Negócios

Empreendedorismo Social: o impacto deste modelo de negócio

por Mariana Gomes | 25 March, 2020

Desenvolver negócios com vista numa causa social é a definição mais comum do empreendedorismo social. Este modelo de negócio combina questões comerciais e sociais, não medindo o sucesso do projeto apenas em termos de lucro, mas também pelo impacto social na sociedade.

 

Os empreendedores da era atual conciliam a preocupação em causar um impacto positivo no mundo com a necessidade e vontade de criar um projeto rentável. E é a combinação entre reconhecer problemas sociais e conquistar uma mudança social - aplicando princípios, processos e operações empresariais - a base do empreendedorismo social.

 

O empreendedorismo social está em crescimento acentuado, atraindo, cada vez mais, a atenção de vários setores. Este modelo de negócio surge quando as forças de mercados comerciais não respondem às necessidades sociais. O trabalho dos empreendedores sociais passa, então, por desenvolver uma pesquisa profunda do mercado com a finalidade de encontrar ou definir um problema social específico e, de seguida, organizar, criar e controlar um negócio social para obter o pretendido.

 

No fundo, o empreendedorismo social amplia a definição de empreendedorismo, dando ênfase à integridade ética e à maximização do valor social ao invés do lucro.

 

Qual é o impacto do empreendedorismo social?

 

As áreas da educação, saúde, alimentação e meio ambiente são os principais alvos da área do empreendedorismo social, um modelo de negócio cujo objetivo é gerar valor para a sociedade. E é dessa forma que os negócios desta área atraem parceiros, investidores e consumidores.

 

Aliado aos problemas sociais, o empreendedorismo social concentra-se também em problemas ambientais. As fundações dos direitos da criança, as empresas para tratamento de resíduos ou as associações de defesa das mulheres são alguns exemplos de empreendedorismo social. Mas há já marcas conceituadas que nasceram do empreendedorismo social:  

 

ColorAdd

 

Esta é uma iniciativa de inclusão social de pessoas com daltonismo. Este projeto tem a finalidade de ajudar a minimizar um problema que afeta uma pequena quantidade da população mundial: o daltonismo. O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos. Utiliza um código universal de cores para pessoas com este problema. Para cada cor foi criada uma forma geométrica básica, para facilitar a identificação.

 

Speak

 

Este projeto de inovação social foi criado com o intuito de juntar migrantes, refugiados e locais numa só plataforma. O objetivo é promover o diálogo multicultural através do site e eventos organizados.

 

Cozinha com Alma

 

O projeto Cozinha com Alma pretende dar uma resposta a uma nova realidade social: a pobreza envergonhada. A missão desta iniciativa é ajudar famílias com dificuldades financeiras temporárias, oferecendo acesso a refeições completas a um preço simbólico. Ao mesmo tempo, disponibiliza um conjunto de iniciativas de formação e capacitação.

 

A importância do lucro em negócios de empreendedorismo social

 

O objetivo primordial no empreendedorismo social é a criação de valor e não a criação de lucro ou obtenção de ganhos privados. É por essa razão que os empreendedores sociais têm a capacidade de mobilizar recursos financeiros, obtendo fontes de financiamento que estejam orientadas para a criação de valor social.

 

Ao mesmo tempo, têm a necessidade de mobilizar recursos humanos e recorrem, por isso, a voluntários e funcionários que têm, igualmente, em vista a criação de valor social. Os empreendedores, nesta área, estão associados a setores e organizações sem fins lucrativos, mas isso não elimina a necessidade de obter lucro.

 

Como conseguir financiamento?

 

Crowdfunding

 

Crowdfunding é uma das melhores formas de obter financiamento. Além de ser uma alternativa relativamente recente, trata-se de um método de financiamento coletivo. É usado especificamente para conseguir capital para começar um negócio ou alavancar um projeto.

 

O Crowdfunding permite que os empreendedores sociais consigam encontrar vários possíveis investidores através plataformas online.

 

Normalmente, estes investidores realizam pequenas contribuições. Mas, tendo em conta que muitas pessoas podem contribuir em troca de recompensas, ações ou participações, as contribuições são muito numerosas.

 

Business Angels

 

Os Business Angels são investidores privados, normalmente empresários. Além de capital, investem os seus conhecimentos e experiência para que projetos tenham bons resultados futuros. Estes investidores são conhecidos por ajudarem negócios a crescer, através do seu know-how e contactos.

 

Garanta o crescimento do seu negócio com o Jasmin

 

Tal como o empreendedorismo comercial, o empreendedorismo social, maioritariamente, também gera lucro. Uma gestão completa e organizada é o primeiro passo para o crescimento e viabilidade do negócio. É por isso que o Jasmin Software, uma solução de gestão, foi desenvolvido para apoiar empreendedores em todas as fases do negócio.

 

O Jasmin ajuda-o a economizar tempo e recursos para impulsionar o crescimento do seu negócio. Por ser 100% cloud, permite gerir todos os aspetos da empresa em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, com recurso a Inteligência Artificial, o Jasmin permite-lhe acompanhar a evolução do negócio, comparar resultados e realizar previsões.

 

Experimente o Jasmin Express gratuitamente e concretize o seu projeto empresarial. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos