Fiscalidade e Contabilidade

Contabilidade analítica vs. financeira: mais o que as une ou o que as separa?

por Isabel Dias | 5 July, 2018

A contabilidade é a técnica de cálculo, classificação, registo e organização das operações com impacto patrimonial numa organização. É a via formalizada de tratar a informação contabilística e financeira das empresas. Vários termos se lhe aplicam: contabilidade analítica, financeira, de gestão, interna, externa ou geral.

 

Mas a que exatamente se referem estes termos? Saiba de que tratam e quais as diferenças.

 

Contabilidade analítica vs contabilidade financeira

 

A contabilidade de uma empresa pode dividir-se em, essencialmente, duas: a contabilidade financeira e a contabilidade analítica. Uma tem um caráter mais legal e outra um caráter mais preditivo.

 

Contabilidade financeira

 

A contabilidade financeira, também chamada de contabilidade geral ou externa, trata da posição financeira de uma empresa – essencialmente o património. Tem por objetivo o registo e controlo de operações, e visa a elaboração de demonstrações financeiras.

 

É dirigida a acionistas, fornecedores, investidores, clientes e ao Estado. Lucro, investimentos, despesas ou receitas todos caem sob a alçada da contabilidade financeira. Esta é uma obrigação fiscal e está sujeita a normalização. A periodicidade de apresentação da contabilidade financeira é variável, podendo ser mensal, trimestral ou anual.

 

Contabilidade analítica

 

A contabilidade analítica de uma empresa também é referida como contabilidade de gestão ou interna. Isto porque foco é a estratégia e o desempenho da empresa. Os destinatários da contabilidade analítica são principalmente os diretores financeiros ou gestores das empresas, que têm a cabo o planeamento, análise e tomada de decisões. As ferramentas da contabilidade analítica são os balanços, demonstrações de resultados e fluxos de caixa, que fornecem orientação à gestão e administração de um negócio.

 

Conheça outras métricas de análise financeira!

 

Contabilidade analítica e financeira: trabalho em equipa

 

Apesar de a contabilidade analítica não ser exigida, esta é extremamente importante para qualquer negócio, e deve ser, claro, complementada com a contabilidade financeira.

 

De forma geral:

 

 

Contabilidade financeira

Contabilidade analítica

Estatuto

Obrigatória, normalizada, periodicidade definida

Não obrigatória, não normalizada, periodicidade não definida

Alvo

Demonstrações financeiras

Balanços e demonstrações de resultados

Situação

Aplicação imediata

Aplicação futura

Recipientes

Fornecedores, investidores, acionistas, estado, clientes

Diretores e chefias, administração

 

A contabilidade analítica deve ser adaptada à realidade financeira de cada empresa ou organização e ter em conta as atividades desenvolvidas, as gamas de serviços ou tipo de produtos, os recursos possíveis e disponíveis e as políticas seguidas.

 

Não se pode dissociar a contabilidade analítica da financeira, uma vez que a contabilidade externa de uma empresa fornece o modelo económico que será analisado e posto em prática pela contabilidade analítica ou interna.

 

Está a medir os indicadores de desempenho certos?

 

Jasmin, uma questão de gestão

 

O Jasmin, software expert em gestão, ajuda-o na gestão do seu negócio, tendo em conta ambos os aspetos da contabilidade, analítica e financeira. Oferece demonstrações de resultados essenciais para o planeamento estratégico e ainda simplifica tarefas do dia-a-dia de uma empresa, como faturação e controlo de recebimentos e pagamentos.

 

Confira quatro dicas práticas de contabilidade para PMEs.

 

O Jasmin é um parceiro de negócio à medida da revolução digital: 100% cloud, permite-lhe trabalhar de onde quiser, dando acesso a todos os documentos da empresa e na plataforma que desejar. Integra com as principais aplicações do Marketplace via Zapier para uma comunicação mais eficaz entre todos os sistemas.

 

Difícil de acreditar? Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud e gratuito*, é o aliado que o seu negócio precisa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos