Gestão Pessoal

Home Office: a melhor ferramenta para flexibilidade e produtividade laboral

por Mariana Gomes | 1 Abril, 2020

Atualmente, com a evolução tecnológica, já é possível reunir profissionais que estão em diferentes locais e colaborar à distância. Este trabalho remoto, conhecido como Home Office, é cada vez mais aplicado nas empresas.  

 

Esta estratégia de trabalho proporciona mais flexibilidade e aumenta a produtividade. No entanto, é também um excelente método de trabalho para aplicar em situações como a atual pandemia de COVID-19, de modo a proteger a saúde pública.

 

Contudo, trabalhar em Home Office exige uma atenção redobrada a alguns aspetos da vida pessoal e profissional. Veja, neste artigo, quais são as vantagens deste método flexível e como pode garantir a produtividade mesmo trabalhando a partir de casa!

 

Home Office: uma tendência global de trabalho à distância

 

As diferenças entre trabalhar desde o escritório ou em casa são cada vez menos significativas.

 

Esta realidade, que está a conquistar empresas e profissionais em todo o mundo, está dependente, apenas, de conexão à internet e ferramentas de comunicação. Sem sair de casa, é possível ter uma maior liberdade e grande autonomia em questões de horários, métodos ou critérios de trabalho.

 

Vantagens do Home Office para a produtividade laboral

 

Agenda flexível: Trabalhar em Home Office permite controlar o horário conforme as necessidades de cada profissional. Pode escolher as horas para as pausas e optar pelas alturas nas quais se sente mais produtivo para trabalhar.

 

Ambiente mais descontraído: É fundamental estar confortável para manter a produtividade, podendo optar, também, pelo silêncio, ou por qualquer tipo de som enquanto trabalha.

 

Poupar dinheiro: Almoçar fora, fazer pausas para café ou snacks são formas de gastar dinheiro que em casa consegue poupar. Além do dinheiro, está a poupar também tempo essencial em deslocações ou outras distrações que são proporcionadas no escritório.

 

Aumentar os níveis de produtividade: Ganhar produtividade é consequência de trabalhar num espaço mais confortável, sem distrações externas e nos horários nos quais se sente mais produtivo.

 

Trabalhar em Home Office traduz-se em vantagens para a empresa, que mantém os profissionais focados, e para os profissionais, que conseguem manter a produtividade num espaço fora do escritório.

 

O facto de poder estar conectado a cada minuto de cada dia, graças ao poder da internet, permite alimentar a relação laboral, manter os níveis de produtividade e garantir a rentabilidade do negócio.

 

Dicas para o trabalho em Home Office funcionar da melhor forma

 

Definir o espaço de trabalho

 

Em Home Office é fácil cair na tentação de trabalhar de pijama, no sofá ou levar o computador portátil para a cama.

 

É fundamental saber distinguir o espaço de trabalho e o espaço de lazer. Escolher uma zona confortável e silenciosa para trabalhar, onde tem todas as ferramentas necessárias à mão é o primeiro passo para ser produtivo.

 

Evitar interferências

 

A casa de cada um é um lugar carregado de distrações. E este é um dos maiores desafios do trabalho remoto. Sejam as notificações das redes sociais, os animais de estimação ou familiares que partilhem o mesmo espaço.

 

Claro que é fundamental ter pausas. Use essas pausas para navegar nas redes sociais ou fazer alguma tarefa doméstica pendente. Deixe bem claro que não deve ser interrompido durante o seu horário de trabalho e trabalhe como se estivesse no escritório.  

 

Estabelecer uma rotina

 

Já sabemos que é proibido trabalhar de pijama, no sofá ou na cama. Estabelecer uma rotina é fundamental para ser produtivo. Planear o dia como se fosse trabalhar no escritório é o primeiro passo para evitar perdas de produtividade.

 

Coloque o alarme, prepare o pequeno-almoço e vista-se. Estruture o seu dia como se fosse trabalhar fora de casa. Planeie as tarefas diárias e não desvie o foco do que precisa de fazer.

 

Adote a disciplina do escritório e não perca o controlo entre a vida pessoal e profissional.

 

Fazer pausas

 

Deve evitar distrações, mas também não pode ficar oito horas sentado, só porque está em casa. No escritório está, muitas vezes, em movimento. Em Home Office deve garantir tempo para as pausas para café, para almoço ou para conversas com colegas.

 

Apesar da tendência ser trabalhar mais intensamente, deve aproveitar a sua independência para incluir atividades físicas na sua rotina e estabelecer momentos de lazer.

 

Garanta as ferramentas necessárias 

 

Trabalhar no escritório tem o benefício de oferecer todos os meios necessários para ser produtivo. Para garantir o mesmo nível de produtividade em casa, deve assegurar todas as ferramentas de trabalho essenciais. Desde o espaço ideal e confortável, um computador portátil, teclado e rato externos, um monitor, headphones, bloco de notas, até ao uso de tecnologia que lhe permita garantir conectividade.

 

Aposte na flexibilidade e aumente a produtividade com software cloud

 

Ao apostar no trabalho em Home Office, tenha em consideração que a tecnologia é a sua melhor aliada.

 

Manter um negócio saudável passa também por garantir a sua gestão controlada. Recorrer a um software de gestão cloud que permita monitorizar os resultados a qualquer hora e em qualquer dispositivo, de forma rápida e intuitiva, é fundamental para o desenvolvimento de um negócio.

 

E o Jasmin Software é o melhor exemplo para gerir o seu negócio dentro ou fora do escritório. Esta solução oferece-lhe toda a liberdade que procura.

 

Além disso, o Jasmin é um software cloud que garante a proteção dos seus dados com todas as regras de segurança e tecnologia existentes no mercado.

  

E para quem está a começar, o Jasmin é grátis! Experimente gratuitamente e trabalhe acompanhado onde e quando quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos