Negócios

Tendências para 2021: moldar, reinventar e inovar negócios

por Mariana Pimentel Gomes | 13 January, 2021

Se por um lado a vontade de dizer adeus e esquecer o ano desafiante que 2020 nos entregou é enorme, por outro, muitas foram as oportunidades e tendências que surgiram.

 

Os negócios reajustaram-se. Reinventaram-se modelos e planos estratégicos. Surgiu uma nova forma de pensar toda a atividade empresarial e a sua trajetória. 2021 chegou com novas tendências e oportunidades que, quando trabalhadas de forma correta, podem elevar o negócio a um novo patamar.

 

Que tendências para 2021 estão a emergir?

 

Remote Work

 

Quando os profissionais se viram obrigados a trabalhar a partir de casa, à distância e confinados, numa nova realidade com regras inimagináveis, as organizações tiveram de readaptar, rapidamente, processos e modelos operacionais. O trabalho remoto, que já não era uma novidade, tornou-se imperativo. Esta digitalização de modelos de negócio transformou-se em aumentos de produtividade para algumas empresas e promete ser uma das maiores tendências para o futuro.

 

De global a local

 

2020 apresentou um conjunto alargado de razões pelas quais é fundamental começar a pensar numa lógica local e não global. A pandemia provocada pela COVID-19 interrompeu cadeias de abastecimento internacionais e as empresas começaram a repensar os seus fornecedores. O comércio local começou a ganhar força, é cada vez mais atraente e está a crescer a cada dia – seja pela personalização, pela proximidade ou p segurança que proporciona.

 

Low Touch Economy

 

2020 foi marcado pelo primeiro confinamento social que desencadeou uma mudança drástica nos hábitos e rotinas que, até então, estavam enraizadas e mecanizadas e desapareceram por completo. Hoje, assistimos a um paradigma de vivências baseadas no conceito de Low Touch Economy. Este termo refere-se à forma como as empresas em todo o mundo se viram forçadas a moldar a forma de operar para combater a pandemia: adotando uma politica de pouca interação. Quem é que, depois de estar habituado a comprar online comodamente e a qualquer hora, vai querer voltar a fazer tudo como antes da pandemia? A nossa economia transformou-se em Low Touch Economy e este será o novo e contínuo normal: adaptação a novos hábitos com base em interações físicas reduzidas.

 

Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

 

Já não eram novidade, mas a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual cresceram significativamente em 2020 e representam uma das maiores tendências para 2021. Essas tecnologias imersivas já fazem parte da vida quotidiana, desde o entretenimento aos negócios. A chegada da COVID-19 levou a um aumento da adoção desta tecnologia associada ao modelo de trabalho remoto. Avatares, assistência remota, eventos virtuais ou reconhecimento de expressão facial são algumas das aplicabilidades desta tecnologia imersiva que está a impulsionar uma incrível transformação em todos os setores.

 

Automatização

 

Outra das grandes tendências para 2021 nos negócios será a automatização. As empresas já estão a analisar os seus processos de negócios para identificar tarefas onde os rercursos humanos não agregam valor. E já se verificaram algumas mudanças nessa direção em operações de  armazém, cadeias de abastecimento, carros autónomos ou até chatbots que assumem automaticamente o atendimento ao cliente.

 

e-Commerce

 

Hoje, com o consumo apenas à distância de um único clique, as compras online respondem à exigência da nova era de consumidores. As compras online já são uma tendência e os estudos apontam para um crescimento recorde nos próximos tempos. E para garantir uma gestão eficiente do negócio online, é fundamental que as empresas entendam e respondam às exigências dos consumidores da era digital.

 

Inovação ou readaptação dos negócios?

 

A grande questão que, muitas vezes, se coloca é se realmente estamos a viver perante um cenário de grandes inovações tecnológicas ou a uma adaptação a novos hábitos. A verdade é que a pandemia trouxe mudanças drásticas, não só aos hábitos de consumo, mas à forma de viver, conviver e trabalhar. No fundo, estas tendências para 2021 não são novidade: o trabalho remoto já existia; o comércio local ganhou nova dimensão, tal como as tecnologias imersivas ganharam nova vida; a sustentabilidade representa, agora, um papel cada vez mais relevante e o e-commerce – que já existia –, é o novo paradigma dos negócios.

 

Neste cenário estruturalmente diferente, as empresas e os gestores têm de se readaptar para tirar o máximo proveito das oportunidades e tendências para 2021. E não é segredo que a tecnologia assume o papel principal. Desde o e-commerce ao trabalho remoto, é essencial encontrar a melhor solução para cada negócio.

 

Trabalhar à distância é mais simples com o parceiro ideal de negócio. O Jasmin é um software de gestão cloud que automatiza processos e controla todos os aspetos do negócio num único backoffice.

 

E nesta fase mais complicada para os negócios, comece a gestão de forma gratuita. Conheça o Jasmin, o parceiro ideal para o seu negócio.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais artigos