Negócios

Novo produto, mercado ou negócio? Faça o seu plano de negócios hoje!

por Isabel Dias | 10 July, 2018

Qualquer empresa precisa de um plano de negócios, especialmente se estiver a começar do zero. Deixar o futuro da sua empresa sem rumo não é boa política, e pode ter consequências graves. Mas como criar um plano de negócios que seja exequível, ambicioso e estruturado?

 

Criar um plano de negócios: os básicos

Claro que todos os negócios são diferentes, tal como todos os planos. Não existe uma fórmula mágica para criar um.

No entanto, há algumas orientações recomendadas. Juntamente com as suas ideias e objetivos, farão o seu plano de negócios. Mas antes, vamos ao básico.

 

O que é um plano de negócios

Um plano de negócios toma geralmente a forma de uma descrição escrita daquilo que será o futuro de um negócio. Mostra o que planeia fazer e como. Normalmente, cobre um período de três a cinco anos, com os objetivos finais divididos em metas parciais.

 

Para que serve um plano de negócios

Um plano de negócios serve, essencialmente, como um guia para si e outros stakeholders da organização: gestores, contabilistas, diretores ou investidores. O objetivo principal de um bom plano de negócios é servir de mapa que indica como pretende criar, estruturar, gerir e expandir um negócio.

Além disso, um plano de negócios bem estruturado pode ajudá-lo a conseguir investidores ou parceiros. Como? Um plano de negócios é uma ferramenta que mostra aos demais a sua visão para o seu negócio, e que fará a diferença na hora de os persuadir a embarcar ou não no seu projeto.

 

A estrutura de um plano de negócios

Um plano de negócios deve seguir a seguinte estrutura:

  1. Sumário executivo

  2. O histórico da Empresa e/ou dos promotores

  3. O mercado subjacente

  4. A nova ideia e o seu posicionamento no mercado

  5. O Projeto/ Produto/ Ideia

  6. Estratégia Comercial

  7. Gestão e controlo do negócio

  8. Investimento necessário

  9. Projeções Financeiras / Modelo Financeiro

 

Dicas para redigir um bom plano de negócios

 

Conheça o seu negócio

Aqui as palavras-chave são pesquisa, pesquisa e pesquisa. Analise a sua empresa, o seu produto, o mercado e o público alvo. Defina as plataformas onde estará presente. Não deixe áreas cinzentas, pois tudo o que lhe ofereça insight sobre as potencialidades do seu negócio será uma ferramenta para o seu plano de negócios.

 

Defina passos, metas e timings realistas

Será muito mais fácil mensurar os resultados e o desempenho do seu negócio se definir, no seu plano de negócios quais os passos a seguir, metas a atingir e timings. O desafio está em encontrar um equilíbrio entre o realismo, de forma a não criar expetativas demasiado altas, e a ambição, para dar ao seu negócio e estratégia um estímulo dinâmico.

Confira 10 dicas financeiras para quem vai abrir um negócio!

 

Adapte o seu plano de negócios consoante a audiência

Um plano de negócios é lido por pessoas e entidades muito variadas, desde bancos a colaboradores, e cada um deles terá um interesse diferente na leitura. Elabore um plano de negócios que seja adaptável a vários tipos de interpretações: um banco estará certamente mais interessado em balanços patrimoniais do que propriamente no conceito e objetivos, que poderão interessar mais a um gestor.

 

Defina formas de avaliar, analisar e medir os resultados do seu negócio

 

Quando elaborar um plano de negócios deve considerar quais as ferramentas e os recursos a utilizar no futuro, para perceber se está no caminho certo. Atingiu a faturação que pretendia? Chegou ao número de clientes esperado? Está a alcançar os objetivos nos timings definidos?

 

Jasmin, um aliado na gestão do seu negócio

O Jasmin, software expert em gestão, ajuda-o a gerir o seu negócio dando-lhe as ferramentas certas para avaliar o seu desempenho de forma intuitiva e estratégica.

Com funções de orçamentação e demonstração de resultados, o Jasmin ajuda-o a levar o seu negócio ao próximo patamar. Além disso integra com as principais aplicações do Marketplace, possibilitando uma gestão unificada das várias áreas como marketing, gestão de pessoas ou ainda relações com clientes.

Parece demasiado bom para ser verdade? Mas não é. Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud e gratuito*, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais