Gestão Pessoal

Nómada digital: Quem são os profissionais dos tempos modernos?

por Diogo Ferreira | 11 June, 2019

A evolução do mundo do trabalho e da tecnologia transformou drasticamente as respostas a inúmeras questões, grandes e pequenas, que antes se davam por garantidas. Se, no tempo dos nossos pais ou avós, o típico horário de trabalho da manhã ao fim do dia dentro de portas era uma inevitabilidade do quotidiano, hoje em dia, graças à transformação digital, o mesmo nem sempre acontece.

 

É neste contexto que surge o conceito de nómada digital: profissionais que, como o nome indica, não criam raízes num só espaço físico que ocupam a cada dia útil, mas que podem trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar – sim, até debaixo do sol tropical das Caraíbas! Estes nómadas ‘desligam-se’ dos postos de trabalho fixos ligando-se à internet, através de dispositivos móveis, de forma a que possam continuar o seu trabalho onde quiserem, sem limitações.

 

Se esta noção lhe parece um sonho impossível, a boa notícia é que já é uma realidade para pessoas em todo o mundo; mas, claro, nada é perfeito e existem tanto vantagens como desvantagens para este estilo de vida trabalhadora diferente. Exploremos, então, o assunto para que saiba mais e perceba se esta é vida para si.

 

O que é este nómada digital?

 

Tal como explicamos antes, o que distingue os nómadas digitais é o horário e local de trabalho, ou, mais concretamente, a flexibilidade dos mesmos. De certa forma, pode até dizer-se que o seu local de trabalho é omnipresente, na medida em que qualquer sítio pode tornar-se um local de trabalho para estes profissionais, desde que lhes permita trabalhar (sendo o requisito mínimo, geralmente, uma ligação à internet).

 

O conceito de nómada digital está muito ligado à noção de trabalho remoto, mas não são exatamente a mesma coisa. O trabalho remoto é a ação em si de trabalhar fora de um escritório, ou seja, remotamente, mas que pode aplicar-se tanto a freelancers como a colaboradores que trabalham, por exemplo, a partir de casa. O nómada digital é, essencialmente, alguém cujo estilo de vida e modo de trabalho se baseia na liberdade que o trabalho remoto pode conceder.

 

De certa forma, ser nómada digital é uma filosofia de vida que associa o trabalho à viagem. Com a inexistência de barreiras a trabalhar em qualquer lugar, o nómada digital é aquele profissional que une o útil ao agradável e viaja ao mesmo tempo que trabalha; um profissional da Estónia, por exemplo, pode trabalhar para uma empresa do Reino Unido enquanto toma um café em Lisboa. Ao mesmo tempo, não estão simplesmente a fazer turismo; ficam a conhecer os locais que visitam, mas vão para além dos pontos turísticos e integram a comunidade, ao ponto de, em certos casos, contratarem inclusivamente pessoas locais para trabalhar nas suas empresas.

 

Vantagens e desvantagens do nomadismo digital

 

Por muito utópico que possa parecer a quem está farto da rotina tradicional, o nomadismo digital, tal como tudo na vida, tem tanto prós como contras.

 

Vantagens:

 

  • Trabalhar onde e quando quiser. Seja num café em Espanha ou numa praia solarenga nas Maldivas, qualquer local pode tornar-se o seu local de trabalho;
  • Maior independência. Quer seja um freelancer sem nenhum superior a dizer-lhe o que fazer, ou um colaborador num regime flexível de trabalho remoto, a verdade é que ser nómada digital significa que tem mais liberdade para se autogerir e escolher o que, como e quando o faz;
  • O trabalho vale mais do que as horas. Ao contrário do que possa acontecer num típico trabalho das 9h às 18h, o seu trabalho não é avaliado pelo número de horas que passa no escritório, mas sim pelo resultado final que apresenta. Como tal, em vez de se preocupar com a chegada a horas à empresa ou ter uma hora definida de trabalho, o próprio trabalho em si passa a ser o fator exclusivo de avaliação do seu desempenho;
  • Pode viajar a tempo inteiro. Deixamos para último aquele que será o objetivo de vida de qualquer nómada digital: a capacidade de viajar a tempo inteiro, visto que não há barreiras onde pode trabalhar. Para quem adora conhecer novos locais e novas culturas, é a forma ideal de trabalhar.

Desvantagens:

 

  • Trabalhar a toda a hora. Tal como muitos freelancers, mesmo os “sedentários”, poderão dizer, a desvantagem de poder trabalhar a qualquer hora é que, tipicamente, trabalha-se a qualquer hora. Isto significa que, para entregar um projeto a tempo, por exemplo, poderá dar por si a trabalhar noite e dia para cumprir prazos. Infelizmente, o estar sempre “on” significa que, onde quer que esteja, vai estar a trabalhar, pelo menos enquanto se habitua a novos métodos de trabalho;
  • Exige maior gestão e organização pessoal. A independência tem um preço: ter de se organizar com muito mais cuidado e controlar muito mais o seu trabalho, a sua produtividade, as suas entradas de dinheiro, a sua angariação de novos clientes (caso seja freelancer) e inclusivamente o seu budget. Tem de garantir que o seu volume de trabalho e respetiva compensação cobre todo o custo do seu estilo de vida;
  • Experienciar dificuldades técnicas. O principal requisito de trabalhar como nómada digital – a ligação à internet – é também a principal limitação. Wi-Fi fraco ou até inexistente passa de um pequeno inconveniente para a maioria das pessoas para uma verdadeira dificuldade de vida, com a internet a tornar-se vital para a sua subsistência. Isto significa também que nem todos os locais serão propícios ao seu estilo de vida;
  • Solidão. Esta é apontada como sendo a principal dificuldade pela maioria dos nómadas digitais. Uma vida de viagem e novas experiências também significa menos laços e “raízes” em certos locais. Por muito social que seja com novas pessoas, irá definitivamente, a certa altura, sentir a solidão de quem faz da vida uma viagem.

Como se tornar nómada digital

 

Se o seu sonho é trabalhar em viagem constante, cada novo dia uma nova aventura, pode tornar-se também um nómada digital, mas tenha em mente que a transição exige bastante adaptação, esforço e preparação para garantir a sua segurança, tanto pessoal como financeira.

 

Para começar, é importante destacar que certos cargos e competências adaptam-se melhor ao estilo de vida nomádico do que outros. Empregos criativos que requerem apenas um computador ou smartphone para trabalhar, como programador(a), designer, contabilista, criador(a) de conteúdos e gestor(a) de redes sociais, só para citar alguns, são mais fáceis de realizar em viagem constante, enquanto outros que têm uma componente mais social ou cooperativa, como por exemplo cargos de Recursos Humanos e gestor(a) de projetos, serão mais exigentes ao nível da sua presença física no local de trabalho e, portanto, menos propícios a nomadismo digital.

 

No entanto, se as suas competências e responsabilidades são adaptáveis e já tem um emprego fixo, não precisa necessariamente de se despedir para se dedicar à viagem. Pode começar por negociar com a sua entidade patronal um regime de trabalho remoto, dando as garantias necessárias de comprometimento com o trabalho e cumprimento de prazos. Se, por outro lado, já se integrou completamente na gig economy, já se apresentam as condições para se tornar nómada digital.

 

A partir daí, é necessário que reúna certos requisitos para poder começar a sua nova vida. Para começar, precisa de reunir o material de trabalho necessário, nomeadamente:

 

  • dispositivos móveis, como um computador portátil, um smartphone e/ou um tablet, dependendo das suas necessidades;
  • carregadores portáteis;
  • headphones com microfone que lhe permitam reunir com clientes ou colegas em qualquer lugar;
  • software de gestão que lhe permita organizar o seu trabalho e as suas contas;
  • um hotspot de Wi-Fi para que se possa ligar à internet em qualquer lugar.

Depois, deve também garantir que os seus documentos estão todos em ordem e devidamente atualizados para viajar. Terá, também, de manter algum tipo de morada fixa de forma a receber faturas, contas e todo o tipo de correio, seja uma morada sua, a de um familiar ou amigo ou um de diversos serviços que lhe podem alugar um endereço postal.

 

É inclusivamente recomendado, para sua estabilidade financeira, que prepare o seu projeto de nomadismo com alguma poupança antecipada, de forma a ter uma segurança adicional caso o seu fluxo de caixa seja abalado por alguma entrada tardia de capital. Terá também de fazer um budget de todas as despesas previstas de forma a que consiga equilibrar todos os gastos da vida em viagem com os seus ganhos.

 

Como o Jasmin lhe permite viver a vida de um nómada digital

 

Como já referimos, a base da vida de um nómada digital é a tecnologia e um software de gestão é uma componente essencial para a organização e controlo dessa vida para que tudo corra pelo melhor.

 

O Jasmin Software foi desenvolvido a pensar em todo o tipo de profissionais, já preparado para a evolução do trabalho moderno. Como tal, é o software de gestão ideal para os nómadas digitais, graças às suas funcionalidades pensadas à medida.

 

Sendo na cloud, o Jasmin permite-lhe aceder a toda a sua informação em qualquer lugar, adaptando-se na perfeição à sua vida em viagem, e permite faturação em todo o tipo de moedas, pelo que pode ter clientes de todo o mundo sem dores de cabeça. O Jasmin permite-lhe, também, consultar as suas informações de tesouraria, como os prazos médios de recebimento e pagamento, e seguir o cumprimento dos seus objetivos, pelo que pode gerir o seu budget com a segurança de que tem toda a informação completamente atualizada à distância de um clique.

 

Melhor ainda, o Jasmin é completamente gratuito para quem está a começar, pelo que pode apoiar-se na tecnologia potenciada pela Inteligência Artificial e Machine Learning sem qualquer custo inicial.

 

O Jasmin é para os nómadas. Experimente já e descubra por si todas as vantagens!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos