Fiscalidade e Contabilidade

Dicas práticas de contabilidade para PMEs

por Isabel Dias | 17 May, 2018

A contabilidade é vista como um tema complicado e cinzento, que dá muitas dores de cabeça a quem começa uma empresa nova. É certo que a contabilidade de uma empresa é um assunto sério e tem que ser tratado como tal, mas não é impossível de compreender. Estar por dentro da contabilidade da sua empresa só trará benefícios a si, ao seu contabilista e ao seu negócio. Veja algumas dicas práticas de contabilidade para PMEs.

 

4 dicas práticas de contabilidade para PMEs

 

1. Atenção aos encargos indiretos e folhas de pagamento

 

Além dos encargos que incidem, em base mensal, sobre a folha de pagamento, existem os indiretos. Estes são os encargos com incidência futura, como por exemplo indemnizações de demissão, etc.

 

Todas estas despesas terão um impacto no salário dos seus colaboradores e na economia da sua empresa, sendo necessário planeá-las para não haver surpresas desagradáveis.

 

A contabilidade da sua empresa deve ter em conta os valores a ser pagos aos colaboradores, de forma completamente legal e conforme estipulado no Código do Trabalho.

 

2. Formulação cuidada do preço de venda

 

O preço final do seu produto ou serviço tem de ser calculado com exatidão e rigor. Isto implica conhecer o custo da matéria-prima, no caso de um produto, materiais e equipamentos envolvidos na produção e encargos incidentes sobre o custo final do produto. Além disso, tem também de conhecer os custos de pessoal, custos financeiros e o tempo e custos de armazenamento.

 

Se a sua empresa prestar serviços e estes implicarem a deslocação de pessoal, a folha de pagamento terá um peso maior no preço final de venda. Esta dica prática de contabilidade prende-se com orçamentação: é necessário fazer um orçamento para que a sua margem de lucro não fique comprometida.

 

3. Avaliação e demonstração de resultados

 

Os valores que sobram em caixa ao final do mês não são necessariamente lucros. A dica de contabilidade para PMEs, aqui, envolve uma demonstração de resultados, para que consiga avaliar quais os custos diretos e indiretos, e os resultados finais.

 

Conhecer a sua margem de lucro permite-lhe, além de avaliar a rentabilidade do seu negócio, saber qual a liquidez da sua empresa e capacidade de investimento. Investimentos “cegos” podem comprometer a sobrevivência do seu negócio.

 

4. Análise tributária atualizada

 

O regime tributário em que o seu negócio se enquadra é determinante na sobrevivência de qualquer empresa. Com os enquadramentos tributários complexos, é necessário prestar muita atenção, evitando pagar impostos indevidamente, ou falhar no pagamento de alguns, para não comprometer o seu fluxo de caixa e a rentabilidade do seu negócio.

 

Quer seja o próprio, ou o contabilista, estar atualizado sobre a opção tributária mais favorável à sua empresa, cumprindo, obviamente, com todos os requisitos fiscais e legais, pode trazer-lhe vantagens no que respeita a benefícios fiscais, por exemplo.

 

Um software que ajuda na gestão

 

E como a vida de qualquer gestor e empreendedor é cheia de desafios, o Jasmin, software de faturação expert em gestão, ajuda-o a gerir e administrar as várias áreas da sua empresa, desde a contabilidade à gestão financeira.

 

Oferecendo-lhe funcionalidades como faturação, gestão de despesas e inventário, controlo de tesouraria, orçamentação e demonstração de resultados, o Jasmin leva o seu negócio ao sucesso. O melhor? Pode convidar (também) o seu contabilista, pois não tem limite de acessos.

 

Experimente já o Jasmin Express! Um software 100% cloud e… gratuito!

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais