Negócios

De clientes a clientes leais com os canais online

por Isabel Dias | 6 June, 2018

Qual é a diferença entre clientes e clientes leais? Enquanto um cliente é alguém que comprou o seu produto ou serviço, a lealdade do cliente é algo muito diferente.

 

Um cliente leal é assíduo e, principalmente, é um embaixador do seu negócio. Clientes leais são oportunidades para as empresas angariarem novos clientes, expandirem o seu alcance e ganharem reputação.

 

E se antes era trabalhoso criar clientes leais, a tecnologia veio facilitar este processo, só tem que estar nos canais online certos.

 

Quais são os melhores canais online para criar numa relação de lealdade?

 

Antes de seguirmos para os melhores canais online para fidelizar um cliente, é necessário deixar bem claro que o seu produto, marca ou serviço devem ser memoráveis.

 

Será impossível criar uma relação de lealdade se o seu cliente não estiver satisfeito ou se o seu negócio não se destacar (pela positiva) do restante mercado.

 

Mobile:

 

Com as compras online a serem cada vez mais mobile, isto não é sequer discussão. Adapte o site ou ecommerce para mobile, além de oferecer uma navegação intuitiva. Já pensou em disponibilizar uma app?

 

Além de facilitar todo o processo de compra, também permite um tratamento personalizado com sistemas de mensagem in-app e acesso a históricos de pesquisa e de compra.

 

Mensagens de texto:

 

A sua empresa usa o Whatsapp? E o Telegram? Os seus clientes sim. Mensagens de texto personalizadas com sugestões ou simples follow-ups farão o seu cliente sentir-se especial e exclusivo, e apreciado pelo seu negócio.

 

Redes sociais:

 

As redes sociais ganharam imenso poder nos últimos anos, e é difícil encontrar quem não use.

 

Que melhor forma de conhecer o seu cliente senão através dos seus perfis nestes canais online? Além de ser uma forma de comunicar com eles (e de obter resposta) é também uma ótima oportunidade para angariar clientes através de testemunhos e avaliações.

 

Marketing de conteúdos:

 

O marketing de conteúdos (blogs, ebooks, e outros recursos online) tem uma dupla função: atrair visitantes e também reter clientes.

 

Qualquer que seja o canal online, ofereça conteúdo original e relevante: além de passar uma imagem de profissionalismo e dinamismo, mostrará aos seus clientes que tem tudo o que eles precisam.

 

Live chat:

 

Quando um cliente tem uma dúvida ou problema, não gosta de esperar para vê-la resolvida.

 

A melhor maneira é ter um livechat a funcionar no seu website. Não só o seu cliente terá a sua questão respondida na hora, sem ter que ir procurar a outro sítio, como será feito de uma forma pessoal, por um colaborador que compreende as necessidades dele.

 

Emails personalizados:

 

Apesar de ser um dos mais antigos canais online, o email pode ser uma arma muito poderosa, desde que usado com cautela. Não aposte em emails pré-formatados e impessoais, e nunca, mas nunca!, envie spam.

 

Use o email como uma forma de se aproximar do seu cliente: trate-o pelo nome, dê-lhe as boas vindas, ofereça dicas, descontos, cupões, peça feedback e, muito importante, incentive a resposta.

 

A presença em diversos canais online tornou-se indispensável, contudo, complicada de gerir. Mas já não! O Jasmin é o software de gestão desenhado para empreendedores e PMEs que lhe permite integrar com as principais aplicações do mercado (Gmail, Slack, Twilio, entre outros), porque a gestão de uma empresa tem de ser completa e integrada.

 

Ainda não conhece? Experimente já o Jasmin Express! É um software 100% cloud expert em gestão, numa versão gratuita!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *