Negócios

10 ideias de negócio na área da tecnologia para implementar agora

por Mariana Pimentel | 8 September, 2023

Se está a pensar começar um negócio de sucesso que envolva tecnologia, certamente já procurou ideias de negócio online. Mas não desespere mais! Neste artigo temos 10 sugestões para si.

 

Por onde começar?

 

Basta pensar que as empresas mais bem sucedidas do mundo são aquelas que partiram de ideias de negócio tecnológicas – a Apple, Google, Microsoft, Samsung, etc – para perceber que é uma excelente opção começar um negócio que envolva tecnologia.

 

O que falta é a ideia. Essa é a semente do empreendedorismo. A questão mais pertinente que se coloca é: como ter, planear e implementar uma ideia de negócio inovadora, disruptiva e lucrativa? A resposta está na tecnologia. Mas o que é um negócio tecnológico?

 

Negócios tecnológicos: o que são?

 

Os negócios tecnológicos envolvem o fornecimento de produtos e serviços que têm aplicações em vários setores. A sua essência baseia-se na pesquisa, desenvolvimento e distribuição de produtos baseados em tecnologia. Isso inclui empresas que fabricam produtos eletrónicos (como a Apple), empresas que criam software (como o Jasmin), ou empresas que fornecem serviços relacionados à tecnologia da informação (como o Google) e muito mais.

 

10 ideias de negócio na área da tecnologia

 

1.      Food tech

Food Tech — é a fusão das palavras comida e tecnologia — envolve negócios que utilizam tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), big data ou Inteligência Artificial (IA), para transformar a indústria agroalimentar num setor moderno, sustentável e eficiente em todas as suas etapas – desde o preparo dos alimentos até à sua distribuição e consumo.

 

Esses projetos podem envolver soluções para combater o impacto do crescimento populacional e as suas repercussões na segurança alimentar, a digitalização da sociedade, os efeitos das mudanças climáticas, a falta de recursos naturais, o desperdício de alimentos ou o impacto ambiental da produção de alimentos.

 

2.      Web design

Uma das ideias de negócio que nunca vai passar de moda é o web design. E isso acontece, porque a maioria dos negócios precisa de um website profissional e bem estruturado que assegure a boa imagem e reputação da empresa, sempre de acordo com o brand.

Web design, na verdade, engloba uma grande variedade de necessidades: design gráfico, interface design, copywriting, UX design e SEO.

 

3.      Robotics

Robótica é um termo genérico que engloba engenharia mecânica, engenharia eletrónica, engenharia da informação, ciência da computação e outras disciplinas relacionadas. O objetivo da robótica é criar máquinas que possam agir e reagir a estímulos sensoriais.

 

4.      Content automation 

Com o conteúdo e as redes sociais a conquistarem a sua posição nos planos de marketing de muitas empresas, o software de automação de conteúdo pode ser uma grande oportunidade para empreendedores no mundo da tecnologia.

 

5.      Podcasting

Se tem estado a prestar atenção às inovações na área do conteúdo nos últimos anos, provavelmente está ciente da popularidade explosiva dos podcasts.

 

Cada vez mais pessoas consomem conteúdo em movimento – e os audiobooks e podcasts estão na vanguarda disso.

 

6.      E-commerce

O e-commerce é outra das ideias de negócio que já existe há algum tempo, mas ainda tem potencial de crescimento, especialmente agora que os hábitos de compras estão assentes no online.

 

Se tem uma ideia para uma loja de comércio online, pode começar já no conforto da sua casa. E se não tem ideias de novos produtos, não se preocupe: o dropshipping, por exemplo, permite que iniciar um negócio com produtos pelos quais não é responsável pelo armazenamento ou envio.

 

7.      Publicação de e-books

Um e-book é um livro disponibilizado em formato digital. Se está confortável na área dos conteúdos, há um mercado crescente para livros publicados online. As empresas estão, cada vez mais, a criar e-books como forma de comercializar a sua marca e aspirantes a autores de ficção e não-ficção publicam e-books como forma de alcançar mais clientes e aumentar o número de leitores.

 

8.      Online teaching

É fluente em alguma língua estrangeira? Tem um talento nato para os números? É expert na cozinha? Então fique a saber que pode ganhar dinheiro ao partilhar o seu conhecimento e experiência online. Já existem serviços online nos quais é possível criar as suas próprias aulas online, vendê-las aos alunos e ensinar toda a aula online.

 

9.      Search Engine optimization consultant

O Google ainda é uma parte essencial das estratégias de marketing de muitas empresas. É por isso que entra nas nossas ideias de negócio para implementar ainda em 2022. Hoje, é essencial aparecer nos principais resultados na pesquisa do Google para palavras-chave relacionadas ao negócio. Isto significa que estas empresas precisam de alguém especializado em otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO.

 

Algumas empresas contratam pessoas especializadas em SEO, mas muitas organizações também trabalham com freelancers ou agências terceirizadas para implementar uma estratégia de SEO.

 

10.  Social Media consultant

Se está totalmente à vontade com redes sociais, pode trabalhar com empresas para ajudá-las a gerar likes, partilhas, seguidores, comentários, cliques e muito mais como profissional de marketing de redes sociais. Nesta função, o objetivo é ajudar empresas a planear os seus conteúdos para redes sociais e a fazer a sua gestão para contribuir para a construção da marca.

 

Além disso, o custo inicial para ser um profissional de marketing de redes sociais é mínimo e pode ser feito no conforto da sua própria casa. Mas certifique-se de que está sempre atento às novas tendências e plataformas e não se esqueça de aprimorar suas habilidades em social media.

 

Implemente as suas ideias de negócio e comece com o pé direito

Embarcar numa grande aventura como a criação de um negócio poderá ser algo bastante desafiante, pelo que todas as ferramentas que ajudem a facilitar o percurso são bem-vindas. E é aqui que entra o Jasmin.

 

Independentemente da área do seu novo negócio, o Jasmin Software tem a solução certa para o seu mercado! Este software de gestão cloud e certificado, foi desenvolvido para pessoas ou pequenas empresas que pretendem trabalhar de forma autónoma e cumprir com todas as obrigações fiscais, mantendo os processos administrativos atualizados e seguros.

 

Ainda para mais, o Jasmin é completamente gratuito até atingir os 30.000 € de faturação, pelo que pode arrancar com o negócio sem esse custo acrescido e beneficiar das várias vantagens que fazem toda a diferença para atingir o sucesso!

 

Comece o seu negócio com o pé direito e experimente o Jasmin gratuitamente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos