Negócios

Customer experience: o que é e como a monetizar

por Isabel Dias | 3 July, 2018

Customer experience é, traduzido à letra, a experiência do cliente. Materializa o conjunto de processos e estratégias que uma empresa ou marca põe em prática de forma a monitorizar a interação de um cliente com a empresa e os seus produtos. Uma estratégia de customer experience tem como objetivo criar e estreitar laços entre organizações e consumidores para, em última análise, aumentar as vendas.

 

O mundo dos negócios está cada vez mais centrado no consumidor, mas mesmo assim ainda há erros muito frequentes a serem cometidos no que toca à customer experience. Conheça os erros mais comuns, como evitá-los e o que pode fazer para criar uma experiência única aos seus clientes.

 

Customer experience: os 5 erros mais comuns

 

Grandes marcas são customer centric. No entanto, ser uma pequena empresa pode representar uma vantagem nesta área. Com um leque de clientes menos alargado, surge a oportunidade de estar mais próximo, pessoal e focado. Há, contudo, erros comuns que podem estar a afastá-lo do sucesso.

 

1. Não oferecer apoio ao cliente

 

Os consumidores são a chave do seu negócio, e por isso, este tem de estar centrado neles. Um bom apoio ao cliente é uma estratégia valiosa no que toca à retenção de clientes. Se o seu cliente encontrar uma dificuldade, um bom acompanhamento é essencial para que este sinta se acompanhado e valorizado.

 

2. Negligenciar o design

 

Pode parecer acessório, mas o design do seu website ou loja online têm muito impacto na opinião e experiência dos consumidores. Um design pouco intuitivo desmotivará os consumidores, ainda que o produto que vende seja excelente.

 

Faça download do ebook “Guia de Design” que preparámos para si!

 

4. Não ter em conta o feedback

 

O feedback que os seus clientes lhe dão é uma arma poderosa, e não o ter em conta é uma dos erros mais perigosos em termos de customer experience. Com cada feedback vem uma oportunidade de melhorar e de estar mais próximo dos seus clientes.

 

4. Estar em falta nos canais certos

 

A customer experience não é apenas a interação que o seu cliente tem consigo na sua loja online, ou website. Trata-se de todas as interações possíveis com a sua marca e produto. Está presente nos canais preferidos dos consumidores? O Facebook, por exemplo, é um canal online quase obrigatório na era digital.

 

5. Spam e má gestão de dados

 

Uma coisa que pode arruinar a customer experience num negócio é o spam. O spam nunca será a solução para o sucesso de uma empresa. Assim como uma má gestão dos dados dos seus clientes. Consegue imaginar se a sua marca favorita estivesse sempre a pedir-lhe os mesmos dados? Seria o mesmo que enviar-lhe emails não solicitados.

 

Como criar uma customer experience excelente

 

Para oferecer uma customer experience excelente aos seus clientes e consumidores tem de otimizar a experiência destes durante a toda a jornada, e em todas as interações com o seu negócio.

 

Otimize o seu website ou loja online

 

Uma boa customer experience passa, invariavelmente, pela plataforma que utiliza. O seu website é visualmente apelativo? É funcional? Tem de perguntar se é fácil pesquisar pelos produtos, intuitivo encontrar respostas e FAQs, se oferece a opção de filtrar informação, etc. Garanta que o processo de compra está otimizado. É rápido? Tem várias formas de pagamento? Pedir uma fatura é imediato?

 

Valorize o feedback e as opiniões

 

Ouvir aquilo que os clientes têm para dizer não é só importante para o seu negócio em termos de resolução de problemas, mas é extremamente valioso para perceber como o cliente se sente em relação ao seu negócio. Se os consumidores considerarem que a sua empresa os ouve e os valoriza, a satisfação irá, com certeza, aumentar. Considere criar um live chat na sua página ou uma área para reviews, por exemplo.

 

Trate os dados dos seus clientes com o máximo cuidado

 

Para dar uma customer experience excelente terá que recolher alguns dados dos seus clientes, de forma a melhorar a experiência.

 

Crie uma política transparente, peça sempre autorização, explique porque e para que vai usar os dados recolhidos, e tenha muita atenção ao armazenamento destes. Afinal, os seus clientes merecem o melhor tratamento.

 

Jasmin, sucesso em todas as áreas

 

O Jasmin, software expert em gestão, ajuda-o a fazer não só a gestão financeira da sua empresa, mas como toda a gestão integrada. Como? O Jasmin, além de simplificar os processos de faturação e controlo financeiro, está dotado de inteligência e poder preditivo que lhe permite planear e crescer.

 

Além disso, integra com as principais aplicações do Marketplace, via Zapier, fazendo com que todos os departamentos falem entre si. Ao ser um software 100% cloud, está acessível onde e quando quiser, e a sua informação está perfeitamente segura e confidencial. Conheça esta e muitas outras funcionalidades do Jasmin.

 

Não consegue imaginar? Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud e gratuito*, é o parceiro que o seu negócio precisa.



Tags:
PMEs

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais