Tecnologia

5G: está preparado para a era da conectividade digital?

por Mariana Pimentel Gomes | 16 June, 2021

A rede 5G está cada vez mais próxima de ser uma realidade. Além de ser um dos assuntos que mais tem gerado discussão nos últimos tempos – e com a jornada de lançamento do 5G um pouco por todo o mundo já ter começado – esta tecnologia disruptiva promete impulsionar vários avanços tecnológicos.

 

A era da disrupção digital com o 5G

 

A quinta geração da comunicação móvel começou a chegar ao mercado no final de 2018, com a garantia de continuar a expandir-se no futuro, mas em 2021 ainda não é uma realidade e todos os países. Contudo, espera-se que esta tecnologia disruptiva substitua a quarta geração de rede móvel num futuro próximo.

 

Este projeto que substitui uma arquitetura sem fio (4G) por outra mais evoluída, promete acelerar as ligações à internet, conectar todos os aparelhos em casa ou mesmo possibilitar cirurgias médicas à distância ou o controlo remoto de máquinas industriais. As possibilidades são infinitas.

 

Tudo isto resulta num mundo totalmente conectado e omnipresente. A 5.ª geração de redes sem fio foi projetada para atingir o nível de desempenho que a IoT – Internet of Things – realmente precisa.  

 

4G vs 5G

 

Para os utilizadores comuns, o 5G é muito mais complexo e difícil de entender do que o 4G.

 

Ora vejamos um exemplo: atualmente, os nossos telemóveis ligam-se sozinhos e sem esforço à rede da operadora contratada, variando automaticamente entre o 4G, o 3G ou mesmo o 2G, conforme a cobertura que exista no local. Com o 5G, o cenário mudará. O objetivo é que as operadoras portuguesas possam partilhar infraestruturas. Ou seja, os nossos telemóveis vão poder conectar-se à melhor rede disponível em cada zona, independentemente da operadora.

 

Num cenário mais técnico, são muitas as diferenças entre estas duas tecnologias. O 5G é caracterizado por várias especificações:

 

  • Uma taxa de dados de até 10 Gbps: 10 a 100 vezes melhor que a rede 4G;
  • Latência de 1 milissegundo;
  • Banda larga mais rápida por unidade de área;
  • Mais de 100 dispositivos conectados por unidade de área: comparativamente com as redes 4G LTE;
  • 100% de ​cobertura;
  • Duração da bateria de até 10 anos nos dispositivos IoT (Internet das Coisas) de baixa potência.

Mas serão apenas estes os benefícios da rede 5G no mundo?

 

Quais os principais benefícios da tecnologia 5G?

 

A tecnologia 5G não vai permitir apenas conectar pessoas: será possível conectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. E as vantagens são infinitas.

 

Realidade Aumentada e Realidade Virtual, casas inteligentes e carros autónomos são exemplos de setores nos quais o 5G será aplicável. Vai passar a ser possível fazer o download de um filme da Netflix em poucos segundos e há também uma infinidade de oportunidades de negócios a serem exploradas em escritórios, fábricas, cidades e mesmo na saúde. Mas existem outras aplicações importantes desta tecnologia. E entre as diversas vantagens da nova rede móvel, destacam-se algumas importantes:

 

Internet móvel mais rápida e latência mais baixa

 

A cada nova geração de rede móvel, quando passámos do 2G para o 3G, e do 3G para o 4G, assistimos apenas a um aumento de velocidade nos dados móveis. Com o 5G, além de permitir aumentar a velocidade da internet móvel, a evolução vai ser complementada com um conjunto acrescido de características que tornarão o 5G a rede mais completa até à data.

 

Baixa latência

 

Características estas que se diferenciam, em primeiro lugar, pela baixa latência. A latência é o tempo de resposta da rede: o que nos permitirá interagir com um serviço em tempo real.

 

Massive IoT

 

A rede 5G terá ainda a capacidade de suportar muitos mais dispositivos ligados entre si na rede, aquilo que conhecemos como Massive IoT.

 

Vai impulsionar tecnologias imersivas

 

Realidade Virtual e a Realidade Aumentada já são áreas conhecidas e bastante badaladas na era digital. Mas são também estas duas das tecnologias que mais vão crescer com a chegada do 5G. Isto vai permitir que, no futuro, os utilizadores possam usufruir de experiências virtuais e aumentadas muito mais imersivas do que o possível até agora.

 

Desmaterialização do conceito de smartphone

 

O 4G introduziu smartphones mais rápidos, vídeos com melhor qualidade e apps mais interativas. Mas o 5G promete continuar a apostar nesta evolução e, até, desmaterializar o conceito de smartphone. Como?  Com esta evolução tecnológica e digital disruptiva, objetos comuns, como um carro, um robô um frigorífico ou um bisturi, poderão ser equipamentos 5G – e não são um smartphone. No fundo, o 5G é um conjunto de ferramentas ao dispor do utilizador e o seu sucesso está na forma como é utilizada.

 

Impacto no período pós-COVID

 

Num cenário pandémico como o atual, é impossível não imaginar como será a realidade daqui para a frente, num futuro pós-COVID. Não só a nível pessoal e profissional, com a grande mudança nos hábitos de consumo, mas a nível de transformação digital.

 

A tecnologia 5G é percecionada, globalmente, como uma das principais alavancas de recuperação económica no período pós-pandémico. Esta crença está assente na aceleração de processos de transformação digital nos vários setores, resultando em benefícios significativos para as empresas, para os profissionais e para os consumidores.

 

A saúde e a educação

 

Ficou provado que é, efetivamente, em contextos de crise que se dão os maiores saltos rumo à inovação. E, na saúde, a tecnologia 5G pode permitir que um paciente seja monitorizado à distância, em tempo real e com os mesmos cuidados, com a vantagem de estar em casa e não no hospital.

 

Também na educação podem existir evoluções significativas. A COVID-19 já instaurou o ensino à distância, mas com algumas limitações. Imagine se, no futuro, fosse possível um aluno aceder a um conteúdo na forma de realidade virtual ou aumentada? A perceção sobre o mesmo seria quase como se estivesse fisicamente perante ele. E isto mudaria, sem dúvida, o paradigma do ensino à distância.

 

Posicione-se na vanguarda da tecnologia

 

Não só nos smartphones ou outros objetos comuns é possível observar o impacto da transformação digital. Na gestão do seu negócio, a tecnologia também assume um papel fundamental. O Jasmin é um software de gestão que se destaca pela automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.

 

Já imaginou se pudesse prever o futuro do seu negócio? Com o Jasmin pode! Este software cloud inteligente recorre a um conjunto de mecanismos de Big Data e Machine Learning que prevêm resultados, antecipam falhas e ajudam a tomar as melhores decisões, que contribuem para uma maior rentabilidade do seu negócio.

 

Esta solução de gestão ajuda a enfrentar os desafios digitais atuais, com um conjunto de indicadores de desempenho, funções de demonstração de resultados, inteligência e poder preditivo, que o tornam um aliado à tomada de decisão. 

 

O Jasmin Software é 100% cloud e certificado pela Autoridade Tributária. Experimente o Jasmin Express e comece a gestão do seu negócio de forma gratuita. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos