Negócios

A importância de ter um plano financeiro para negócios em crescimento

por Mariana Gomes | 11 March, 2020

A definição de metas financeiras são muito importante para os empresários alcançarem o sucesso nos seus negócios. Ou seja, atingir uma maior estabilidade económica exige destes um bom plano financeiro. E porquê? É neste momento de análises e reflexões que os empresários calculam e priorizam objetivos e investimentos a alcançar/realizar. Assim, a monitorização da evolução ao longo do tempo é mais fácil e rigora, contribuindo para uma melhoria do panorama financeiro de um negócio.

 

Nesta perspetiva, o planeamento financeiro é uma parte crucial do plano de negócios de uma empresa. É esta a fase onde são analisadas todas as diretrizes para que uma ideia se torne rentável.

 

Apesar de ser um passo fundamental no momento de estruturar um negócio, a criação de um plano financeiro é uma das tarefas que mais assusta os empreendedores, pela sua essência burocrática e morosa. Um plano financeiro é a forma de colocar em papel a estratégia para atingir as metas a curto e longo prazo.

 

No entanto, antes de desenhar um plano, é necessário entender que etapas temos de seguir para que este esteja bem organizado.

 

O objetivo de estruturar um plano financeiro

 

Um plano financeiro relata e analisa todas as variantes que compõem um negócio. No fundo, este plano estabelece objetivos financeiros e explora a forma como poderão ser atingidos.

 

Ter um plano financeiro estruturado ajuda a lidar com problemas antes que estes sejam prejudiciais para o negócio. Para que seja eficaz, é necessário avaliar a fase atual do negócio, definir metas globais, criar um plano de ação e prever cenários alternativos.

 

O que deve incluir o seu plano financeiro?

 

Um plano financeiro é um documento que detalha os objetivos financeiros de um negócio. Para criar um plano sustentável deve seguir alguns passos:

 

  1. Levantamento da situação atual

 

O ponto de partida é saber em que situação se encontra o negócio do ponto de vista financeiro.

 

Comece por fazer um levantamento das informações mais relevantes do seu negócio. Faça uma análise do setor de atuação, do mercado e do capital da empresa. Com o auxílio de uma análise SWOT consegue definir as forças e fraquezas do negócio e as oportunidades e ameaças do mercado onde está inserido.

 

Após recolher estes dados, é possível começar a estruturar um plano financeiro eficaz.

 

  1. Definir metas

 

Depois de analisar a posição do negócio no mercado, o passo seguinte é definir onde quer chegar.

 

Nesta fase, comece por definir as metas, como o volume de faturação que pretende atingir, os limites de despesas, o valor que quer investir em recursos operacionais e o lucro esperado no final do período determinado pelo plano de negócio.

 

  1. Criar um plano de ação

 

Com base nas metas definidas, é fundamental criar um plano de ação para atingir os objetivos. O plano de ação pode incluir os novos recursos da organização, como a criação de departamentos de várias áreas: marketing, finanças ou recursos humanos. Estes novos recursos são as estratégias para atingir os objetivos definidos previamente.

 

  1. Prever cenários alternativos

 

Realizar um planeamento financeiro eficaz envolve, também, realizar uma previsão de outros possíveis cenários. Além dos planos e objetivos mais prováveis de serem alcançados, é necessário simular e prever outros resultados.

 

Quanto mais detalhado for o plano financeiro, mais preparado o negócio estará para lidar com os cenários que irão surgir. Assim, irá correr riscos calculados, antecipando-se a imprevistos.

 

  1. Planear investimentos

 

Um plano financeiro adequado considera todos os riscos, objetivos e circunstâncias do negócio, atuando como um auxílio na escolha dos investimentos certos para responder às necessidades do negócio.

 

Métricas que deve medir para garantir um planeamento financeiro eficaz

 

Como empreendedor, deve inserir determinadas tarefas na sua rotina, como realizar a gestão do fluxo de caixa, a reconciliação bancária, pagar contas ou controlar recebimentos.

 

Ao conseguir um maior controlo sobres as finanças, terá uma visão mais clara e global da realidade financeira e poderá prever o desempenho do negócio no futuro, desenhando novas metas.

 

Para um melhor planeamento financeiro, pode medir vários aspetos do seu negócio:

 

  • ROI (Return On Investment)

O ROI mede o valor ganho em relação ao valor gasto. Ajuda, assim, a determinar se os investimentos feitos estão a surtir efeitos positivos ou negativos.

 

  • Fluxo de caixa

Através do controlo do fluxo de caixa, é possível analisar o dinheiro que entra e sai da empresa, num determinado período de tempo. Assim, poderá monitorizar a saúde financeira do negócio e tomar decisões mais informadas.

 

  • Lucro

Ao medir o lucro, é possível perceber a eficiência operacional do negócio. Ao mesmo tempo, conhece quais os riscos a ele associados. Este indicador analisa a situação real da empresa e a sua capacidade de se manter no mercado.

 

  • Rentabilidade

A rentabilidade representa o retorno sobre o investimento. É possível, com esta métrica, perceber a capacidade que um negócio tem para cobrir custos associados.

 

  • Despesas

Ao medir e definir as despesas de um negócio, tem a capacidade de reduzir gastos desnecessários e, consequentemente, a aumentar o lucro.

 

Faça o planeamento financeiro com uma solução de gestão eficaz

 

Tenha sempre todas as ferramentas que necessita para simplificar e automatizar a gestão do seu negócio com um software 100% cloud.

 

Por lhe dar a flexibilidade de controlar o negócio em qualquer lugar e em qualquer equipamento com acesso à internet, o Jasmin é o parceiro ideal para criar e cumprir um plano financeiro eficiente.

 

Comece por criar o seu plano financeiro (ou orçamento) anual e acompanhe toda a informação financeira da sua empresa, ao longo do tempo. O Jasmin permite-lhe gerir as contas correntes, os movimentos de caixa e bancos, definir limites de crédito, monitorizar valores pendentes e respetivos prazos de vencimento.

 

Através da disponibilização de vários métodos de pagamento online, consegue também acelerar a liquidação das faturas. Além disso, é grátis para quem está a começar!

 

Experimente o Jasmin Express e tenha todas as ferramentas para a gestão financeira do seu negócio.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos