Negócios

Marketing Relacional: o impacto na conquista e fidelização de clientes

por Mariana Gomes | 22 Abril, 2020

Conquistar e fidelizar clientes é uma das principais tarefas e preocupações das empresas. E o Marketing Relacional pode ser a resposta a este desafio comum, tendo em conta que se trata de uma estratégia de marketing que se centra na fidelização e envolvimento a longo prazo dos clientes.

 

A principal finalidade passa pela criação de relações entre o cliente e a marca, que resultem em negócios contínuos.

 

Cada vez mais, as empresas estão centradas no consumidor. Numa era na qual é este quem tem o poder de decisão e influência - podendo determinar a forma como as marcas atuam no mercado e são percecionadas -, o marketing relacional tem ganho relevo, começando a desempenhar um papel mais importante para muitas empresas.

 

Esta comunicação e relação com os clientes tornou-se fundamental para o sucesso de uma marca. O objetivo deixou de ser apenas a conquista de novos clientes, satisfazendo as suas necessidades. Passou a ser, também, alimentar essa relação, de forma a fidelizá-los.

 

Qual é a importância do Marketing Relacional para o sucesso da marca?

 

Conquistar novos clientes pode ser desafiante e implicar um custo elevado para o negócio. O papel do marketing relacional passa por reter os consumidores já existentes, tornando-os fãs da marca. Isto resulta em clientes leais, em detrimento de clientes que recorrem à marca de forma não frequente.

 

Philip Kotler, conhecido como o guru do Marketing, define o marketing relacional como uma prática que consiste em “criar relações bem-sucedidas de longo prazo com parceiros-chave – clientes, fornecedores ou distribuidores – de forma a conquistar e manter a sua preferência”. 

 

O marketing relacional traduz-se, então, num conjunto de ações da empresa, criadas com o objetivo de manter um relacionamento próximo e positivo com os seus stakeholders. 

 

Como implementar uma estratégia de marketing relacional num negócio?

 

Para criar uma relação personalizada com o cliente, existem estratégias fortes como o CRM – Customer Relationship Management – que coloca o cliente e as suas necessidades em primeiro lugar, de modo a oferecer produtos e serviços que respondam às suas necessidades no momento certo.

 

Contudo, é fundamental definir claramente os objetivos da empresa no que respeita à sua relação com o cliente, aplicando, assim, um conjunto de ferramentas e estratégias que permitirão alimentar essa relação.

 

  1. Conheça os seus clientes

Aproveite todas as oportunidades para identificar e comunicar com os seus clientes.

 

  1. Segmente o público-alvo

Para otimizar as ações da sua empresa e personalizar a experiência de cada um, é importante segmentar o público. Desta forma, é possível criar uma campanha focada nas necessidades e expectativas de cada um.

 

  1. Crie uma estratégia sólida

O Marketing Relacional está apoiado em ações sólidas e sistemáticas a longo prazo. Isto é, não basta satisfazer o cliente no momento, mas sim responder às suas necessidades constantes. O contacto deve ser contínuo, de modo a aumentar a taxa de fidelização.

 

  1. Monitorize os resultados

Realizar uma monitorização de resultados permite perceber que ações estão a resultar e o que deve ser alterado. Por exemplo, em campanhas de email marketing é possível acompanhar KPI’s, como a taxa de cliques ou a taxa de abertura. Ao monitorizar os resultados consegue adaptar a sua estratégia direcionada ao cliente.

 

Principais ferramentas de Marketing Relacional

 

Para implementar uma estratégia de marketing relacional é importante direcionar todas as ações ao público-alvo, para que este se sinta a peça mais importante da relação comercial. Para isso, de forma a estreitar os laços, as empresas devem utilizar todos os meios possíveis de comunicação. Estes meios podem ir desde redes sociais a marketing de conteúdo.

 

  1. Redes Sociais

As redes sociais são, atualmente, o maior suporte das marcas na sua comunicação com o público. Pela facilidade na partilha de conteúdo com o qual os clientes se identificam. É fundamental, no entanto, assegurar uma preocupação com as redes certas para o público certo e investir tempo na produção criativa de conteúdo que possa oferecer valor acrescentado.

 

  1. Marketing de conteúdo

Os conteúdos podem ser apresentados de várias formas: artigos, infografias, vídeos, newsletters ou guias. Podem, ainda, ser entregues a partir de várias plataformas, com base numa estratégia que esteja alinhada com os valores da marca.

 

Uma das melhores formas de responder às dúvidas e necessidades dos clientes é a criação de conteúdo relevante. Esta estratégia apresenta um papel importante na fase de awareness e como uma forma de fidelizar os clientes, criando uma relação de proximidade.

 

  1. Email marketing

Esta estratégia de comunicação está, novamente, a ganhar terreno no mundo do marketing. É através do email marketing que as marcas encontram a oportunidade de personalizar a comunicação com o cliente, oferecendo conteúdos que respondem aos interesses de cada perfil.

 

Responda às necessidades dos clientes com uma gestão controlada

 

Servir as necessidades e satisfazer os clientes é crucial para o sucesso de uma marca. Não basta prestar os melhores serviços, também é necessário alimentar a relação com o público, de forma a conseguir uma boa estratégia de negócio.

 

Para isso, ter uma gestão controlada da sua empresa é o primeiro passo para conseguir responder positivamente aos restantes aspetos do negócio.

 

O Jasmin é um software de gestão que automatiza todos os processos administrativos para que possa focar todos os seus esforços na satisfação dos clientes.

 

Por ser 100% cloud, permite-lhe monitorizar o negócio a partir de qualquer lugar a qualquer hora. Assim consegue controlar o estado do negócio em tempo real e ainda fazer previsões da evolução futura.

 

Além disso, o Jasmin é grátis para quem está a começar. Experimente gratuitamente e responda a todas as necessidades, não só dos clientes, mas do seu negócio.

Tags:
PMEs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos