Gestão Pessoal

As 5 técnicas de vendas do momento

por Isabel Dias | 7 November, 2018

O mundo comercial é extremamente competitivo, e as técnicas de vendas estão cada vez mais sofisticadas. Sabia que os primeiros 60 segundos são cruciais quando está a tentar fechar uma venda? Estas são técnicas de vendas do momento.

 

Sabe como ser um bom vendedor?

 

Técnicas de vendas que estão a fechar negócios

 

Além das clássicas e sempre eficazes técnicas de vendas como confiança no produto e mensagem, assertividade e preparação do “trabalho de casa”, confira estas cinco.

 

SPIN selling

 

Esta é uma das técnicas de vendas que, apesar de não ser nova, tem agora tomado uma posição mais destacada, pela sua eficácia. SPIN selling – Situação, Problema, Implicações, Necessidade – consiste em fazer as perguntas certas na ordem certa, de forma a levar o seu potencial a perceber que certas situações são parte de um problema maior, com implicações para ele, e que existe a necessidade do produto ou serviço que está a vender.

 

Ouça bem mais do que fala

 

Aqui entram duas técnicas de vendas: a regra dos 60 segundos iniciais, e a “escuta ativa”. Os peritos afirmam que não se deve falar mais de 60 segundos ininterruptamente e sem “pedir permissão”. Mas como funciona essa “permissão”? Não tem que ser completamente explícita, mas mais à base de perguntas, seguindo a lógica do SPIN selling.

 

Além disso, é muito importante que se foque na escuta ativa: escutar atentamente o seu prospect, compreender as suas necessidades, encontrar uma solução que lhe dê resposta.

 

Seis é a conta que a ciência fez

 

Seis é o número ótimo de vezes para contactar um cliente. Menos do que isso pode ser oportunidade desperdiçada, e mais do que isso é certamente perda de tempo. No caso de estar a contactar telefonicamente, damos uma dica extra: telefone de números locais, já que aumenta a confiança dos consumidores no vendedor.

 

Sabe fazer o pitch de vendas perfeito?

 

A meio da semana é melhor

 

Vários estudos mostram que as quartas e quintas-feiras são os melhores dias para contactar consumidores e leads, por exemplo, por telefone. A meio da semana, as pessoas costumam estar mais recetivas do que no início ou no fim – todos conhecemos a fama das segundas-feiras.

 

Adicionalmente, as pessoas preferem ser abordadas em relação a vendas em duas alturas do dia: cedo, de manhã, ou ao final da tarde.

 

Linguagem corporal que vende

 

A importância da linguagem corporal foi agora comprovada cientificamente: sorrisos, costas direitas, ombros relaxados, contacto visual e otimismo fazem a diferença no que respeita a técnicas de vendas. Sempre mantendo uma linguagem corporal focada no consumidor.

 

Jasmin, aliado das vendas

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, está consigo em todas as etapas de uma venda, desde o seguimento de leads até ao pós-venda. E como? Além da sua inteligência e poder preditivo, que ajuda a tomar decisões e planear o futuro do negócio, o Jasmin integra com as principais aplicações do mercado, incluindo funis de vendas. Gerir clientes, compras ou vendas, ao mesmo tempo que faz a gestão completa do negócio nunca foi tão fácil: o Jasmin permite-lhe automatizar tarefas repetitivas e morosas, libertando-lhe tempo para criar estratégias de crescimento.

 

E já lhe dissemos que o Jasmin é totalmente cloud? É verdade!, pode trabalhar onde, quando, e como quiser com o Jasmin, tendo total acesso à informação do seu negócio, e com a maior segurança. Se assim o preferir, pode dar acesso ao seu contabilista ao Jasmin, ou aos colaboradores de máxima confiança, já que não tem limite de acessos.

 

E porque as decisões sobre o seu negócio não se tomam de forma impulsiva, experimente já o Jasmin Express, e veja por si! Expert em gestão, 100% cloud e gratuito*, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos

Ver mais