Gestão Pessoal

Team leader: como gerir uma equipa à distância?

por Mariana Gomes | 19 Fevereiro, 2020

Um dos maiores desafios de um team leader é manter a produtividade ao trabalhar fora do escritório. Com a tecnologia, gerir equipas à distância é cada vez mais comum. 

 

Quando isso é possível, é necessário ter um apoio e saber como fazer essa gestão. A evolução tecnológica tornou possível manter uma comunicação constante, independentemente da distância. Hoje, o número de profissionais que trabalham à distância é enorme.

 

Cada team leader entende que é necessário compreender as dificuldades da equipa e transformá-las em vantagens competitivas. Ao mesmo tempo, deve conhecer as melhores formas de gerir uma equipa à distância.

 

Estratégias para  um team leader gerir a equipa à distância

 

Enquanto team leader, muito possivelmente vai deparar-se com questões como as melhores formas de orientar a equipa, que ferramentas podem ajudar e como aumentar a produtividade.

 

Ser um bom team leader é uma qualidade muito importante e fazê-lo à distância é ainda mais desafiante.

 

Contudo, existem ferramentas e métodos de liderança que ajudam um team leader a criar e manter relações com os restantes profissionais. De seguida, mostramos algumas formas que o podem ajudar a gerir equipas à distância:

 

  1. Troque mensagens instantâneas

É incontestável que, ao liderar equipas à distância, se torna impossível comunicar com o mesmo nível de espontaneidade que presencialmente. Ao utilizar mensagens instantâneas consegue manter a comunicação em qualquer altura e em qualquer lugar. Além disso, a maioria dos chats oferece a opção de conversar com várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, é mais simples desenvolver ideias e resolver problemas.

 

Para conversas rápidas, pode utilizar aplicações de mensagens instantâneas, como:

 

  • Slack
  • Whatsapp
  • Messenger
  • Skype

  1. Aposte em videochamadas

Debater ideias, resolver problemas, analisar situações ou discutir qualquer assunto mais persuasivo, um simples email ou mesmo mensagem no chat não é suficiente. A solução, quando está à distância, é uma reunião “cara a cara”. Como não é possível fazê-lo presencialmente, pode optar pelas videochamadas. Os participantes podem ver-se e comunicar mais facilmente, o que torna mais simples a partilha de ideias e apresentação de argumentos.

 

  1. Defina metas

É importante estabelecer metas e objetivos claros com a sua equipa. Desde objetivos individuais e com prazo a objetivos de equipa. Isto faz com que os profissionais tenham um mapa de prioridades a seguir. O team leader também consegue saber, de forma mais eficaz, a produtividade de cada profissional.

 

  1. Organize o seu horário

Muitos profissionais são mais produtivos em horários menos convencionais. Ao trabalhar à distância tem a possibilidade de organizar o seu próprio horário. Mas muitas vezes torna-se complicado gerir o trabalho com o resto da equipa. Como team leader deve focar-se na equipa e nos resultados alcançados. Para isso, organize o seu horário, tendo em conta a restante equipa.

 

  1. Utilize ferramentas para gerir tempo e tarefas

Aposte em ferramentas que simplifiquem o plano de ações da equipa e o cumprimento dos objetivos. Assim, consegue acompanhar resultados e planear ações futuras. Além de manter a equipa unida, mantém as informações de tarefas e projetos acessíveis a todos os envolvidos. Ao centralizar os dados numa única plataforma, a gestão é mais simples.

 

  1. Faça reuniões presenciais periodicamente

Para manter a interação e a equipa unida, bem como analisar resultados, é importante organizar reuniões presenciais sempre que possível. É necessário conversar, conhecer as dificuldades e necessidades da equipa para tomar decisões e definir objetivos. Além disso, as reuniões presenciais fortalecem as relações de trabalho, diminuindo o impacto da distância. Isto contribui para o desenvolvimento de relações profissionais, respeito e confiança mútua.

 

Trabalhar à distância significa fazer as coisas de forma um pouco diferente. Num mercado altamente competitivo, a confiança é o aspeto mais importante de manter quando se lidera equipas à distância.

 

Qualquer team leader conhece os desafios inerentes à gestão de equipas à distância. Por serem responsáveis por uma equipa, a confiança é crucial para o desenvolvimento do trabalho. É preciso que o team leader e os restantes profissionais de sintam confortáveis como o modo de trabalhar fora do convencional.

 

Jasmin, um software de gestão ideal para o seu negócio

 

O número de profissionais que trabalha à distância tem vindo a aumentar. Assim, faz sentido apostar em tecnologia que simplifique o negócio, para que possa fazer uma gestão eficiente.

 

De modo a simplificar a gestão do seu negócio, o Jasmin permite-lhe trabalhar em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Ao simplificar a sua faturação, permite-lhe concentrar-se realmente no seu negócio. 

 

O Jasmin é um software de faturação expert em gestão que, através da automatização de processos, liberta-o de tarefas administrativas repetitivas. Este software ajuda-o a acompanhar o desempenho atual do seu negócio e a prever resultados futuros, com base em dados históricos. 

 

Consegue controlar contas correntes e a tesouraria a qualquer hora por ser um software totalmente cloud. Além disso, é gratuito durante o primeiro ano. Experimente o Jasmin Express e otimize a gestão do seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos