Gestão Pessoal

A importância de um software de gestão da construção na tomada de decisão

por Mariana Gomes | 8 July, 2020

A cada dia, é possível perceber como a tecnologia está a impulsionar métodos de trabalho, simplificando tarefas e processos. E uma indústria que está a ser fortemente impactada com a nova onda de tecnologia é a construção. Desde a utilização de software de gestão da construção para aceder a dados em tempo real, até ao uso de equipamento autónomo para melhorar a eficiência e a produtividade.

 

Trata-se de uma indústria cada vez mais moderna e integrada. E é com recurso a software de gestão da construção que se torna possível gerir uma grande quantidade de dados e informações importantes para o processo de decisão.

 

O facto é que a adoção de soluções de gestão impactam a produtividade e eficiência do negócio, agregando mais valor ao trabalho. Manter prazos, controlar orçamentos, atualizar e analisar documentos são tarefas que podem ser agilizadas com recurso a software de gestão da construção.

 

Por que usar um software de gestão da construção?

 

A verdade é que o setor da construção tem má reputação no que respeita à adaptação de novas tecnologias. De acordo com o relatório da McKinsey & Company, a indústria de construção era uma das indústrias menos digitalizadas. Em 2012, apenas 16% das empresas de construção utilizava software cloud.

 

Esta adaptação lenta ao digital resultou em hesitação na adoção de novas tecnologias por parte das empresas de construção. Contudo, é um facto que o software de gestão da construção cloud revolucionou totalmente todo o processo de construção.

 

Mas que tipo de benefícios específicos existem na adoção de software de gestão da construção?

Quais as vantagens de utilizar software de gestão da construção?

 

  1. Melhor gestão do projeto e do tempo

Muitas vezes, os atrasos nos projetos de construção são inevitáveis. Isto acontece, porque estes projetos envolvem todos os aspetos, desde gestão de mão de obra, fornecedores, clientes e recursos materiais.

 

As soluções de gestão cloud apresentam o benefício de controlo de todos estes aspetos do projeto. Desde a comunicação, com a facilidade de partilhar informações em tempo real, até aos processos mais administrativos, o que viabiliza que o profissional tome decisões com mais confiança, a partir de uma visão macro do negócio.

 

Além de uma gestão global do projeto, o software cloud permite otimizar a gestão de tempo e evitar erros desnecessários. E com software de gestão da construção é mais fácil manter uma visão panorâmica do projeto e em que etapa se encontra a determinado momento.

 

  1. Controlo de custos e eficiência

A utilização de software de gestão da construção oferece a possibilidade de aproximar as previsões de gastos ao orçamento lançado como objetivo inicial.

 

As soluções cloud permitem manter um controlo e monitorização constante dos gastos. Assim, é mais simples identificar as áreas onde o orçamento corre o risco de ser excedido e realizar um melhor planeamento.

 

Além disso, o software cloud ajuda a evitar erros de faturação e algumas destas soluções oferecem, até, várias opções de pagamento, tornando-se mais flexíveis.

 

  1. Maior flexibilidade e acessibilidade

Um dos principais benefícios dos software de gestão da construção é o facto de melhorarem a colaboração e aumentarem a flexibilidade. É possível importar dados facilmente, partilhar informação relevante e aceder a todos os documentos, tudo em tempo real e num só local. O acesso a estes documentos permite tomar decisões estratégicas a respeito da construção.

 

Com software cloud, não é obrigatório estar no escritório ou num computador. Este tipo de software pode ser acedido em qualquer dispositivo móvel, a qualquer hora e em qualquer local. Seja no escritório, em casa ou na obra.  

 

Essa tecnologia economiza tempo e fornece a flexibilidade necessária para um setor que está em constante movimento.

 

  1. Uso de uma visão global e estratégica do negócio

A tecnologia facilita a obtenção de orçamentos e prazos mais precisos, a previsão de atrasos e o cálculo de materiais necessários e outros recursos utilizados.

 

Tudo isto envolve uma visão estratégica do projeto, tendo em conta que estes fatores devem ser pensados em conjunto, visto que influenciam o decorrer do processo de construção. Assim, ao acompanhar em tempo real todos os aspetos envolventes no negócio, tem a capacidade de obter informação fidedigna para a posterior tomada de decisão. 

 

  1. Oferta de relatórios precisos

O acompanhamento da obra, a análise de resultados financeiros e a identificação de falhas e desperdícios depende de informações precisas e viáveis. É aqui que entra a necessidade de apostar num software de gestão que oferece relatórios detalhados, com métricas relevantes e de fácil análise. Com o panorama necessário para tomadas de decisão mais assertivas, a eficiência do projeto está garantida.  

 

  1. Maior segurança nas informações

A preocupação em relação ao acesso indevido aos dados ou ao roubo/encriptação da informação é cada vez maior. No entanto, soluções de software cloud tendem a estar mais atualizadas e a oferecer níveis de proteção elevados contra este tipo de ataques, garantindo assim maior segurança.

 

  1. Integração com outros sistemas

Além da versatilidade que caracteriza o software cloud, estas soluções disponibilizam, muitas vezes, integração com outro tipo de soluções, como é o caso do Jasmin Software que integra com mais de 1.000 aplicações e sistemas para uma otimização da gestão da construção. Desde Gestão de Projetos, CRM, Gestor de produção e Website.

 

Jasmin, a solução de gestão ideal para o seu negócio de construção

 

O Jasmin é um software de gestão cloud que não depende de qualquer instalação no computador e oferece acesso imediato em qualquer lugar e a qualquer altura, em vários dispositivos móveis.

 

E escolher um software de gestão para um negócio não é simples. Mas o Jasmin é um software de gestão ideal para o setor da construção que garante total segurança dos dados, grande flexibilidade e acessibilidade, além de responder a todos os requisitos legais e fiscais.

 

Com o Jasmin pode acompanhar resultados em tempo real e ainda prever evoluções futuras, através do recurso a sistemas de Inteligência Artificial. Nenhum aspeto do negócio fica esquecido e a visão global do negócio fica garantida para que possa tomar melhores decisões estratégicas.

 

Experimente o Jasmin gratuitamente e dê um passo em frente na evolução do seu negócio de construção.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos