Gestão Pessoal

A importância de atividades de Team Building para aumentar a produtividade

por Mariana Gomes | 4 Março, 2020

Manter equipas de trabalho motivadas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. E é a natureza do conceito de Team Building – que tem como base o fomento do espírito de equipa através da realização de várias atividades –, que é capaz de reforçar e desenvolver a relação entre os membros de uma empresa.

 

No fundo, e apesar do trabalho que existe para ser realizado, o objetivo é proporcionar experiências fora da rotina do trabalho, que resultem numa fonte de criatividade para a equipa.

 

Existem várias atividades, cujo objetivo é impulsionar a coesão da equipa. São, geralmente, momentos informais, que desviam a atenção da rotina de trabalho e reforçam a importância do trabalho em grupo. Descubra, neste artigo, a importância de motivar equipas e algumas formas para o fazer, através de atividades de Team Building.

 

Porquê apostar em atividades de Team Building?

 

Além de ajudarem a melhorar a produtividade e motivação dos colaboradores, estas atividades centram-se em libertá-los do “stress” diário, através de experiências e dinâmicas diferentes, nas quais são postas à prova as capacidades físicas e intelectuais de cada um.

 

O aprofundamento dos elos sociais dá origem à construção de um processo de trabalho articulado entre os colaboradores. O Team Building é uma estratégia muito utilizada pelas empresas para melhorar a dinâmica e aumentar a produtividade das equipas. Este processo é feito através do estímulo das competências necessárias ao sucesso das equipas. Ao mesmo tempo, estas atividades contribuem para entusiasmar e proporcionar uma nova energia aos colaboradores que, mais tarde, vai refletir na rentabilidade da empresa.

 

Segundo Kris Maher, existem 3 condições fundamentais para o sucesso das atividades de Team Building:

  1. Devem proporcionar mais do que diversão;
  2. Devem ser orientadas por especialistas;
  3. Devem ser seguidos de reforços.

O conteúdo das atividades de Team Building deve proporcionar experiências que ajudem a motivar os participantes, aumentando a compreensão dos processos e resultados.

 

6 motivos para realizar atividades de Team Building:

 

  • Alcançar objetivos comuns: estas atividades fortalecem o trabalho coletivo e facilitam o alcance dos objetivos individuais e comuns.
  • Aumentar a confiança: por possibilitarem a criação de laços entre os colaboradores, as ações de Team Building desfazem barreiras de comunicação, incentivando um clima de bem-estar na empresa.
  • Melhorar o desempenho: ao permitir uma distância da rotina, o desempenho individual aumenta, fruto do aumento da produtividade, criando resiliência necessária para superar desafios.
  • Promove o envolvimento, o entusiasmo e a motivação nos colaboradores para que alcancem os objetivos.

 

5 ideias de Team Building para os negócios

 

As atividades de Team Building podem ser simples exercícios ou simulações mais complexas. Muitas vezes, podem ser realizados retiros de vários dias, que incluem jogos em grupo.

 

Para que estas atividades tenham um impacto positivo nas equipas de trabalho, é importante ter em conta o setor de atividade e o orçamento disponível. De seguida, apresentamos alguns exemplos de atividades que ajudam a incentivar a dinâmica em equipa:

 

1.Paintball

Este é um desporto de equipas, normalmente jogado no exterior, cujo objetivo é atingir os adversários com bolas de tinta. O Paintball é uma simulação de combate que estimula o espírito de equipa.

 

2. Escape Room

A popularidade dos Escape Rooms tem aumentado de ano para ano. Além de ser uma atividade divertida, é crucial o trabalho em equipa para resolver os mistérios do jogo.

 

3. Arvorismo, Slide, Rapel, Escalada

Estas atividades externas proporcionam momentos diferentes e informais entre a equipa, apostando no espírito aventureiro de cada um. Apesar de não ser fundamental o trabalho coletivo, o objetivo é, além de ultrapassar obstáculos, promover o convívio.

 

4. Workshops de Cozinha

Estas atividades testam as capacidades culinárias dos colaboradores e podem ser realizadas em equipa. Não só fomenta a competitividade, como proporciona momentos mais descontraídos.

 

5. Recolha de lixo em praias

Atividades de responsabilidade social são cada vez mais populares. As ações de Team Building também podem ser focadas em criar um impacto positivo na sociedade. Existem muitas opções, além da recolha de lixo em praias, como a plantação de árvores, voluntariado ou plogging – combinação de corrida com recolha de lixo.

 

São estas ações que vão melhorar o espírito de equipa dentro das empresas. Assim, o crescimento, tanto pessoal, como profissional, garante uma mais-valia à empresa com o aumento da produtividade coletiva.

 

Jasmin: aumentar a produtividade e gerir o negócio de forma mais simples

 

Além das atividades de Team Building, que são uma estratégia eficaz para o sucesso das empresas, é também fundamental adotar novos métodos e técnicas de trabalho que permitam otimizar os processos administrativos. Apostar num software de gestão é uma boa solução.

 

O Jasmin Software permite simplificar a gestão das atividades empresariais, através de processos automatizados. E, para quem está a começar, a gestão do negócio é gratuita.

 

Trata-se de um software de gestão inteligente, 100% cloud, que lhe permite gerir o negócio em qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, poupa tempo para pensar no que realmente importa: motivar a sua equipa e aumentar a rentabilidade do seu negócio.

 

Experimente o Jasmin Express: gratuito para queme stá a começar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos