Negócios

Aprenda a criar um perfil de cliente ideal e usá-lo para aumentar as suas vendas

por Sofia Ribeiro | 8 Abril, 2020

Todos os empresários desejam conquistar novos clientes e aumentar significativamente as vendas, criando o perfil de cliente ideal. Mas como poderá este processo ser aperfeiçoado para que a captação de novos clientes seja bem-sucedida? 

 

Neste artigo, vamos explorar porque é que criar o Perfil de Cliente Ideal - em inglês conhecido como ICP (Ideal Customer Profile) -, é um passo essencial para conseguir alcançar as suas metas de vendas.

 

O que é o Perfil de Cliente Ideal?

 

Um Perfil de Cliente Ideal descreve as características e os comportamentos mais frequentes e comuns do seu cliente ideal. Ou seja, do cliente que tem uma maior probabilidade de encontrar no seu produto ou serviço a solução perfeita para suas necessidades.

 

Assim, podemos definir o ICP como um cliente que entende o valor do seu produto ou serviço e que gosta de trabalhar com a sua empresa.

 

Porque criar o Perfil de Cliente Ideal é tão importante?

 

Existem vários benefícios essenciais associados a esta estratégia. Ao construir o ICP, conseguirá alinhar os esforços de várias equipas, desde a equipa de marketing, gestão de produto, até ao departamento de vendas.

 

A equipa de marketing poderá basear-se no ICP para direcionar melhor as suas campanhas. Desta forma, é possível alcançar os clientes que realmente têm interesse no seu produto ou serviço. Nesta perspetiva, a estratégia será muito mais assertiva, o que terá, naturalmente, um impacto positivo na atração e conquista de clientes.

 

A equipa de gestão de produto pode utilizar o Perfil de Cliente Ideal para criar novas funcionalidades no produto, tendo em conta as necessidades reais dos clientes. Ao usar o Perfil de Cliente Ideal como ferramenta, a equipa de produto poderá tomar as melhores decisões e os requisitos serão muito mais próximos da realidade.

 

A equipa de vendas poderá recorrer ao ICP para personalizar a sua abordagem e melhorar a sua estratégia de vendas. Ao conhecer o cliente ideal, saberão exatamente o que dizer a um potencial cliente quando o contactarem, de forma a conquistá-lo mais facilmente.

 

Como posso criar um perfil de cliente ideal?

 

Agora que já sabemos o que é um ICP e todos os benefícios da sua utilização, vamos aprender como podemos criar um em apenas 2 passos.

 

Primeiro passo: reúna os dados da sua base de clientes existente

 

Tenha em mente, que o cliente ideal representa os seus clientes reais. Por essa razão, deve ser construído com base nas informações que possui na sua base de clientes existente e não tendo por base ideias ou suposições.

 

Ao examinar os clientes existentes, poderá identificar exatamente quem são seus clientes ideais.

 

Para tal, envie questionários ou realize entrevistas. Conversar com estes clientes permite-lhe perceber o que os atrai para a sua empresa, porque é que eles compram e o que torna sua empresa única.

 

Mas que dados são importantes?

 

  • Caracterização da empresa: em que sector trabalha, qual o tamanho da empresa, localização, etc;
  • Demografia: idade, sexo, estado civil, etc.
  • Psicografia: tipo de personalidade, objetivos, gostos, hobbies, valores, opiniões, estilo de vida, etc.

2 passo: Avalie os dados e encontre os traços em comuns

 

Depois de compilar todos os dados, a última etapa é analisar a informação e identificar padrões. Ou seja, encontrar os traços comuns.

 

O que motiva estas pessoas? Quais são os seus desafios comuns? Responder a estas peguntas é um passo essencial para encontrar o Perfil de Cliente Ideal.

 

Com essas informações, pode começar a agrupar os seus clientes em perfis. Cada perfil deve ser o mais tangível possível. Assim, as suas equipas consiguem visualizar mais facilmente a pessoa para a qual estão a vender.

 

É verdade que criar um perfil de cliente - obter todas as informações e tirar as conclusões necessárias - parece uma tarefa complicada.

 

Para a tornar um pouco mais fácil, estão disponíveis vários templates online, que o poderão guiar durante este processo, uns mais elaborados e detalhados, outros mais simples. Encontre o ideal para si e que mais se adequa ao seu negócio.

 

Aumente as vendas com as ferramentas ideias

 

Criar um perfil de cliente ideal não é uma tarefa rápida e fácil. Mas as informações recolhidas serão extremamente úteis. Compreender o que atrai clientes para sua empresa é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio.

 

Ao mesmo tempo, não basta entender os fatores que atraem clientes. É fundamental recorrer às ferramentas ideias para alavancar o seu negócio. 

 

Apostar num software de gestão, não só ajuda no aumento das vendas, como é o braço direito no controlo de todos os aspetos do seu negócio. E com o Jasmin Software é possível controlar despesas, monitorizar compras e tratar de todas as questões comerciais. 

 

Experimente a versão gratuita do Jasmin e poupe tempo com uma gestão integrada do seu negócio. 

 

E, aproveitando as nossas dicas, dedique algum tempo para perceber o que os seus melhores clientes têm a dizer sobre a sua empresa. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos