Negócios

5 dicas para ter sucesso na expansão internacional do seu negócio

por Sofia Ribeiro | 25 December, 2019

Quer internacionalizar o seu negócio, mas não sabe por onde começar? A expansão internacional de uma empresa é um processo gradual e crescente.

 

Sabemos que tornar a sua empresa global pode parecer uma meta difícil de alcançar. No entanto, com tantas empresas a atravessar fronteiras e a entrar em novos mercados, a expansão internacional tornou-se fundamental para garantir a sobrevivência e o crescimento do seu negócio.

 

Para o ajudar a começar este processo e a desenvolver a sua estratégia de internacionalização, preparamos algumas dicas:

 

Conheça o seu mercado-alvo

 

Uma das etapas mais críticas neste processo é conhecer bem o mercado no qual a sua empresa está a tentar entrar.

 

Cada país tem os seus próprios traços culturais. A análise destas características será muito útil para uma expansão internacional bem-sucedida e para que possa ajustar o seu produto às especificidades do país.

 

  • Estude os requisitos legais e prepare-se atempadamente para as dificuldades que vai encontrar. Cumprir com estes requisitos é imperativo e muitas vezes complicado, dada a burocracia associada. Pondere recorrer a especialistas na matéria.
  • Tenha em atenção os fusos horários e os feriados e garanta uma equipa de atendimento que fale e entenda o idioma principal.
  • Desenvolva, também, uma estratégia de marketing internacional, adaptando os preços, a comunicação e a forma de distribuição.
  • Aposte nas parcerias locais. Se encontrar distribuidores locais, terá aliados e uma vantagem competitiva, o que lhe abrirá portas a mais oportunidades de crescimento.

 

Comece por visitar a região e conhecer as pessoas envolvidas. Comunique e considere sempre as suas opiniões.

 

Estude a concorrência

 

Além de conhecer bem o mercado e identificar as oportunidades existentes, também é necessário analisar as ameaças ao processo de expansão.

 

Com base nessa análise, tome as medidas necessárias para preparar a sua oferta, para que seja diferenciadora e conquiste o consumidor final.


Quando estudar as empresas concorrentes, considere estas perguntas:

 

  • Existe alguma necessidade neste mercado que não está a ser atendida e a qual nós podemos atender?

  • Qual é a nossa vantagem competitiva sobre as outras empresas do mesmo setor?

  • Existem serviços fornecidos pelas empresas concorrentes e que nós não fornecemos? Esses serviços são mesmo necessários e também podemos passar a fornecê-los?

 

Foque-se num nicho de mercado 

 

Com certeza já ouviu dizer que “se tentar agradar a todos, acaba por não agradar a ninguém”. Acredite que, além de ser válido na sua vida pessoal, este ditado também se aplica ao mundo dos negócios.

 

Encontrar um nicho significa restringir o seu foco. Desta forma, será muito mais fácil aperfeiçoar o seu negócio, tornar-se especialista num determinado produto ou serviço e dominar o mercado.

 

Contudo, muitos empresários ainda não sabem que a melhor receita para internacionalizar o seu negócio é focar-se no mercado mais adequado e recetivo ao seu produto. Cometem o erro de tentar fazer tudo e competir com todos, sem perceber que, desta forma, terão poucas hipóteses de se destacar e atrair clientes.



Os clientes de hoje têm desejos e necessidades muito específicas. Se o seu grupo-alvo for relativamente pequeno, terá a oportunidade de conhecer bem os seus clientes e ouvir as suas necessidades. Desta forma, será mais fácil melhorar a sua oferta e atender a essas necessidades.

 

É por isso que encontrar um segmento de mercado é tão importante para ter sucesso na expansão internacional.


Aposte na diferenciação e especialização em nichos e verá que isso vai aumentar a velocidade do processo de expansão internacional da sua empresa!

 

Prepare o seu produto para a expansão internacional

 

Quando decide internacionalizar o seu produto, a emoção inicial pode facilmente ofuscar a quantidade de esforço que é necessária. Mas, se deseja conquistar um novo mercado, adaptar o seu produto é absolutamente necessário.

 

Comece por refletir sobre o nome do seu produto. 

 

É preciso escolher um nome forte, que soe bem no idioma local, e que seja fácil de memorizar.

 

Lembre-se também que, caso os seus futuros clientes falem uma língua diferente, será necessário oferecer suporte a vários idiomas e localizações. Deve ainda traduzir os websites e materiais de marketing.

 

E quando se trata de traduzir os conteúdos, é crucial selecionar o tradutor certo - idealmente, alguém que fale a língua nativamente e com experiência em traduções.

 

Além disso, adote os meios de pagamento mais comuns em cada país.

 

Este é um ponto crucial, porque, dependendo do país, os clientes podem utilizar moedas locais e métodos de pagamento diferentes.

 

Por fim, teste muito bem o seu produto!

 

A primeira impressão é a mais importante. É sempre melhor adiar uma data de lançamento e causar uma boa primeira impressão, do que lançar uma versão com erros e falhas.



Além de testar as traduções, devem ser verificados todos os ecrãs do seu produto, bem como todos os links e botões. Os testes de localização devem, ainda, garantir que outros fatores como formatos de data, caracteres ou moedas foram adaptados corretamente.

 

A expansão internacional da sua marca pode ser o passo que faltava para garantir a rentabilidade do seu negócio em Portugal e no mundo. 

 

Jasmin: o software de gestão ideal para a expansão internacional do seu negócio

 

O sucesso do seu negócio apenas é alcançado com recurso a boas soluções de gestão. Tanto em mercados internos ou externos, o Jasmin garante uma gestão integrada do seu negócio. 

 

A tecnologia desempenha um papel fundamental no apoio à gestão das empresas. Com o software certo, a partilha de informação é instantânea, melhorando a rentabilidade do seu negócio. 

 

Por ser um software 100% cloud, o Jasmin permite que aceda aos dados a toda a hora e em qualquer lugar. Numa só ferramenta tem acesso a toda a informação sem qualquer esforço. Além disso, esta solução permite faturar em várias moedas. 

 

Jasmin é um software de gestão cloud que disponibiliza uma grande variedade de funcionalidades integradas para dar suporte a todos os processos empresariais.

 

Experimente o Jasmin Express e comece a gerir o seu negócio de forma gratuita. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos