Sim. Para criar espaços fiscais, siga os seguintes passos:
- Aceda a Impostos | Config. de Impostos | Espaços Fiscais;
- Clique em Criar;
- Indique um nome identificativo do novo espaço fiscal e a respetiva Descrição;
- Selecione o País e a Região;
- Clique em Guardar.
Após estes passos, pode então associar o espaço fiscal ao código de imposto pretendido em Impostos | Config. de Impostos | Taxas.
Não. Apenas deve criar o LED quando cria uma série no Jasmin. Enquanto utiliza uma série com um LED já associado, não é necessário criar novos LEDs e, mesmo que os crie, a aplicação não permite alterar um LED de uma série com documentos já comunicados.
Deve garantir que o LED está corretamente configurado na série e que está devidamente criado no portal de faturação eletrónica.
Caso ainda não existam documentos emitidos nessa série, poderá mudar de LED para outro existente, se for necessário.
Ao comunicar documentos, existem diversas situações que podem gerar erro. No entanto, as mais comuns prendem-se com a informação associada às fichas do cliente uma vez que, caso não tenham a informação preenchida de acordo com os padrões exigidos pela DRNE, os documentos não serão comunicados.
Por exemplo, o número de telefone do cliente indicado no documento tem um número de telefone diferente do padrão esperado. Neste sentido, recomendamos que verifique todos os dados do documento antes de o emitir para não existir falhas na comunicação com a DNRE.
O Código LED (Lógica de Emissão do Documento) é utilizado para controlar a sequencialidade da numeração dos documentos. Ou seja, este código irá identificar a série dos tipos de documentos da aplicação para garantir a correta comunicação dos documentos. Deve criar obrigatoriamente este código no portal eFatura antes de efetuar qualquer associação.
De salientar que a correspondência do código LED com a série é unívoca, ou seja, apenas pode existir um único LED para uma série. Além disso, no início do ano será necessário criar LED’s para associar às novas séries.