Negócios

Entrega ao domicílio: como gerir parceiros e custos

por Duarte Oliveira | 5 January, 2022

Se para muitos a ida a um restaurante representa uma forma de fugir da rotina e de provar uma gastronomia diferente, existem outras pessoas que preferem usufruir das refeições no conforto das suas casas, colocando uma importância crescente na oferta de serviços como o take-away ou a entrega ao domicílio.

 

Para permitir uma maior comodidade a quem prefere esta forma de consumo, os serviços de entrega ao domicílio começaram a ganhar popularidade há já alguns anos.

 

No entanto, foi em pleno período de pandemia que este serviço ganhou especial relevância. Procurando continuar a usufruir das refeições dos seus restaurantes preferidos, mesmo em período de confinamento, muitos consumidores descobriram a mais-valia de receber as refeições sem necessitarem de sair de casa.

 

Com esta nova tendência, muitos restaurantes sentiram a necessidade de apostar neste serviço de conveniência e passaram a realizar as suas próprias entregas ou a apostar em parceiros que executassem este serviço.

 

Se está a ponderar iniciar a distribuição das refeições do seu restaurante, conheça algumas dicas para gerir os parceiros e custos e manter a sua logística otimizada.

 

Quais as vantagens de usar um parceiro para entrega ao domicílio?

 

Se em alguns casos a opção foi estabelecer a própria distribuição, muitos outros negócios optaram por recorrer a uma rede de parceiros para realizar esta entrega.

 

Ao selecionar este tipo de plataformas, as empresas podem beneficiar das seguintes vantagens:

 

  • Facilidade no início de operação – Iniciar a distribuição ao domicílio obriga a realizar um investimento em equipamento e veículos. Ao adotar um parceiro, toda a rede de distribuição e tecnologia está já estabelecida, permitindo acelerar o início da entrega das refeições.
  • Usufruir de uma plataforma tecnológica já estabelecida – Muitas das empresas de entrega ao domicílio já dispõe de aplicações dedicadas à encomenda e processamento de refeições, permitindo um contacto mais rápido e direto com o cliente-
  • Possibilidade de chegar a novos clientes – Integrando uma plataforma com um número alargado de clientes, é possível chegar de imediato a um público novo, permitindo angariar novos clientes.
  • Centralização dos pedidos – Com os pedidos a chegarem através de uma plataforma, existe um registo constante de todos os pedidos, garantindo uma gestão mais simplificadas das encomendas.

 

Que cuidados deve ter para otimizar a relação com os parceiros?

 

Ao iniciar a entrega ao domicílio das suas refeições, existem alguns cuidados que deve ter para manter uma boa gestão da sua operação e dos seus parceiros.

 

Decida com quantos parceiros pretende trabalhar

 

Comece por analisar a área de influência do seu restaurante e perceba quais são as plataformas disponíveis para entregar ao domicílio.

 

Depois, avalie a sua capacidade de resposta e perceba se pretende iniciar com apenas um parceiro ou se pretende disponibilizar as suas refeições em várias plataformas.

 

Quanto menos parceiros usar mais simples será operacionalizar a entrega, no entanto poderá chegar a mais clientes se utilizar diversas plataformas.

 

Comece com uma oferta pequena

 

De forma a simplificar o início da sua operação e perceber quais são as melhores plataformas para trabalhar, comece por disponibilizar apenas os pratos mais populares do seu restaurante e vá alargando consoante a sua capacidade de resposta.

 

Confirme se o seu restaurante está listado nas categorias corretas

 

Ao escolher o que pretendem comer, os clientes percorrem os menus da aplicação selecionando o tipo de comida que pretendem.

 

De forma a garantir que está no lugar certo, à hora certa nas aplicações de entrega ao domicílio, verifique com frequência se o seu restaurante está a ser exibido nas categorias correspondentes ao tipo de refeições que serve.

 

Crie zonas de levantamento para os seus parceiros

 

Para acelerar a entrega das encomendas aos seus parceiros, crie uma zona específica para que estes possam levantar os seus pedidos.

 

Se trabalha com vários fornecedores, é também importante que tenha os processos bem definidos para que os pedidos sejam satisfeitos por ordem de chegada e respeitando os requisitos de cada plataforma.

 

Tenha cuidado com o embalamento das suas refeições

 

Uma vez que não terá controlo na forma como as suas refeições serão entregues, é importante que tenha o máximo de cuidado no seu embalamento, de forma a que a comida chegue nas melhores condições aos seus clientes.

 

Monitorize os níveis de desempenho das entregas

 

Acompanhe com frequência os indicadores de desempenho das entregas fornecidos pelos seus parceiros para saber se os pedidos estão a ser entregues com sucesso.

 

Verifique também com regularidade as avaliações dadas ao seu restaurante para que possa identificar possíveis problemas com o embalamento ou a qualidade das refeições que está a entregar aos seus clientes.

 

Como escolher os melhores parceiros para o seu negócio?

 

Existem no mercado várias empresas a fornecer o serviço de entrega ao domicílio. No entanto, é importante que seja criterioso na escolha dos seus parceiros para garantir a máxima qualidade de serviço.

 

De forma que faça a melhor escolha, estas são alguns cuidados que deve ter na seleção:

 

  • Verifique avaliações e opiniões de outros restaurantes para perceber a fiabilidade e qualidade de serviço das diversas plataformas, tanto em tempo de entrega como na comunicação com o cliente.
  • Faça um pedido em cada um dos parceiros de entrega ao domicílio de forma a conhecer a experiência de compra do cliente e conhecer todo o processo desde a encomenda até à receção da refeição.
  • Informe-se de todos os custos e taxas cobrados pelo parceiro para efetuar o serviço de entrega e faça contas para perceber a sua viabilidade.
  • Analise a estrutura do seu negócio e identifique que equipamentos e consumíveis terá de adquirir e o que terá de mudar ou adaptar para dar integrar este novo serviço.

 

Com cada vez mais consumidores a optar pelo serviço de delivery (ou entrega ao domicílio) para beneficiar das suas refeições preferidas em casa ou no trabalho, esta é uma tendência que deve avaliar e perceber se se adapta ao seu negócio.

 

Simplifique a gestão do seu restaurante e dos serviços de entrega ao domicílio

 

Qualquer restaurante que aposte nos serviços de entrega ao domicílio tem ainda a preocupação acrescida com a gestão logística e as vendas em vários canais. É, por isso, essencial ter as ferramentas certas para gerir todos os canais de venda de forma centralizada. E isso já é possível!

 

Com um POS ideal para negócios de restauração que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada de pontos de venda, deixa de se preocupar com as dores de cabeça da gestão de caixa, faz a gestão de salas, mesas e pedidos num único local, além de gerir também de forma ágil os artigos e preços.

 

O Jasmin garante:

 

  • Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online;
  • Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo;
  • Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline;
  • Otimização da gestão de mesas e pedidos;
  • Controlo eficiente das compras e dos stocks;
  • Flexibilidade na definição de preços;
  • Rigor na gestão de caixa;
  • Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais;
  • Integração com outras plataformas;
  • Informação de apoio à gestão do negócio.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais artigos