Gestão Pessoal

Teletrabalho Inteligente: os ingredientes e a receita

por Maria Joana Costa | 6 May, 2020

A receita é simples. Cria-se o setting ideal para o teletrabalho, acompanha-se com recursos tecnológicos apropriados e tempera-se com Inteligência Artificial (IA). O resultado? Teletrabalho Inteligente, claro! 

 

Teletrabalho: o que é? 

 

Ao contrário do que se possa pensar, a definição de teletrabalho é bem mais ampla do que à primeira vista parece. Embora seja muito comum associar o teletrabalho a trabalhadores independenteshoje em dia, o teletrabalho pode simplesmente significar a possibilidade de trabalhar fora do espaço fixo do escritório. Há, inclusive, quem combine este estilo de trabalho com alguns dias no escritório. 

 

Entre as inúmeras vantagens associadas ao teletrabalho estão a conveniência, a flexibilidade e a poupança. Sem colegas a poucos metros de distância, terá a oportunidade de se tornar mais proativo e independente. Nesta modalidade, é possível ajustar as tarefas diárias à sua disponibilidade. Aproveitar as pausas para estar com a família ou adiantar compromissos pessoais. Poupar tempo e recursos em deslocações. Ser verdadeiramente produtivo e aplicar as suas próprias regras.  

 

Ora, com tantas vantagens, não será de estranhar que o teletrabalho seja um regime de trabalho cada vez mais popular. No entanto, há sempre espaço para melhoria e, com as ferramentas tecnológicas certas, teletrabalho inteligente está ao alcance de qualquer um. 

 

Teletrabalho Inteligente: a receita para a produtividade   

 

Aquela que outrora seria apenas considerada como parte de um cenário de ficção científica, acabou por saltar para dentro do nosso quotidiano. À medida que cada vez mais pessoas optam pelo teletrabalho, a constante evolução tecnológica tende a acompanhar as crescentes necessidades de quem trabalha à distância. Desde assistentes virtuais a relatórios preditivos, a Inteligência Artificial está a mudar a forma como se gerem negócios ou concretizam processos rotineiros e repetitivos. 

 

Inteligência Artificial (IA) 

 

Um chavão muitas vezes repetido e exaustivamente utilizado, a Inteligência Artificial é um dos subcampos mais antigos da ciência da computação que, quando conjugado com o teletrabalho, traz vantagens competitivas a qualquer empresa ou profissional. 

 

Mais tempo para o que realmente importa 

 

Com máquinas capazes de tomar decisões inteligentes e alertar os gestores para erros, lapsos e imprecisões, torna-se muito simples aderir ao teletrabalho.  No conforto de sua casa, poderá usufruir de tecnologia especializada que lhe oferece tempo para o que verdadeiramente importa: a criatividade e a inovação.  

 

Algoritmos inteligentes dizem ao sistema o que fazer e como o fazer, sem qualquer necessidade de intervenção humana. Assim, elaborar relatórios ou outro tipo de tarefas morosas pode ser simples e rápido. No teletrabalho inteligente, tanto gestores como colaboradores podem usufruir de mais liberdade para realizar tarefas de verdadeiro valor acrescentado. 

 

Apoio na tomada de decisões 

 

Hoje em dia, o teletrabalho requer a utilização de um conjunto de tecnologias para que possa identificar, com rapidez e segurança, os pontos de melhoria do seu negócio ou da sua performance. Seja gestor de equipas à distância ou empreendedor, com a tecnologia apropriada, poderá dar impulso à sua atividade. 

 

Aliar as competências de um empreendedor, capaz de transformar ideias em iniciativas concretas, a um sistema que assume parte das responsabilidades da gestão é um procedimento simples que engloba múltiplas vantagens.  Basta implementar um sistema que lhe permite identificar tendências e padrões e agir em conformidade com os resultados obtidos. Desta forma, a tomada de decisão será sempre sustentada em dados fidedignos e criteriosamente trabalhados.   

 

Jasmin: o propulsor do Teletrabalho Inteligente  

 

Com mecanismos de Inteligência Artificial e Machine Learning, o Jasmin é o propulsor ideal para o teletrabalho inteligente. Este software de faturação e gestão cloud permite-lhe agilizar o trabalho administrativo, oferecendo-lhe insights pertinentes para a gestão do seu negócio. Não terá de se preocupar com lapsos e imprecisões. O sistema diz-lhe onde está o seu negócio está e pistas para onde deve ir. 

 

Tudo isto à distância de um clique. A qualquer momento e em qualquer lugar, poderá aceder à informação de que necessita. O Jasmin oferece-lhe a mobilidade necessária para que possa tirar o melhor proveito da tecnologia. Aderir ao teletrabalho inteligente torna-se fácil.  

 

Comece já com a versão gratuita! 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos