Tecnologia

Como o business intelligence beneficia as empresas

por Mariana Gomes | 15 Julho, 2020

 

Business Intelligence – ou Inteligência Empresarial – centra-se no processo de recolha, organização, análise, monitorização e partilha de informações que conferem suporte à gestão do negócio.

 

Com o avanço da tecnologia e as consequências dessa transformação, o cenário dos negócios tornou-se muito mais competitivo. Assim, surgiu a necessidade de encontrar uma forma mais inteligente e produtiva de tomar decisões empresariais, que funcione de forma escalável.

 

Esta nova forma é conhecida, hoje, como Business Intelligence. Descubra, neste artigo, como pode usar na sua empresa para a tornar mais inteligente.

 

O que é Business Intelligence?

 

Transformar dados brutos em informações significativas e úteis, com a finalidade de gerir o negócio de forma eficiente, com o auxílio de um conjunto de técnicas e ferramentas, é a base do conceito de Business Intelligence.

 

Essencialmente, o Business Intelligence é usado na tomada de decisão de uma grande variedade de negócios. Desde decisões básicas de operações, a decisões estratégicas de negócios, que podem envolver objetivos específicos e determinadas prioridades.

 

O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Esta interpretação é mais efetiva quando o Business Intelligence é combinado a dados procedentes do mercado. Ou seja, a organização monitoriza dados externos com dados de fontes internas, como dados financeiros ou mesmo operacionais.

 

Esta combinação de dados internos e externos oferecem um cenário mais completo do negócio.

 

A grande quantidade de dados ajuda a identificar, desenvolver e criar estratégias de negócio, identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia baseada em dados recolhidos. Esta é uma técnica eficaz para promover a vantagem competitiva no mercado, alcançando a estabilidade a longo prazo.

 

Apesar de depender de soluções de software avançadas, de modo a entregar todo o valor possível, o Business Intelligence vai muito além disso, alinhando três pilares essenciais:

 

  1. Recolha de dados

 

São analisadas todas as operações e todos os aspetos do negócio, de forma a determinar os pontos-chave para dinamizar o negócio, como a produtividade ou as oportunidades de mercado.

 

  1. Processamento e análise

 

Todos os dados recolhidos são organizados e analisados para facilitar a tomada de decisão.

 

  1. Monitorização

 

Após tomadas as decisões com base nos dados analisados, os resultados são monitorizados.

 

O que são as ferramentas de business intelligence (BI)?

 

As ferramentas de Business Intelligence são soluções de software de aplicação que recolhem e processam uma grande quantidade de dados não estruturados. Estes dados podem surgir de fontes internas ou externas. Estas fontes incluem documentos, livros, revistas, relatórios, registos médicos, imagens, emails, vídeos ou outras fontes de informação.

 

O Business Intelligence oferece, assim, uma forma de obter dados para encontrar informações através de consultas.

 

As tecnologias BI fornecem aos gestores, além de uma visão atual e de uma visão do histórico das operações de negócios, possíveis previsões de resultados.

 

As funções essenciais do BI são:

 

  • Relatórios
  • Processos de análise online
  • Exploração de dados
  • Processamento de eventos complexos
  • Gestão de desempenho dos negócios
  • Benchmarking
  • Análises preditivas

 

Atualmente já são encontradas no mercado soluções de software de Business Intelligence. Estes programas fornecem relatórios ou gráficos elaborados para auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas.

 

Porquê usar Business Inteligence na gestão do seu negócio?

 

As ferramentas de Business Intelligence conferem o poder de acelerar e melhorar a tomada de decisões. Ao mesmo tempo, com a utilização de tecnologias BI é possível aumentar a eficiência operacional, identificar novas oportunidades de lucro, tendências de mercado e reconhecer novas oportunidades de negócio.

 

Por exemplo, com o BI é possível identificar:

 

  • Os clientes que mais compraram
  • Em que altura compraram
  • Os clientes que geraram maior rentabilidade

 

Com este tipo de dados, é possível tomar decisões de negócio mais inteligentes e acertadas, de modo a aumentar a eficiência e rentabilidade do negócio.

 

Gestão eficiente de informações

 

Com o auxílio de ferramentas de Business Intelligence, todos os dados relevantes para um negócio estão disponíveis em dashboards que facilitam a tomada de decisão.

 

Otimização e simplificação de processos

 

Devido à disponibilidade de dados conferida pela tecnologia BI, as empresas conseguem promover uma grande otimização de processos de forma mais rápida e direta.

 

Identificação de oportunidades

 

Com o auxílio dos insights que o BI oferece aos negócios, torna-se mais simples encontrar falhas e, ao mesmo tempo, oportunidades no mercado.

 

Prevenção de riscos

 

Da mesma forma que a análise de dados pode ser usada para tomar decisões inteligentes e identificar oportunidades de mercado, estes dados podem ajudar a prever erros e falhas. Este aspeto permite tomar decisões preventivas que minimizem os riscos futuros.

 

Além destas vantagens, o Business Intelligence proporciona outros benefícios evidentes:

 

  1. Ajuda a conhecer o negócio
  2. Facilita o acesso e partilha de informações que suportam a gestão
  3. Permite realizar análises em tempo real
  4. Oferece resultados concretos e certos
  5. Possibilita respostas rápidas a erros, oportunidades ou falhas
  6. Permite obter informações valiosas sobre comportamentos de clientes, compras ou vendas.

 

Aposte na inteligência de negócio e tome decisões acertadas

 

Gerir um negócio de forma eficiente implica tomar as melhores decisões. A inteligência de negócio não só depende da capacidade e know-how dos gestores, como do suporte de tecnologias, como soluções de gestão.

 

O Jasmin, um software de gestão na cloud, utiliza a Inteligência Artificial e o Machine Learning para oferecer todas as informações fundamentais para perceber o estado da sua empresa. Estas informações incluem análises preditivas que lhe permitem saber para onde caminha o seu negócio e, assim, tomar as decisões certas para alcançar o sucesso.

 

Este software de gestão interpreta os principais dados da sua empresa e apresenta-os como insights sobre o desempenho atual, prevendo também a evolução futura, com base no seu histórico passado.

 

Além destas vantagens, o Jasmin é grátis para quem está a começar. Experimente o Jasmin Express de forma gratuita e tome decisões inteligentes e apoiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos