Fiscalidade e Contabilidade

7 serviços de contabilidade que pode oferecer para o seu negócio crescer

por Mariana Gomes | 16 October, 2019

Os pequenos negócios têm um papel preponderante na economia. No entanto, a maioria deles não tem a capacidade para ter uma pessoa expert em finanças/contabilidade a tempo inteiro. E muito ganhariam com o suporte e know how nesta área.

 

Para serem bem sucedidos, estes pequenos negócios necessitarão, impreterivelmente, destas habilidades. Assim, surge uma oportunidade para os contabilistas se assumirem como o diretor financeiro nas empresas suas clientes, combinando os seus conhecimentos práticos com software de gestão cloud e com uma análise de dados avançada do negócio. 

 

E, de forma a alcançarem este novo papel, os contabilistas têm de se focar em rentabilizar e valorizar o seu expertise – serem mais proativos e acrescentar valor através de serviços de contabilidade como o aconselhamento financeiro.

 

Chegou a altura das empresas de contabilidade diversificarem os seus serviços. O uso estratégico da tecnologia e o foco num ideal de inovação e otimização oferece ao contabilista a oportunidade de ter uma visão mais alargada do negócio.

 

Que serviços de contabilidade pode oferecer aos seus clientes?

 

1. Gestão financeira

 

Uma boa gestão financeira permite saber o estado da tesouraria em tempo real e fazer uma previsão da evolução futura. No mercado atual, as empresas precisam de conseguir fazer evoluir os seus negócios. Esta evolução acontece através de uma boa gestão financeira, com a redução de erros e maximização de lucros.

 

Com a evolução tecnológica, torna-se mais fácil conseguir uma gestão financeira eficaz. Este processo passa por otimizar os recursos financeiros ao dispor. Assim, é importante perceber onde e como se pode investir, que oportunidades existem e quais são os prazos, de forma a manter o saldo positivo. Caso contrário, é importante encontrar formas para lidar com uma crise.

 

Este serviço de gestão financeira complementa o trabalho contabilístico já executado: a contabilidade foca-se no desempenho económico do negócio e a gestão financeira vem complementar, focando-se no desempenho financeiro, numa perspetiva mais estratégica.

 

2. Planeamento fiscal e financeiro

 

Aliar o know-how ao planeamento estratégico é uma solução eficaz para ajudar os seus clientes a conquistar os seus objetivos financeiros.

 

O planeamento fiscal e financeiro implica tarefas simples, como:

 

  • Organizar sessões de planeamento;
  • Ajudar a desenhar o plano financeiro do seu cliente para o ano que se aproxima.

 

Isto pode ser feito presencialmente e acontece uma vez por ano. Esta estratégia permite criar uma relação de confiança com o cliente, garantindo assim um atendimento personalizado.

 

Da mesma forma, se o contabilista desenvolver alguns KPIs (Key Performance Indicators), está a ajudar os seus clientes a manter em ordem o progresso dos seus objetivos financeiros. Ao mesmo tempo, o contabilista pode partilhar relatórios, para os seus clientes conseguirem acompanhar o que está a acontecer em tempo real. Assim, consegue manter o contacto com os seus clientes e desenvolver um trabalho diversificado e flexível.

 

3. Oferecer serviços como diretor financeiro

 

Aproveite as vantagens que as novas tecnologias oferecem. Aposte na tecnologia cloud que está, cada vez mais, a aumentar a produtividade e a automatizar várias tarefas contabilísticas. O contabilista ganha, assim, a possibilidade de ser tornar um verdadeiro diretor financeiro dos seus clientes, auxiliando na tomada de decisões mais rápidas e conscientes.

 

Esta mudança de paradigma permite-lhe executar as tarefas rotineiras, que requeriam demasiado tempo de trabalho, de forma mais eficiente e, na maioria dos casos, totalmente automática. E ter a capacidade e disponibilidade de prestar serviços de contabilidade mais valiosos para as empresas, como o aconselhamento financeiro.

 

Além disso, a tecnologia cloud garante maior segurança, flexibilidade e acessibilidade. Os dados estão disponíveis em qualquer dispositivo, em qualquer altura e em qualquer lugar. Este novo cenário permite oferecer serviços desde qualquer localização, assumindo, assim, o papel de estratega financeiro dos seus clientes.

 

4. Consultoria empresarial

 

Cada vez mais, as empresas estão à procura de conselhos de negócio, para aumentar a produtividade e a eficácia. A maioria das empresas de contabilidade foca-se em serviços de contabilidade básicos. Mas a procura por estes é cada vez menor. Com o avanço da tecnologia, estes serviços básicos são realizados de forma automática.

 

O contabilista ganha, assim, a possibilidade de se focar em novas estratégias, tornando-se o diretor financeiro dos seus clientes. Este papel que o contabilista assume facilita o apoio à decisão do cliente, o reporte e análise de negócio em tempo real e o contacto constante, a partir de qualquer localização.

 

O contabilista, como conselheiro, auxilia os clientes a tomar decisões mais rápidas e eficientes. A partilha de informação em tempo real passa a ser uma realidade e permite ter uma visão precisa da condição financeira do seu cliente.

 

5. Processamento de pagamentos/salários

 

O processamento de salários é uma tarefa mensal de todas as empresas. Pode ser complexa e morosa, especialmente se for realizada manualmente. Este processo engloba alguns aspetos como os dados da pessoa em questão, o número de dias úteis do mês, as contribuições ao Estado, o mês de processamento, o salário líquido e ilíquido ou os subsídios.

 

Atualmente, o processamento de salários é automático e permite que o contabilista consiga processar diversos clientes sem o trabalho intensivo que esta tarefa requeria.

 

Esta transformação permite oferecer um serviço competitivo e, ao mesmo tempo, gerar receitas. A mudança de paradigma está assente em modelos de automatização e simplificação de processos, cujo objetivo é garantir a mobilidade e o acesso à informação em tempo real.

 

A utilização de tecnologias cloud para o processamento de salários, permite ao contabilista personalizar o serviço para acompanhar as necessidades específicas de cada cliente.

 

6. Serviços de contabilidade forense

 

Com o know-how aliado à capacidade de investigação, o contabilista tem a capacidade de oferecer serviços de contabilidade forense.

 

Os profissionais de contabilidade forense são especialistas na quantificação de danos e conseguem ajudar as empresas a implementar medidas de controlo que reduzem risco de fraude e danos à sua reputação.

 

Com este serviço, pode ajudar o seu cliente a acompanhar a legalidade dos seus negócios, a preparar extratos financeiros para investidores e a protegê-los de fraude. Esta é uma forma importante de aumentar o valor dos seus serviços de contabilidade.

 

7. Análise contabilística em tempo real

 

Não é novidade que empresas que usam tecnologia cloud têm a capacidade de prestar serviços mais precisos e eficientes, garantindo maior segurança dos dados. Esta tecnologia facilita a realização das mais variadas tarefas, incluindo a análise contabilística.

 

Além disso, é possível partilhar relatórios em tempo real e aceder a ferramentas de análise que ajudam a ter uma visão clara da condição financeira do seu cliente. O contacto constante está assegurado e, com apenas um clique, pode produzir relatórios e propostas de melhoria, emitir faturas e lançar despesas, a qualquer altura e em qualquer lugar.

 

O contabilista tem a responsabilidade de acompanhar os documentos contabilísticos, como faturas, comprovativos de transferência ou extratos bancários, com o objetivo de realizar um balanço do património da empresa. Assim, uma análise contabilística eficaz tem a capacidade de controlar o avanço do negócio.

 

O Jasmin Software é um aliado no crescimento do seu negócio

 

O Jasmin assume-se como um software de gestão 100% cloud, que pretende ajudar no impulsionamento de diferentes áreas de negócio. 

 

O Jasmin permite trabalhar todas as áreas desde a faturação, despesas, inventários, compras e tesouraria, em qualquer lado e em conjunto com o escritório de contabilidade.

 

Além disso, este software conta com inteligência artificial que apoia os gestores na análise da informação e na tomada de decisão. Com poderosas ferramentas de análise de informação e com um dashboard de negócio completo do Jasmin, a gestão de todas as áreas de uma empresa é feita de forma totalmente online.

 

Experimente já o Jasmin Express! É grátis e é o parceiro que o seu negócio precisa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos