Gestão Pessoal

A adaptação das empresas à geração Millennials

por Isabel Dias | 5 April, 2018

Mais do que consumidores, os Millennials são a nova geração de profissionais. Mas será esta geração igual às gerações anteriores?

 

Fique a conhecer, ao longo deste artigo, as suas principais características enquanto profissionais e saiba de que forma pode esta geração contribuir para o sucesso do seu negócio.

 

Millennials: os líderes do futuro

 

Nasceram na era das novas tecnologias, no mundo das redes sociais e dominam a internet como ninguém: eles são os Millennials, também conhecidos como a geração Y e considerados como a “primeira geração de nativos digitais”.

 

Conhecer as suas características e expectativas enquanto profissionais é a melhor forma de as empresas perceberem qual será o futuro do mercado laboral, uma vez que em 2025 esta geração representará já 75% da força de trabalho.

 

Estas são as estimativas divulgadas pela Forbes que nos demonstram de forma evidente qual será o papel dos Millennials num futuro muito próximo: mais do que colaboradores, eles serão os empreendedores e os líderes do futuro! Não restam dúvidas disso, até porque a sua entrada no mercado de trabalho tem vindo a provocar inúmeras mudanças no ambiente empresarial.

 

Mas, afinal, quais serão as características que distinguem esta geração das gerações anteriores? É o que lhe explicamos a seguir!

 

Como é o profissional da geração Millennial?

 

Os Millennials foram a primeira geração a dizer que não queria um emprego fixo para toda a vida, obrigando as empresas a repensar os seus modelos de gestão e retenção de talentos.

 

Assim sendo, será que para conseguir reter os jovens desta geração nas empresas é apenas necessário oferecer um aumento salarial ou qualquer outro benefício monetário? Não, de todo. E oferecer um cargo de destaque dentro da organização, será o suficiente? Também não. É preciso mais que isso!

 

De uma forma bastante diferente das gerações anteriores, e apesar de continuarem a dar elevada importância ao salário, os benefícios emocionais passam também a ser muito valorizados pelos profissionais da geração Millennial.

 

Estes benefícios, como é o caso de formações, acordos com ginásios ou outras atividades são altamente valorizadas por estes jovens que, ao mesmo tempo que ambicionam ter uma carreira profissional de sucesso, prezam muito a estabilidade da sua vida pessoal e social. No fundo, para esta geração o mais importante é atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

Para além de empreendedores e ansiosos por novos desafios sem terem qualquer problema em trocar de emprego caso não se sintam motivados, estes jovens contam com outras características que os diferenciam das gerações anteriores:

 

Tecnológicos

 

Como referido anteriormente, esta geração distingue-se por ser composta por “nativos digitais”. Para os Millennials, as novas tecnologias são a solução ideal para aumentar a eficiência dos processos empresariais e diminuir as margens de erro causadas pelo cansaço físico ou até por pequenas distrações da força humana.

 

Além disso, esta geração acredita no poder que a tecnologia tem para as empresas ganharem vantagem competitiva face aos seus concorrentes e alcançarem o sucesso. E verdade seja dita, não estão nada errados!

 

Altamente flexíveis

 

Flexibilidade, flexibilidade e flexibilidade! Este é um dos fatores mais valorizados por esta geração de profissionais.

 

Aliado a este fator, surge a liberdade para poderem gerir o seu horário de trabalho de acordo com as suas necessidades pessoais e, claro, o trabalho remoto e as novas tecnologias como agentes facilitadores dessa liberdade. Pois é ou não verdade que a mobilidade que a tecnologia nos oferece, possibilita também que o trabalho seja feito em qualquer lugar e a qualquer hora?

 

Como adaptar a sua empresa a esta nova geração de profissionais?

 

São muitas as empresas que já se adaptaram às expectativas desta nova geração de profissionais através da flexibilidade de horários e da oferta de outras regalias. Se não é o seu caso, não se deixe ficar para trás e aposte nesta nova geração como fator diferencial. Certamente que o seu negócio terá muito a ganhar!

 

Mais do que garantir horários flexíveis, é importante que mantenha os seus profissionais motivados e valorizados. Como? É simples: assegurando o acesso a novas ferramentas que lhes permitam trabalhar a partir de qualquer lugar e a qualquer hora sem perder o rumo do seu negócio.

 

O Jasmin, um software de gestão, pode ser a solução ideal! Com o Jasmin poderá dinamizar os resultados do seu negócio de forma rápida e eficaz. Além disso, por ser um software cloud, não é necessária qualquer instalação, possibilitando assim o seu acesso a partir de qualquer dispositivo desde que tenha acesso à internet.

 

Mas atenção! Não se esqueça dos colaboradores que fazem parte das gerações anteriores! O ideal é que tente perceber as expectativas de cada um e consiga promover o trabalho em equipa. E a boa notícia é que o Jasmin é o aliado perfeito para o conseguir!

 

Saiba mais sobre o Jasmin e faça o seu negócio evoluir!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais