Fiscalidade e Contabilidade

Confirming: o que é e para que serve?

por Mariana Gomes | 6 November, 2019

Já ouviu falar em Confirming? Este é um conceito muito usado na área financeira, que ajuda as empresas a gerir, de forma simples, os pagamentos aos seus fornecedores. Trata-se de um serviço de gestão de pagamentos, prestado por entidades financeiras, com a finalidade de facilitar o negócio entre empresas e fornecedores.

 

A entidade financeira oferece aos seus clientes a facilidade da gestão de pagamentos de faturas pendentes. Trata-se de uma forma de reforçar a relação entre clientes e fornecedores.  

Este serviço possibilita a antecipação de pagamentos aos fornecedores, por parte da empresa, referentes à venda de bens e prestação de serviços. O Confirming encarrega-se de notificar os fornecedores de uma determinada empresa e de efetuar os pagamentos nas datas acordadas.

O cliente transmite à entidade financeira ordens do pagamento a prazo ao fornecedor. A partir desse momento, a entidade gere todo o processo, comunicando aos fornecedores a informação relativa ao pagamento.

Como funciona o Confirming?

 

A empresa informa a entidade financeira - que, normalmente, é o seu banco - das ordens de pagamento da fatura ao seu fornecedor. A partir desse momento, o banco gere todo o processo, informando o fornecedor e oferecendo os serviços de pagamento.

  • O cliente (empresa):

Contrata o serviço e emite ordens de pagamento.

  • A entidade financeira (banco):

Envia os avisos de pagamento ao fornecedor, oferece a possibilidade de antecipação das faturas e fica responsável pelo pagamento.

  • Fornecedor:

É notificado pelo banco sobre o aviso do pagamento a prazo e tem a opção de antecipar ou não o recebimento.


A entidade financeira procede, então, à liquidação dos montantes que constam das ordens de pagamento, de acordo com as instruções recebidas.

No fundo, este serviço permite ao cliente ver o pagamento das suas compras a fornecedores facilitado. O Confirming garante, assim, a continuidade da relação entre o cliente e o fornecedor, realizando os pagamentos por intermediário de uma entidade financeira.

A título de exemplo, imagine que gere um negócio com várias faturas pendentes a fornecedores. Por não conseguir realizar o pagamento de forma imediata, tem a opção de contratar o serviço de Confirming, oferecido por entidades financeiras. Estas ficam, então, responsáveis por pagar as dívidas da sua empresa, adiantando o pagamento aos seus fornecedores.

Quais são as principais vantagens deste serviço?

 

Através do Confirming, o cliente pode gerir, de forma simples e eficaz, o pagamento aos seus fornecedores. Este serviço vem trazer, tanto à empresa, como aos fornecedores, diversas vantagens associadas à gestão de pagamentos.  

Para a empresa:

 

  • Processo de pagamento a fornecedores torna-se automatizado;

  • Melhora a capacidade de negociação de prazos de pagamento e condições de preço;

  • Não aumenta endividamento bancário;

  • Evita o risco de incumprimento nos pagamentos;

  • Não existe a necessidade do fornecedor ser cliente da entidade financeira para beneficiar da antecipação dos pagamentos;

  • Melhoria da imagem da empresa junto dos fornecedores, por ser capaz de assegurar os pagamentos das faturas;

  • Gestão de faturas feita externamente, resultando na poupança de tempo e recursos da empresa.

     

Além dos custos associados ao serviço de Confirming, uma das principais desvantagens para a empresa é a perda de controlo dos pagamentos, podendo resultar em complicações na gestão de tesouraria.


Para os fornecedores:

 

  • Os fornecedores são diretamente beneficiados, com a antecipação do pagamento dos valores faturados;

  • Acesso a uma forma de financiamento simples, com condições favoráveis;

  • Não obriga a empresa fornecedora a ser cliente da entidade financeira;

  • Flexibilidade de negociação, podendo solicitar a antecipação de uma ou várias faturas e em datas distintas;

  • Melhoria da liquidez da empresa;

  • Garantia de que vai receber o pagamento das faturas.


O Confirming é um serviço com a finalidade de reduzir prazos médios de pagamento e recebimento. Na mesma perspetiva, existe o serviço de Factoring, que pode ser visto como o inverso de Confirming.

Se, por um lado, o Confirming permite aos clientes gerir o pagamento das faturas aos fornecedores, sendo estes os principais benificiários. Por outro, o Factoring consiste em ceder os direitos de cobrança a uma entidade financeira, para que esta possa gerir os pagamentos das faturas dos clientes. Deste modo, a empresa é a principal beneficiária, sendo que os pagamentos das faturas que emite aos clientes estão assegurados.

Uma empresa contrata o serviço de Factoring, passando a entidade financeira a ficar responsável por gerir os pagamentos dos clientes. É um método eficiente para a empresa conseguir liquidez a curto prazo.

Resumidamente, o Confirming adianta pagamentos da empresa ao fornecedor, enquanto que o Factoring adianta pagamentos dos clientes à empresa.


Jasmin Software: o primeiro passo para uma gestão de tesouraria eficiente

 

Uma boa gestão de tesouraria é a chave para manter um negócio saudável. Com o Jasmin consegue acompanhar o cashflow do seu negócio e saber, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, como está o estado da tesouraria da sua empresa.

Trata-se de um software de gestão cloud que o ajuda no trabalho administrativo e lhe dá a possibilidade de consultar prazos médios de recebimento e pagamento, ponto de situação das contas correntes e ainda ter uma estimativa da previsão da evolução da tesouraria.

 

O Jasmin permite-lhe automatizar o registo de cobranças por débito direto, bem como a emissão de recibos das cobranças efetuadas por pagamentos online.

 

Este software inteligente tem poder preditivo que o ajuda na tomada de decisões e integra com as principais aplicações do mercado. Experimente gratuitamente o Jasmin.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos