13 Setembro, 2017 - 3 minutos

A retenção de impostos é a forma através da qual o Estado antecipa a recolha de parte dos valores a pagar pelos contribuintes.  

 

O imposto retido é aquele que deve ser pago sobre o serviço prestado pela entidade (na maior parte dos casos, prestadores de serviços individuais), sendo descontado no momento do pagamento pelo cliente.

 

Para que a retenção seja indicada nos documentos emitidos, deve associar ao fornecedor o regime de retenção aplicável e a taxa de retenção correta aos serviços adquiridos.

 

Caso o documento a utilizar seja a Fatura Recibo, então o montante de imposto retido afetará o valor total a receber pelo prestador de serviços. 

 

Configurar retenções

Para configurar as retenções nas suas compras, siga as seguintes etapas:

1. Configurar os regimes de retenção 

Aceda a Impostos |  Configurações de Retenções | Retenções de Serviços e verifique se o regime pretendido tem o código da Taxa de Retenção correto.

 

2. Configurar os regimes de retenção

Aceda a Impostos | Configurações de Retenções | Regime de Retenção e verifique se o regime pretendido tem o mesmo código de retenção de serviços (configurado no passo 1).

 

3. Associar a retenção de serviços ao artigo de compras

Aceda à ficha do artigo que pretende efetuar retenção em Compras | Artigos de Compras e, no separador Compras, associe a Retenção de Serviços (configurado no passo 1).

 

4. Associar o regime de retenção ao fornecedor

Aceda à ficha da entidade em Compras | Fornecedor e, no separador Fornecedor, associe o Regime de Retenção (configurado no passo 2).

 

Quando terminar a associação, sempre que emitir um documento para o fornecedor configurado, será efetuada a retenção nos artigos com as taxas correspondentes.