Tecnologia

A influência da Internet of Things no trabalho administrativo

por Isabel Dias | 12 April, 2018

O conceito de Internet of Things (representado pela sigla IoT ) tem vindo a ganhar cada vez mais destaque no dia a dia das empresas, revolucionando por completo a forma como vemos o mercado empresarial.

 

De uma forma geral, em ambiente empresarial a Internet of Things representa a possibilidade de criar serviços mais eficazes e tornar o trabalho administrativo mais flexível.

 

No entanto, e apesar de todas as melhorias que a Internet of Things pode proporcionar, são muitos os empresários que continuam a mostrar-se resistentes a esta tecnologia. Isto é facilmente justificável pelo facto de a maior parte deles acreditar que o aumento do número de dispositivos conectados a uma rede interna pode aumentar a vulnerabilidade das empresas.

 

Mas será mesmo assim? Conheça a resposta a esta pergunta e saiba que influência pode ter a Internet of Things no trabalho administrativo da sua empresa.

 

Internet of Things: oportunidade ou ameaça para as empresas?

 

A Internet of Things pode ser definida como uma tendência tecnológica que inclui um conjunto de novas formas de comunicação e de interação entre o Homem e as máquinas por meio da internet.

 

Graças a esta tecnologia é possível interagir com os vários aparelhos eletrónicos que nos rodeiam, desde o relógio que temos no pulso à máquina de lavar a roupa que temos em casa. E em ambiente empresarial não é diferente.

 

A Internet of Things permite às empresas tornar os seus processos administrativos mais ágeis e eficientes na medida em que facilita a análise de informações e dá os insights necessários para que estas extraiam os dados que precisam sem terem que recorrer a inúmeras ferramentas. Em que é que isto resulta? No aumento dos níveis de produtividade das equipas de trabalho.

 

Além disso, num mercado onde as empresas lutam pela diferenciação para continuarem a sobreviver, a IoT tem tudo para fazer parte dessa diferenciação.

 

No entanto, e como com todas as outras tecnologias, as empresas podem incorrer de alguns riscos no que à segurança da informação envolvida nos processos empresariais diz respeito. Como tal, é fundamental que sejam adotadas algumas medidas de seguranças.

 

O primeiro passo para a proteção dos sistemas de IoT passa por entender que sistemas estão a ser utilizados, em que consistem, como se conectam e quais as suas capacidades. Além disso, é imprescindível que as empresas:

 

  • otimizem as configurações de hardware;
  • ampliem a cobertura de softwares de monitorização;
  • façam o planeamento de uma rotina de controlo e segurança a todos os sistemas de IoT utilizados.

 

A era do consumidor conectado e o futuro do seu negócio

 

A forma como as pessoas comunicam e interagem com as marcas mudou. Em plena era digital, o consumidor atual é altamente conectado, pelo que entender as suas necessidades e expectativas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

 

Além disso, é importante que as empresas sejam capazes de manter uma relação mais próxima, personalizada e sustentada com os seus clientes. E é aqui que reside a maior vantagem da Internet of Things.

 

Aliar a IoT à análise inteligente dos dados gerados por dispositivos conectados é fundamental para a construção e fortalecimento das relações que as empresas mantêm com os seus clientes.

 

No entanto, para que sejam alcançados os resultados esperados, é importante que as empresas recorram a outras ferramentas que visem otimizar os processos administrativos, procurando sempre melhores resultados e uma maior rentabilidade dos seus negócios.

 

Os softwares de gestão como o seu melhor aliado

 

No seguimento da ideia anterior, os softwares de gestão poderão ser uma boa solução.

 

Além de todas as outras vantagens, ao integrar um software de gestão com os processos internos da sua empresa, irá facilitar a análise de toda informação de que precisa para garantir a evolução do seu negócio!

 

E porque todos temos um lugar favorito para trabalhar, seja ele dentro ou fora do escritório, a boa notícia é que no Jasmin - um software cloud expert em gestão criado pela tecnológica PRIMAVERA BSS - poderá encontrar toda a liberdade que procura.

 

E o melhor de tudo é que este software apresenta uma versão gratuita, o Jasmin Express. Após o primeiro ano ou ao ser atingido um referido volume de faturação, é possível fazer um upgrade para a versão Standard ou para a versão Premium cujos valores mensais poderão ser consultados no site.

 

Experimente já a versão Jasmin Express e aumente a produtividade da sua equipa de trabalho!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais