Negócios

Saiba como criar uma marca de sucesso

por Isabel Dias | 26 June, 2018

Uma das melhores armas de um negócio, qualquer que seja, é uma marca reconhecida e apreciada. Mas como criar uma marca que cative? Competir com gigantes de recursos quase ilimitados é difícil mas há algumas dicas que não pode deixar escapar. Veja como criar uma marca de sucesso, em que os consumidores apostem, e que faça crescer o seu negócio.

 

O que é uma marca?

 

De forma simples, uma marca define-se como a soma das experiências que os seus clientes e potenciais consumidores têm com o seu negócio. Uma marca forte comunica aquilo que a sua empresa faz e como, transmite confiança e credibilidade. Uma marca vive de interações e feedback.

 

Como criar uma marca de sucesso?

 

Para pequenos negócios, ter uma marca é essencial. É curioso ver grandes empresas tentar parecer mais pequenas, de forma a criar uma relação mais pessoal com os consumidores. Mas como criar uma grande marca, começando pequeno?

 

Defina o seu objetivo

 

Antes de mais, precisa de definir um objetivo. Oferece um serviço ou produto exclusivo? Pretende oferecer o melhor no segmento? Ou o seu foco é no preço? Qual é o seu fator diferenciador?

 

Identifique o seu target

 

Estude o mercado e identifique qual o público alvo nesse mercado. Comece por segmentar por idades, géneros ou poder de compra. Pense nas necessidades do seu target, emocionais e racionais. Identifique as marcas que o impressionam, e em como elas chegam até si: o que o fazem sentir, o que admira nelas, e como se tornam preferenciais em detrimento de outras.

 

Posicione-se: qual é a sua missão?

 

Pense nas marcas que admira: normalmente defendem um conjunto de valores, posicionando-se a favor ou contra algo. Esta é uma forma de desenvolver uma relação emocional com o seu público alvo. Quais são os valores que a sua marca defende? Qual é a mensagem que quer passar? Desde preocupações ambientais a usabilidade, ou mesmo preço, tem que tomar uma posição e manter-se fiel a ela.

 

Ofereça qualidade

 

Nenhuma marca atinge o sucesso sem qualidade. No entanto, a qualidade tem um custo. Coloque-se no lugar de um cliente: compraria um produto ou serviço maus ou medianos? Provavelmente, não. Da mesma forma, os consumidores procurarão sempre uma marca boa, pelo que tem de assegurar que tudo o que vende tem qualidade, e demonstrá-lo.

 

Diferencie-se, seja único

 

O seu produto ou serviço não precisa de ser único, para que a sua marca seja única. Trata-se de encontrar a sua voz e a uma estratégia. Pense na marca que lhe fala mais do que as restantes. Pergunte-se porque é que essa é a sua preferida, e aplique os mesmos conceitos à sua própria marca.

 

Seja próximo

 

Aqui, as pergunta é como criar uma relação próxima com o seu público, clientes e potenciais. Seja pessoal, vá de encontro ao que eles precisam e preferem. Personalize a sua interação com eles, seja disponibilizando conteúdo, tendo um serviço de apoio ao cliente excelente, ou estando nos canais certos. Criar uma marca é criar relações.

 

Esteja presente

 

Ainda que tenha uma marca boa, esta só terá sucesso se estiver presente onde o seu público está. Está online? Nas redes sociais? Torne-se fácil de encontrar e de contactar, e deixe as diferentes plataformas e canais falar entre si.

 

Dê poder aos seus clientes

 

Uma boa marca torna-se um ser vivo, que nunca vai conseguir controlar a 100%. Pode criar uma marca e dar-lhe um rumo, mas a forma como é vista será definido pelos seus clientes e consumidores. Estes podem tornar-se embaixadores, e ajudar a fazer o seu negócio crescer. Como? Através de testemunhos, feedback, influenciadores…

Em última instância trata-se de ajudar um cliente a crescer para que este ajude o seu negócio a crescer também.

 

Nome e logo: mais do que design

 

O nome e o logo da sua marca são o primeiro contacto com o público, pelo que é de extrema importância pensá-los bem. Além de serem apelativos visualmente, devem transmitir quase imediatamente aquilo que a marca é. No fundo, o nome e logo devemser parte da identidade da sua marca, e estar de acordo com aquilo que vende ou defende, sempre prestando muita atenção aos pormenores.

 

Mantenha-se fiel

 

E claro, nenhuma marca pode ter sucesso sem consistência. Na gestão, nas decisões e estratégia, no marketing e, muito importante, na forma como interage com os seus clientes leais e potenciais.

 

Gerir uma marca é, no fundo, uma parte integrante da gestão do seu negócio. Porque a marca é, no mínimo, a cara duma organização.

 

Gerir o seu negócio e marca com a ajuda do Jasmin

 

O Jasmin, software expert em gestão, ajuda-o a fazer crescer o seu negócio. Nenhuma marca consegue sustentar-se sem uma estratégia integrada de gestão, e o Jasmin é o aliado perfeito.

 

O Jasmin ainda integra com as principais aplicações do Marketplace, onde se incluem sistemas de CRM, de gestão de marketing, e-commerces, entre outros.

 

Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud e gratuito*, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais