Negócios

Dicas de planeamento e produtividade para gestores de obra

por Mariana Gomes | 16 September, 2020

Num mercado cada vez mais dinâmico, os níveis de produtividade de uma empresa são o fator mais crítico no campo da competitividade. E não existe ninguém melhor do que os gestores de obra para compreender os pontos fortes e fracos da situação no terreno que, muitas vezes, não representa o que se esperava no papel.

 

Num setor como a construção civil, a gestão de projetos representa uma tarefa complexa e envolve atividades e técnicas que necessitam de constante atualização. e é neste sentido que os gestores de obra são a figura central em todo o processo - desde o planeamento à execução - com a missão de garantir que cada uma das etapas da obra seja cumprida conforme o planeado.

 

Para tal, é fundamental garantir o alinhamento e eficiência dos processos. Neste artigo, exploramos algumas estratégias para melhorar o planeamento e aumentar a produtividade dos gestores de obra.

 

Qual é o papel dos gestores de obra?

 

Por se tratar de uma posição estratégica, os gestores de obra carregam consigo inúmeras responsabilidades e a necessidade de delinear prioridades. Coordenar, controlar e garantir que as metas sejam atingidas é o principal objetivo destes profissionais.

 

Desde o planeamento à execução e conclusão do projeto, o gestor de obras estabelece prazos para o cumprimento de todas as etapas e define o orçamento necessário para o desenvolvimento da obra. Por essa razão, deve possuir um conjunto de habilidades para desempenhar um bom papel:

 

Sentido de liderança

 

Ter autoridade e saber coordenar da forma correta, não só os recursos materiais, mas os recursos humanos, é especialmente importante quando se trata de uma obra na qual é necessário que todos os profissionais de diferentes especialidades estejam alinhados no mesmo plano de ação.

 

Poder de negociação

 

A negociação faz parte da rotina de qualquer gestor de projetos. Na maioria das vezes, envolve custos e despesas elevados. Como tal, o poder de negociação representa um diferencial importante para a diminuição de custos de execução.

 

Capacidade de planeamento

 

É nessa etapa do projeto que os gestores de obra avaliam quais os caminhos que o projeto deve seguir, a sua viabilidade financeira, os possíveis riscos e identificam também todos os processos necessários para a etapa de execução.

 

Gestores de obra: melhorar o planeamento e aumentar a produtividade

 

O primeiro passo para aumentar a produtividade é organizar e implementar um planeamento eficiente de todas as etapas da obra.

 

5 dicas de planeamento

 

  1. Organize as informações
  2. Registe o feedback
  3. Mantenha-se atualizado nas tendências
  4. Otimize a comunicação
  5. Tenha uma visão analítica

Do planeamento à execução: como aumentar a produtividade?

 

Aposta na tecnologia

 

Como vimos, o planeamento é o alicerce à melhoria da produtividade. Mas num setor como a construção civil, existem vários processos que podem ser otimizados com a aposta nas estratégias certas.

 

Um dos melhores caminhos para mudar o panorama deste mercado é a aposta na tecnologia. Apesar do setor mostrar certa resistência à inovação e à mudança de métodos, existem algumas formas de como a tecnologia trasnforma a produtividade dos projetos e otimiza a execução de inúmeras etapas da obra.

 

Como a tecnologia transforma a produtividade?

 

A capacidade de resposta e de inovação no setor da construção tem de acompanhar, inevitavelmente, o crescimento acentuado que o setor está a ultrapassar. Num mercado dinâmico, a transformação digital chegou para mudar o paradigma da construção e aumentar os níveis de competitividade no mercado. Existem inúmeras tecnologias e respetivas aplicações no setor da construção, desde a cloud a ferramentas como a impressão 3D. Ora vejamos:

 

  1. Cloud

Aceder a toda a informação necessária através de uma simples ligação à internet é a principal vantagem da cloud. Desde qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, é possível controlar stocks de materiais ou consultar projetos.

 

  1. Modelagem 3D ou BIM - Building Information Modeling

A modelagem 3D utiliza soluções de software para criar uma representação matemática de uma forma tridimensional. Alguns dos sistemas de modelagem permitem que os modelos 3D sejam partilhados e visualizados em qualquer lugar, especialmente no local da obra. Assim, o projeto pode ser alterado ou atualizado em tempo real e os erros podem ser rapidamente corrigidos, evitando a carga de trabalho desnecessário em várias etapas, atrasos ou custos extra.  

 

  1. Drones

Os drones, quando utilizados da forma correta, são uma ferramenta de inspeção eficiente e ágil no local de obras. Ao oferecer uma visão completa da situação e das várias etapas, os erros podem ser rapidamente corrigidos e, consequentemente, a produtividade aumenta.

 

  1. Impressão 3D

Através da impressão 3D é possível, entre outras coisas, construir componentes essenciais para o projeto de obras, o que permite que peças personalizadas e em formas complexas sejam produzidas de maneira económica e rápida. A impressão 3D representa ainda uma forma flexível e automatizada de construir alguns elementos estruturais de forma precisa, reduzindo os índices de erro humano.

 

  1. Software de gestão

A gestão administrativa é um dos mais importantes aspetos da gestão de obra. Aliado à utilização de dispositivos móveis está a aposta em tecnologia de gestão que assegura um maior nível de organização e controlo sobre todos os processos.

 

Neste sentido, um software de gestão é essencial na análise de todos os dados em tempo real e de forma clara. Com uma visão clara do negócio é mais simples tomar decisões.

 

O Jasmin é um software de gestão cloud ideal para o setor da construção que, por ser 100% cloud, permite gerir e controlar todos os aspetos financeiros em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, esta solução permite controlar os níveis de stock em tempo real e automatizar todos os processos administrativos.

 

Experimente grátis durante os primeiros seis meses ou até atingir os 30 mil euros de faturação!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos