Negócios

Abertura de restaurante: tudo o que precisa para ter um negócio de sucesso

por Mariana Pimentel | 20 July, 2022

Um restaurante é como qualquer outro negócio (com a vantagem adicional de boa comida): é preciso saber gerir, desde o stock aos pedidos e encomendas, da forma mais correta, ágil e transparente. Mas a abertura de restaurante não passa apenas pelo plano de negócio bem estruturado. É fundamental apoiar-se nas ferramentas certas e estudar todas as variáveis para ter um negócio de sucesso.

 

O que ter em atenção na abertura de restaurante

 

Os negócios na área da restauração podem ser exigentes e é importante ter sempre em mente que não está apenas a abrir um negócio de alimentação, mas também de conforto e comodidade.

 

Não importa apenas o menu. É essencial pensar em variáveis como o preço, a localização, o espaço ou o atendimento. Por todos estes motivos, a abertura de é uma decisão exigente e com risco elevado.

 

Como abrir um restaurante


Se, há uns anos, uma das maiores preocupações de um empreendedor ao pensar na abertura de restaurante era a localização, com a chegada de novas tecnologias, surgiram também novas prioridades no mercado de food service. Agora, é preciso pensar na experiência dos clientes. Mas não só!

 

Neste guia, veja o que ter em consideração na abertura de restaurante:

 

O tipo de restaurante


Quer abrir um restaurante clássico, seguro e que assegura um público-alvo mais amplo? Um restaurante especializado que se destaca pela diferenciação? Ou um restaurante de comidas rápidas que facilita a rentabilização do espaço? Na hora da abertura de restaurante é essencial não divagar nas opções nas quais pretende centrar-se.

 

O tipo de serviço

 

Não se trata do tipo de comida (tradicional portuguesa, italiana ou asiática). Estamos a falar do serviço que pretende oferecer:

 

  • Buffet
  • Delivery
  • Take-away
  • À la carte
  • Degustação
  • Tapas
  • Ghost Kitchen

 

A localização do restaurante

 

Quer abrir um restaurante de rua ou dentro de um shopping? Numa grande cidade movimentada ou nos arredores? Há vantagens e desvantagens para qualquer das opções. A melhor forma de escolher a localização é considerar os seguintes pontos:

 

  1. A localização é a ideal para o meu público-alvo?
  2. É um local movimentado?
  3. O valor da renda é elevado?
  4. Qual é o tipo de restaurante?

Dependendo do tipo de restaurante que escolher, a localização pode variar. Se o objetivo é ter uma elevada procura, uma cidade é o ideal, mas se pretender aderir ao modelo Ghost Kitchen, pode considerar um local menos movimentado e cujo valor de arrendamento do espaço seja mais baixo.

 

Sabe o que são as Ghost Kitchen? Tal como o nome diz, são cozinhas fantasma. Ou seja, são espaços, normalmente alugados, onde sã confecionadas as refeições para take-away ou delivery. Estes restaurantes, não tendo espaço físico para servir refeições, são 100% digitais.

 

O plano de negócios e de marketing

 

É crucial ter um plano de negócios bem estruturado com foco na missão do projeto, público-alvo, concorrência, orçamento e plano de marketing – com o objetivo de conquista de clientes e promoção do restaurante.

 

As despesas

 

Despesas de Investimento


- Equipamento para a cozinha
- Decoração e equipamento do espaço
- Sistema de som e imagem
- Licenças
- Equipamento informático
- Software
- Obras de remodelação do espaço (caso necessário);
- Outros gastos não previstos.


Custos Fixos

 

- Seguros
- Salários dos funcionários
- Renda
- Consumíveis (água, luz, internet, telefone, gás, televisão)
- Limpeza
- Contabilidade
- Manutenção de equipamentos

 

A definição dos meios de pagamento

 

Os meios de pagamento a oferecer também fazem parte do planeamento na hora da abertura de restaurante. Além de investir no TPA, deve ter em consideração a necessidade de aceitar vários meios de pagamento: cartões de crédito ou débito, MBway, Paypal ou cartões de refeição. Além disso, permita divisões de conta e pagamentos em várias partes e aceite vários meios de pagamento na mesma conta.

 

O software de gestão e POS

 

Ter um software de gestão que vai ao encontro das necessidades do restaurante, permitindo, por exemplo, fazer a gestão de salas, mesas e pedidos, é fundamental para o sucesso de um negócio nesta área.

 

É o caso do Jasmin, um software ideal para os negócios da restauração. Com o Jasmin, garante uma gestão simplificada, desde a sala à cozinha e do take-away às entregas.

 

Software de faturação e POS desenhado para o seu restaurante ou café.

 

Controle todas as operações do seu negócio da restauração, desde a faturação ao inventário, num único local. Faça a gestão das salas, das mesas e dos pedidos com a máxima eficiência. Tire partido de um software de gestão cloud que oferece uma gestão integrada do seu negócio e de um POS que funciona online e offline.

 

Garanta uma abertura de restaurante ágil e simples com o Jasmin. Subscreva e comece já a ver a evolução do seu negócio!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos