Tecnologia

Construção 4.0: a nova realidade com o digital, a IoT e a Cloud

por Mariana Gomes | 11 July, 2019

É possível digitalizar o setor da construção? A verdade é que este setor, que tem sido alvo de um crescimento acentuado nos últimos anos, pode beneficiar com a utilização de novas tecnologias.

Chega, então, a Construção 4.0, que deriva da Indústria 4.0, e assenta na digitalização dos processos, integrando um conjunto de tecnologias digitais e equipamentos capazes de otimizar a construção.

 

Este boom que o setor de construção tem verificado obriga as empresas a criar uma maior capacidade de resposta e de inovação. Este é um dos setores menos digitalizados do mundo e a tecnologia tem capacidade de contribuir para a competitividade destas empresas, para que possam aproveitar a dinâmica do mercado atual e melhorar os seus negócios.

 

Assim, a transformação digital chegou para mudar o paradigma da construção e o modo de atuação no mercado. Com ela, são introduzidas tecnologias como a Internet of Things e a cloud, que vêm facilitar a gestão das obras, com benefícios na eficiência e na produtividade.

 

Vantagens da Construção 4.0

 

A inovação requer adaptações nos processos das empresas, para que seja possível gerar mais valor. Desta forma, é possível aumentar a faturação, aceder a novos mercados e reduzir o tempo de conclusão da obra.

 

Para inovar, é necessário apostar em soluções tecnológicas, que impulsionam a Construção 4.0. Fornecer aos profissionais deste setor ferramentas e informações constantes em tempo real, oferece vantagens como:

 

  • Rápido acesso à informação – Atualmente é possível aceder a toda a informação necessária, através de uma simples ligação à internet. Desde qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, é possível controlar stocks de materiais ou consultar projetos.
  • Aumento da produtividade – A tecnologia, além de facilitar a partilha de informação, permite analisar diversos fatores da obra, auxiliando na tomada de decisão. Assim, torna-se mais fácil evitar falhas ou atrasos, acelerando a produtividade e, simultaneamente, reduzindo os custos.
  • Diminuição de erros e falhas – Com a utilização de tecnologias, como sensores, câmaras ou drones, é possível acompanhar em tempo real o estado da obra, permitindo otimizar os processos de construção.
  • Redução de custos – Em consequência do aumento da produtividade e da diminuição de falhas, a rentabilidade aumenta e os profissionais conseguem reduzir os custos associados a toda a construção.

 

Como é que a IoT está a afetar a indústria da construção?

 

Todas as pessoas já ouviram falar, em algum momento, do conceito IoT, “Internet of Things” ou “Internet das Coisas”. Este conceito refere-se à conexão digital de objetos, que estão permanentemente ligados à internet, sendo capazes de comunicar entre si. Esta conectividade torna os objetos mais eficientes, com atributos complementares.

E o setor da construção pode beneficiar com as vantagens que a IoT oferece: 

 

Segurança

 

Um dos maiores desafios do setor da construção é a segurança. Antes desta grande transformação tecnológica, era necessário enviar um trabalhador para confirmar algo no processo da obra. Agora, com a utilização de IoT, é possível saber a localização exata de, por exemplo, algum material necessário. Além disso, torna-se possível notificar cada trabalhador sobre riscos ou ambientes perigosos, como, por exemplo, ao monitorizar a qualidade do ar. Esta tecnologia não só previne que os trabalhadores sejam expostos a condições perigosas, mas detetam estas condições antes que aconteçam.

 

Operações remotas

 

A IoT ajuda, entre outras coisas, no desempenho ou a resolver problemas. Permite saber o que está a acontecer em cada etapa do processo de construção, em tempo real.

 

Manutenção e reparo de equipamentos

 

A tecnologia permite que os equipamentos transmitam informação acerca do seu estado e da necessidade de reparações. Assim, reparar equipamentos antes que estes se tornem inutilizáveis é uma vantagem que ajuda a reduzir erros, custos e a aumentar a produtividade.

 

Building Information Modeling (BIM) ou Modelo da Informação da Construção

 

BIM é uma das muitas características da IoT que facilita o processo integral de construção, ao permitir criar modelos 3D de uma obra. Há alguns anos, o planeamento de uma obra implicava planos construídos manualmente, que se tornavam difíceis de alterar. Com esta tecnologia, as alterações são rápidas de efetuar e o modelo é mais preciso.

 

Com este sistema, os planos de arquitetura, eletricidade, estrutura, engenharia, canalização ou aquecimento, que eram criados separadamente, estão reunidos num só plano. Isto ajuda a encontrar erros e a reduzir problemas no processo de construção.

 

A IoT tem a capacidade de transformar o mercado e tornar as indústrias mais eficientes, impulsionando a Construção 4.0. Na construção, a aplicação desta tecnologia ajuda a acompanhar o estado das obras e de todos os fatores com impacto nos resultados finais.

 

Quais são os benefícios da tecnologia cloud no setor da construção?

 

Tendo em conta que a construção é uma das indústrias menos digitalizadas do mundo, existem diversos benefícios do uso de tecnologia cloud. Alguns dos mais populares são:

 

  • Flexibilidade
  • Segurança
  • Mobilidade
  • Acessibilidade

 

A elevada mobilidade na gestão da obra e o acesso a dados e informações a partir de qualquer dispositivo são duas das vantagens de ajudam a fazer crescer o negócio. Desde qualquer lugar e a qualquer hora a partilha de dados é possível. Além disso, existe a possibilidade de analisar estes dados, que estão guardados na cloud.

 

Jasmin Software: Um grande aliado na era da Construção 4.0

 

O Jasmin ajuda-o a dar o primeiro passo na transformação digital do seu negócio. Pensado para empreendedores, startups e PME, o Jasmin garante automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.

Por ser 100% cloud, o Jasmin permite-lhe ter sempre informação precisa e acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. É um software cloud rápido a faturar, gerir compras e inventário. Permite também controlar a tesouraria, responder às obrigações fiscais, monitorizar a evolução do negócio e dos indicadores de gestão.

Prepare-se para a transformação digital. Com o Jasmin, o futuro é agora. Experimente grátis durante o primeiro ano.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos