Negócios

Financiamento: 6 formas de financiar um novo negócio

por Mariana Gomes | 22 January, 2020

Se precisa de financiamento para iniciar e desenvolver o seu projeto, existem, atualmente, diversas soluções para impulsionar um negócio.

 

Neste artigo vamos apresentar algumas opções mais comuns, que o poderão ajudar a garantir a viabilidade do seu negócio.

 

5 tipos de financiamento para empresas e empreendedores

 

Financiar um projeto empresarial não é simples. Sobretudo se não dispõe de economias suficientes e o autofinanciamento não é opção viável.

 

Em função do projeto e da fase em que se encontra, existem várias opções de financiamento. Desde a inscrição no crowdfunding até ao pedido de um empréstimo ao banco, pelo que pode optar pela via mais favorável ao seu negócio, de acordo com as suas necessidades.

 

  1. Empréstimo bancário

 Os empréstimos são uma das formas de financiamento mais comuns. Hoje em dia, as entidades bancárias oferecem diversas opções. Estas opções dependem do tipo de interesse, o prazo de amortização ou o período de carência.

 

Caso decida optar por este tipo de financiamento, deve analisar todas as variáveis, sendo que terá de devolver o crédito, independentemente de alcançar o sucesso ou não. 

 

Outra opção é recorrer ao microcrédito. Este tipo de empréstimo é concedido apenas a pessoas com um nível de recursos mais reduzido e que não têm garantias suficientes para aceder a um empréstimo.  

 

  1.   Factoring

O Factoring é, também, uma boa alternativa de financiamento. Consiste na cedência dos direitos de cobrança das faturas pendentes a uma entidade especializada e, em troca, a empresa obtém, de imediato, o dinheiro dessas operações.

 

Assim, o banco ou a entidade financeira passa a gerir a cobrança das faturas, assumindo o risco da operação e permitindo que a empresa obtenha liquidez. Além disso, ao externalizar a gestão de cobranças, permite que a empresa oriente os seus esforços e recursos a tarefas mais relevantes para o crescimento do negócio.

 

  1.   Crowdfunding

O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo e colaborativo, que põe em contacto os empreendedores que necessitam de financiamento com possíveis investidores interessados.

 

Normalmente, estes investidores realizam pequenas contribuições, mas muito numerosas, tendo em conta que muitas pessoas podem contribuir em troca de recompensas, ações ou participações. No entanto, o crowdfunding, não é apenas útil para conseguir financiamento. É também uma ferramenta muito interessante de marketing e serve para testar a viabilidade do modelo de negócio.

 

  1. Business Angels

 Os Business Angels são investidores privados, normalmente empresários. Além de capital, também investem os seus conhecimentos e experiência para guiar o projeto e obter bons resultados futuros.

 

Nestes casos, o financiamento pode alcançar os 250.000 euros, pelo que é esperado haver um retorno do investimento em, aproximadamente, 5 anos.

 

  1. Capital de risco

Outra opção de financiamento muito parecida é o capital de risco. Apesar desta operação ser realizada através de Sociedades de Capital de Risco (SCR). Estas sociedades investem em startups com projetos inovadores e um alto potencial de risco, em troca de uma percentagem da empresa.

 

  1. Subsídios ou ajudas públicas

Outra via de financiamento é recorrer a subsídios e ajudas que a administração pública disponibiliza aos empreendedores. Normalmente, para aceder a estas ajudas, é necessário cumprir com certos requisitos.

 

Um exemplo de ajuda pública é a Pró Empresa, um Instituto de Apoio e Promoção Empresarial. Trata-se de um serviço do Estado que atua no ecossistema empresarial, promovendo o empreendedorismo e a competitividade. Através de apoio técnico e financeiro, a Pró Empresa é responsável pela promoção e gestão dos programas: StartUp Jovem, Promeb, Express+, Pró Crédito, Ecossistema e Empreender Universitário.

 

O Jasmin ajuda-o a controlar o negócio

 

Um software de gestão é fundamental para os empreendedores controlarem o seu negócio de forma mais eficiente. O Jasmin ajuda-o a economizar tempo e recursos para fazer crescer o seu negócio da melhor forma.

 

Este software de gestão cloud permite emitir faturas de forma rápida, controlar as despesas, gerir compras e inventários e cumprir com todas as obrigações fiscais. Tudo isto em qualquer momento e em qualquer lugar, sem erros ou surpresas. Além disso, poderá acompanhar a evolução do seu negócio, comparar resultados e realizar previsões.

 

Experimente o Jasmin Express gratuitamente e concretize o seu projeto empresarial.  

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos