Gestão Pessoal

Empregos do futuro: como a IA está a mudar equipas e organizações

por Isabel Dias | 13 February, 2019

Há cerca de uma década atrás, pensava-se de forma generalizada que a Inteligência Artificial e a sua adoção no local de trabalho representavam o fim do trabalho humano. Os empregos do futuro seriam, segundo várias teorias, desempenhados por máquinas e robôs, que viriam a substituir as pessoas e de uma forma geral existia uma aversão à IA, com apenas as empresas mais tecnológicas a persistir nas vantagens da sua adoção.

Felizmente, com o avanço das tecnologias como Blockchain, Big Data e Internet of Things, do Machine Learning e com a incorporação da Inteligência Artificial em produtos consummer friendly, esta começou a ser olhada com menos suspeitas e ganhou a confiança das organizações e das pessoas que eram resistentes à ideia.

Sabe o que é o Big Data e o que pode fazer pelo seu pequeno negócio?

Assim, uma nova cultura de trabalho emerge e o conceito de “empregos do futuro” ganha uma nova definição. Conheça-a e às formas como a IA está a mudar equipas e organizações.

Os empregos do futuro e a contribuição da IA

Apesar de não ser possível prever o futuro, é possível ter-se uma ideia do que nos espera, e uma coisa é certa: a Inteligência Artificial está a mudar a forma como as equipas operam no local de trabalho e como as próprias organizações funcionam. Sabe como?

Tarefas administrativas

As aplicações com base em IA conseguem controlar um cada vez maior número de operações rotineiras e tediosas que consomem imenso tempo e recursos às empresas, libertando os colaboradores para atividades mais produtivas. Seja controlo de inventário ou envio de emails de seguimento aos clientes no pós-venda, ou ainda o marketing de uma pequena empresa, a IA tem o poder de tornar o dia laboral muito mais produtivo bem como de eliminar erros humanos decorrentes deste tipo de tarefas. Os empregos do futuro surgem, assim, como sendo aqueles que integram a IA no dia-a-dia, usando-a como um apoio à tomada de decisão e gestão, em vez de um substituto.

Gestão do capital humano


Como já dissemos e como provavelmente sabe, o ativo mais importante de um negócio – qualquer negócio – é o seu capital humano. Máquinas e robôs nunca conseguirão substituir as pessoas, e precisarão sempre de supervisão. Assim, a IA tem uma outra aplicação no mundo dos negócios que é a de melhorar os recursos humanos nas empresas – falamos de funções como analisar as qualificações de candidatos ou administrar os programas de prémios ou bónus baseados em resultados, por exemplo.

Eficiência aumentada

Como pode a IA aumentar a eficiência de uma equipa? Como dito anteriormente, os empregos do futuro passam por usar a IA como uma ferramenta de apoio em várias áreas de um negócio. Especificamente no que se relaciona com recolha e análise de dados, o uso de machine learning via IA tem vindo a tornar-se uma ferramenta essencial no local de trabalho para a aumentar a eficiência e consequentemente a produtividade das equipas.

 

Melhor Apoio ao Cliente

O apoio ao cliente, e a própria customer experience, só beneficiam da Inteligência Artificial e dos recursos que esta produz. Enquanto a IA não conseguirá substituir, por exemplo, a componente humana numa linha de apoio ao cliente, ajuda a filtrar e a direcionar os pedidos de suporte, e está a tornar toda a experiência do cliente muito mais ágil.

Saiba como monetizar a customer experience.

Mais Vendas

A área das vendas também tem muito a ganhar com a IA. Os comerciais podem usar a IA para gerar mais leads, com mais qualidade, enquanto que os vendedores podem usar a IA para criar propostas de vendas mais personalizadas. De forma geral, a IA tem o potencial enorme de aumentar as vendas e gerar mais receitas quando comparadas com métodos tradicionais. E assim se formam os empregos do futuro.

Colaboração entre equipas

Mas para se falar em empregos do futuro, não se pode ignorar o trabalho de equipa e a colaboração entre a inteligência artificial e os colaboradores. Usando soluções alimentadas por IA é possível envolver colaboradores remotos e colaboradores em regime presencial, monitorizar suporte e assistência contínuas, facilitar e agilizar atividades de aprendizagem e desenvolvimento ou ainda agilizar a resolução de conflitos.

 

Portas abertas para a inovação

A verdade é que a tecnologia de Inteligência Artificial e derivados estão a criar oportunidades no local de trabalho para mais inovação em produtos e serviços. Os colaboradores são libertados de tarefas mundanas, ganham mais compreensão a partir de vastos conjuntos de dados, podem receber feedback mais valioso de clientes e não só melhorar a oferta do negócio, como criar novas que ajudem a empresa a crescer.

Os empregos do futuro estão aqui e são aqueles em que existe uma colaboração orgânica entre a pessoa e a tecnologia e em que o trabalho humano é melhorado e reforçado pelo uso da Inteligência Artificial. Implementar uma cultura de inovação e oferecer formação aos seus colaboradores para as mudanças que inevitavelmente decorrerão são bons pontos de partida para começar a preparar a sua empresa e a sua equipa para o “futuro” - que está aqui. Preparado para aceitar a mudança?

Saiba mais sobre a disrupção na gestão: o futuro com a Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial na gestão do seu negócio

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, põe agora a Inteligência Artificial ao serviço das pequenas e médias empresas. Com os Jasmin Business Insights receberá regularmente pequenos statements de negócio acerca das atividades, objetivos e resultados da sua empresa, produzidos através da análise inteligente dos dados da sua empresa.

Assim, pode planear e estruturar melhor a gestão do seu negócio, sempre tendo por base a informação detalhada da sua empresa.

Ter apoio no seu negócio através do seu software de gestão nunca foi tão fácil! Já subscreveu o Jasmin Express? 100% cloud, gratuito – e agora com Inteligência Artificial - é o parceiro que o seu negócio precisa!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos