Tecnologia

Advanced Analytics: o que é e como pode beneficiar a sua empresa

por Diogo Ferreira | 27 June, 2019

No mundo inteiro, são gerados diariamente mais de 2,5 quintilhões (2.500.000.000.000.000.000) de bytes, valor que só tem tendência a aumentar à medida que a tecnologia se torna cada vez mais uma parte integral das nossas vidas.

Este volume astronómico de dados, acumulado gradualmente ao longo do tempo, significa que há informação ilimitada para analisar na tomada de decisões, sendo esse o campo de Big Data Analytics. No entanto, para além da vertente de retirar conclusões com base nos dados históricos, este volume vasto de informação tem também uma outra aplicação: usar o poder da análise preditiva e a quantidade de informação, aliados a fórmulas e algoritmos estatísticos, para gerar nova informação, detetar padrões até aí desconhecidos, prever novas tendências e antecipar comportamentos futuros.

Esse novo campo da ciência da informação chama-se Advanced Analytics e tem o potencial de mudar completamente a forma como os negócios são geridos.


O que é Advanced Analytics?


Advanced Analytics é uma nova etapa para além de Business Intelligence que une análise preditiva, Big Data Analytics, Machine Learning, data mining e outras técnicas e ferramentas extremamente avançadas, no sentido de chegar a novas conclusões e informações até então desconhecidas.

Explicando de forma simples: imagine que tem uma grande base de dados, mas que está parada, ou que continua a acumular dados novos diariamente, mas que não está a aproveitar ou, quanto muito, analisa para perceber o seu passado. Todos esses dados têm também valor para, essencialmente, prever o futuro eficazmente, na medida em que são todo um percurso histórico que, através da Inteligência Artificial avançada, lhe permitem perceber o que virá a acontecer.

Não, não se trata de uma bola de cristal, mas o efeito é semelhante: através de uma quantidade suficiente de dados sobre a sua empresa, aliada ao Machine Learning e ao estudo aprofundado dos padrões dos seus dados pelo data mining, é realmente possível chegar a insights até então desconhecidos e perceber, com bastante exatidão, a direção para a qual a sua empresa está a caminhar – e, desta forma, reajustar o rumo do seu negócio conforme o que considera melhor.


Como Advanced Analytics pode beneficiar a sua empresa


Como já referido, Advanced Analytics permite identificar novas informações até então desconhecidas, pelo que lhe permite tomar decisões mais informadas para benefício da sua empresa. Para além disso, em termos competitivos, Advanced Analytics é uma vantagem por lhe fornecer mais dados aos quais os seus concorrentes não conseguirão facilmente ter acesso.

Em termos operacionais, a implementação e o uso de Advanced Analytics assegura que consegue ter previsões realistas de custos e receitas, ajudando a reconhecer oportunidades de melhoria de eficiência nos processos, reduzir custos desnecessários e, por fim, maximizar a rentabilidade da sua empresa.

Advanced Analytics possibilita, também, identificar futuras mudanças de comportamento dos seus clientes, concedendo-lhe um alerta antecipado sobre as tendências futuras do mercado para que se possa prevenir ou até aproveitar essas mudanças para reposicionar os seus produtos ou serviços em conformidade.


Como o Jasmin usa o poder de Advanced Analytics para benefício da sua empresa


Se Advanced Analytics lhe parece um projeto excessivamente ambicioso que está para além dos meios da sua PME, as boas notícias são que já existe uma opção no mercado que traz todas as suas vantagens e mais à sua organização.

Trata-se do Jasmin Software, um software de gestão na cloud que utiliza a Inteligência Artificial e o Machine Learning para lhe conceder todas as informações cruciais para perceber o estado da sua empresa, incluindo as análises preditivas que lhe permitem saber para onde caminha o seu negócio e, assim, tomar as decisões certas para que siga o melhor rumo possível.

O Jasmin interpreta os principais dados da sua empresa e apresenta-os como Insights para Gestores, focados tanto no desempenho atual de áreas como Clientes, Inventário, Rentabilidade, Tesouraria e Objetivos, como também nas previsões da evolução dos resultados com base no seu histórico passado.

As vantagens do Jasmin não se ficam por aí. Entre as várias outras funcionalidades do Jasmin estão também a gestão de compras e encomendas a fornecedores, faturação simples, rápida e intuitiva, integração com mais de 1.000 aplicações e muito mais, tudo disponível a partir de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo graças à cloud.

Tal como anteriormente referido, o Jasmin Software é grátis*. Adira já e terá o poder de Advanced Analytics ao seu dispor!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos