Negócios

Estratégias de branding para pequenos negócios

por Mariana Gomes | 8 Janeiro, 2020

Uma marca é mais do que um logótipo ou o nome da empresa: é a voz que define o negócio e tudo o que ele representa. A Coca-Cola é mais do que um refrigerante e a Starbucks é mais do que um café. As empresas que criaram estes produtos sabiam exatamente que mensagem queriam passar aos consumidores e qual a marca que queriam criar.

 

Branding é o processo de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de características distintivas à sua empresa, para que os consumidores comecem a associar vários elementos (por exemplo, os seus produtos) à marca. É, essencialmente, um trabalho de gestão de marca, cujo objetivo passa por torná-la mais conhecida e desejada pelo público.

 

Face ao movimento mundial de consumo que a sociedade está a atravessar, as empresas são obrigadas a reinventarem-se, uma ação que envolve estratégias e ações elaboradas.

 

Branding: como criar uma marca?

 

Desde a linguagem numa descrição nas redes sociais, às cores utilizadas no website, as empresas que criam marcas fortes sabem que a sua marca precisa de estar presente em todos os locais.

 

Para que isso aconteça, importa definir estratégias de branding: os planos e ações que as organizações adotam com o objetivo de diferenciar os seus produtos, serviços e identidade.

 

Não é por acaso que algumas empresas têm um nome tão forte no mercado, que são instantaneamente reconhecidas. Exemplo disso é o facto de, ao ler a frase “Just do it”, já saber de que marca de trata. Este é um trabalho bem desenvolvido de gestão da marca.

 

As estratégias de branding, quando bem empregues, contribuem positivamente para a construção da perceção do consumidor relativamente à empresa. Essencialmente, pensar no branding implica saber que tipo de sentimentos e expectativas deseja que o seu público associe ao seu negócio.

 

Além da identidade visual, também a comunicação ou a forma como é feito o atendimento ao cliente são conceitos relacionados com a gestão da marca.

 

De seguida, reunimos as principais estratégias de branding que podem ser aplicadas para melhorar a diferenciação do seu negócio.

 

  1. Crie uma identidade forte

 

A identidade de uma marca é o que faz com que as empresas sejam reconhecidas apenas com uma cor ou um símbolo. Criar uma identidade é criar um universo único para a marca.

 

Identidade visual

 

O logotipo é o principal elemento da identidade visual de uma marca, que ajuda a dar consistência a toda a comunicação. Mas não é apenas o logo que define a identidade visual da marca. Devem ser considerados pormenores como as fontes utilizadas e os códigos de cores, que devem ser coerentes em todo o tipo de materiais relacionados com a marca.

 

As cores ajudam a definir a identidade. Tendo em consideração que cada cor representa determinada ideia, é importante pensar nos atributos que pretende comunicar e que cores vão ajudar a comunicar esses atributos.

 

Slogan

 

Neste aspeto da identidade da marca, ressalta o poder das palavras. Muitas marcas são reconhecidas imediatamente pelo seu slogan forte. “Think diferente” e “Just do it” são apenas dois exemplos.

 

Os slogans são escolhidos com a finalidade de apoiar a comunicação da marca. Mas o que torna um slogan eficaz?

 

É memorável: as pessoas não têm de passar muito tempo a pensar nele, reconhecendo-o de imediato;

Mostra a proposta de valor: um bom slogan “vende” os benefícios da marca, não as características;

Transmite sentimentos positivos sobre a marca: os melhores slogans utilizam mensagens positivas para comunicar a marca.

 

  1. Defina o seu público-alvo e a proposta de valor

 

O branding de uma marca leva à consciencialização, ao reconhecimento e confiança. Todos estes aspetos surgem dos consumidores: o público-alvo da marca e os clientes.

 

Um dos primeiros passos no que respeita ao branding é estudar o público-alvo. Isto ajuda a definir o propósito do seu negócio. Quanto melhor definido estiver o público-alvo, melhores resultados obterá com estratégias de branding.

 

Por outro lado, defina também a sua proposta de valor. Não se trata apenas do produto ou serviço que oferece: é o ingrediente que resolve um problema que os concorrentes não têm capacidade de resolver.

 

O seu negócio não é único na indústria que se insere, mas há um aspeto que é impossível de copiar: a sua marca. Por essa razão, importa garantir que a sua marca integra elementos únicos, como o valor, os benefícios e as qualidades que oferece.

 

  1. Trate a marca como uma pessoa

 

Para melhor compreender a marca, pense nela como uma pessoa. A sua marca deve ter uma identidade própria, uma personalidade e uma voz. No fundo, trata-se de criar uma persona. Como é que a marca se apresentaria? Qual é a sua aparência? Como seria o seu tom de voz? O que alguém diria sobre a sua marca depois de a conhecer pela primeira vez?

 

Na realidade, a finalidade da marca é criar relacionamentos com o público-alvo e a forma mais fácil de o fazer é trata-la como uma pessoa.

 

Encontre a voz da marca

 

Como é que a sua marca iria soar se tivesse uma conversa com ela? A forma como comunica com o público-alvo é considerado uma parte do branding de uma empresa. O impacto da voz da marca vai desde as campanhas publicitárias às publicações das redes sociais ou artigos do blog. O tom deve ser consistente em todo o conteúdo da marca, para permitir uma maior familiarização.  

 

Jasmin Software: controle o seu negócio ao pormenor

 

A gestão da marca é o primeiro passo para a gestão total do seu negócio. Ter este controlo empresarial implica recorrer a soluções que respondem às necessidades da empresa. O Jasmin é um software de gestão, dirigido a PME, empreendedores, Startups e freelancers, que utiliza mecanismos de Big Data e Machine Learning, garantindo a automatização de processos.

 

É um software 100% cloud, que permite a sua utilização e gestão do negócio a qualquer hora e em qualquer dispositivo com acesso à internet.

 

Ao utilizar modelos de inteligência artificial, o Jasmin intrepreta a grande quantidade de dados do sistema e apresenta dicas que ajudam a tomar as melhores decisões. 

 

Experimente o Jasmin gratuitamente e garanta uma gestão completa do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos