Gestão Pessoal

5 dinâmicas de grupo para motivar equipas de trabalho

por Isabel Dias | 28 May, 2019

A dinâmica de grupo é uma prática muito usada por empresas e empregadores, com várias finalidades como melhorar e incentivar a integração e a colaboração entre os colaboradores, encontrar soluções criativas, identificar lideranças naturais num grupo e motivar as equipas de trabalho. As dinâmicas de grupo podem ser muito práticas também no processo seletivo e recrutamento. No entanto, vamos focar-nos em como estas atividades podem ser ferramentas centrais para motivar equipas e assim aumentar a produtividade no local de trabalho.

 

5 ideias de dinâmicas de grupo para motivar equipas

 

As dinâmicas de grupo são atividades em equipa, onde os participantes são avaliados na sua interação com um grupo e com os membros individuais. Apesar de estas atividades realçarem as qualidades naturais dos colaboradores que poderiam passar despercebidas, também têm o poder de criar ligações entre colegas de trabalho, o que acabará por influenciar na produtividade e performance dos seus colaboradores. Confira 5 ideias de dinâmicas de grupo que pode pôr em prática com os seus colaboradores e ajudá-lo a motivar as suas equipas e grupos de trabalho.

 

#1. “Quem é quem?”

 

Para pôr em prática esta dinâmica de grupo, apenas tem de pedir aos seus colaboradores para escreverem num papel várias caraterísticas relacionadas com as vidas privadas e personalidade sobre eles mesmos. Depois, misture os papéis e entregue-os aleatoriamente. Os participantes deverão tentar perceber a quem pertence o papel que estão a ler. O objetivo desta dinâmica de grupo é conseguir que os elementos da equipa se conheçam uns aos outros, especialmente aspetos que não são notórios num ambiente de trabalho, tais como aspirações pessoais, fomentando as ligações entre eles.

 

Conheça 7 boas práticas para a resolução de conflitos no local de trabalho!

 

#2. “Vejo e recordo”

 

Esta dinâmica de grupo é de observação. Só tem que colocar a equipa em redor de uma mesa e pedir-lhes para eles se observarem com atenção. Depois, peça aos seus colaboradores que fechem os olhos e comece a fazer perguntas como “Quem tinha um casaco verde?”, “De que cor eram os brincos de...?”. Com este exercícios, os seus colaboradores ficarão mais cientes da necessidade de prestar atenção às pessoas com quem trabalham, enquanto poderão ainda criar laços e aprender algo sobre os outros.

 

#3. “A Ilha Deserta”

 

Comunique aos seus colaboradores que vão ser enviados para uma ilha deserta. A seguir, pergunte a cada um que três colegas levaria com ele para ilha (e por que razões), para maximizar a probabilidade de sobrevivência. Este exercício pode ser oral, em frente a todo o grupo, ou escrito, em que as respostas se mantêm anónimas, mas deverão ser lidas em voz alta. Serve esta dinâmica de grupo para evidenciar capacidades dos colaboradores, do ponto de vista dos colegas.

 

#4. “Os Ajudantes”

 

Da mesma forma que a atividade anterior, coloque situações diversas aos seus colaboradores e peça-lhes para escolherem uma pessoa para os ajudar e as razões. Desde situações mundanas como organizar uma festa de aniversário ou pintar a casa, a situações que envolvem trabalho e o mundo laboral, como “fazer X tarefa” ou “resolver tal problema”. Esta atividade vai realçar as caraterísticas positivas e úteis dos seus colaboradores (que até eles mesmos podem desconhecer) e elevar o espírito de “pertença” de todos e de cada um deles.

 

#5. “O Desafio”

 

Esta última dinâmica de grupo é uma que ensina determinação. Dê aos seus colaboradores, divididos em dois grupos, uma caixa fechada que contém um desafio por resolver. Coloque uma música e faça-os passar a caixa de um para o outro. Aquele que tiver a caixa na mão quando a música parar deve tomar uma decisão: 1) abrir a caixa e resolver o desafio; 2) passar a caixa a outro elemento do grupo; ou 3) passar a caixa a um elemento da outra equipa. Quem receber a caixa do primeiro elemento terá as mesmas três opções. Mas haverá regras! A mesma equipa não pode desistir do desafio mais do que 4 vezes, quem tentar resolver o desafio e acertar, ganha X pontos para a sua equipa, por outro lado, se falhar, é eliminado e o grupo perde Y pontos. O twist é que a caixa contém uma caixa de chocolates! Este desafio é interessante enquanto dinâmica de grupo, já que transmite a mensagem de que não se deve passar a “batata quente” para o outro mas sim enfrentar os desafios que se tem pela frente.

 

Jasmin: dinâmico e colaborativo – o software de gestão que o seu negócio precisa!

 

As dinâmicas de grupo são, de facto, ferramentas muito benéficas para motivar equipas e grupos de trabalho, e assim aumentar a produtividade no local de trabalho. Mas, encontrar tempo e oportunidade para fazê-las pode ser complicado... até conhecer o Jasmin.

 

O Jasmin, software expert em gestão, é uma ferramenta essencial para PMEs e negócios que precisem de agilizar a gestão e para empreendedores que necessitem de otimizar todos os processos empresariais.

 

Com recurso à automação de processos, o Jasmin liberta-o a si e ao seu negócio de tarefas repetitivas e que consomem tempo. Assim, permite-lhe focar-se noutros aspetos mais importantes, como planear e gerir o negócio em si.

 

Mas, veja por si o que o Jasmin pode fazer pelo seu negócio! Subscreva já o Jasmin Express! 100% cloud e gratuito*, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos